Blog

'Sob Pressão': nova série médica da Globo

'Sob Pressão': nova série médica da Globo


A partir da próxima terça-feira, dia 25, a Rede Globo apresentará a série “Sob Pressão”, realizada a partir do filme que Andrucha Waddington dirigiu no ano passado abordando as agruras diárias da emergência de um hospital público. O livro “Sob Pressão – A rotina de guerra de um médico brasileiro”, escrito pelo cirurgião torácico Márcio Maranhão, serviu de inspiração para a obra.


Com sua experiência de 15 anos de trabalho em hospitais municipais e estaduais do Rio de Janeiro, ele agora presta consultoria médica para a série, que irá ao ar todas as terças, após a novela “A Força do Querer”. Na última segunda-feira (10), estrategicamente, a Globo exibiu o filme “Sob Pressão”.


Saiba mais sobre o livro 'Sob Pressão' e veja outros livros que todo médico deve ler.



Sobre a série


Andrucha Waddington é o diretor geral da obra, que será dirigida por Mini Kerti, autor da ideia original e que se baseou livremente no livro. A coprodução da Globo com a Conspiração, criada por Luiz Noronha, Claudio Torres e Renato Fagundes, terá episódios escritos por Jorge Furtado (roteirista da série), Lucas Paraizo, Antonio Prata e Márcio Alemão.


Após cada episódio, o telespectador verá cartelas informativas sobre os temas abordados, como  a importância da doação de sangue, assunto do primeiro capítulo. Ao longo da série serão sete cartelas distintas, disponibilizando informações e dados sobre os órgãos que atuam nas áreas em questão.


Série 'Sob Pressão': Trama


“Sob Pressão” retrata os dramas e os dilemas da equipe de emergência de um hospital público do subúrbio do Rio de Janeiro e coloca em cena uma improvável relação entre dois médicos, cujas vidas são atormentadas pelos fantasmas do passado, mas que encontram, uma na outra, a cura para suas almas doentes.


Diante de todos os problemas e carências de infraestrutura, a equipe procura sempre se superar para manter os pacientes vivos, muitas vezes se valendo da improvisação, revelando assim todo seu amor pela Medicina. Suas ações retratam o heroísmo daqueles que vêm no ofício o sacerdócio com que encaram a profissão.


Série 'Sob Pressão': Personagens


- Dr. Evandro


O ator Julio Andrade encarna o Dr. Evandro, um cirurgião cético e frio que chefia a equipe. Com seu distanciamento calculado, ele procura espantar o trauma da perda da esposa mergulhando de forma obsessiva no trabalho, além de se entregar aos estimulantes tarja preta. Ele busca na luta pela saúde e salvação dos pacientes o antídoto para sua depressão.


- Dra. Carolina


A atriz Marjorie Estiano dá vida à Dra. Carolina, cirurgiã vascular que procura aliar seu conhecimento e sua eficiência à fé, buscando na religiosidade o suporte para as mazelas do cotidiano hospitalar. É o contraponto perfeito para a frieza do Dr. Evandro, pois permite que os pacientes tenham abertura para falar sobre suas angústias. Com suas palavras, gestos e carinho, protege e consola, anima e restabelece forças para que a própria pessoa ajude no processo de melhora e cura.


- Relacionamento


A crença da Dra. Carolina em Deus proporcionará à série colocar em pauta questões éticas internas ao se relacionar com seus encarregados. A médica carrega um drama interior, resguardando seu vício pela autoflagelação, compartilha apenas com o cirurgião, com quem acaba se envolvendo ao longo da luta comum para salvar vidas.


Parceiros de trabalho, os dois têm em comum o desejo de salvar vidas. E precisam encontrar o equilíbrio entre as dificuldades do ofício e os conflitos íntimos para enfrentar a rotina no ambiente sob pressão e extremamente caótico de uma emergência no subúrbio do Rio de Janeiro. Em meio a casos complexos, desafios pesados e dilemas éticos, Evandro e Carolina aproximam-se.


Além desses personagens, os telespectadores conhecerão o neurocirurgião Rafael (Tatsu Carvalho), o anestesista Amir (Orã Figueiredo), o clínico geral Décio (Bruno Garcia), o residente Charles (Pablo Sanábio), a técnica de enfermagem Kelly (Talita Castro) e a enfermeira “linha dura” Jaqueline (Heloísa Jorge).


Série 'Sob Pressão': O Hospital


O hospital é dirigido por Samuel (Stepan Necerssian), médico mais antigo no corpo clínico e administrativo da instituição, que foi mentor profissional do Dr. Evandro. Ele continua sendo seu conselheiro e passa boa parte do tempo mediando os conflitos morais, éticos e profissionais do seu protegido.


Outras séries médicas


Veja outras séries sobre o dia a dia de médicos e os dilemas da Medicina.




Compartilhe