Black friday: 12 dicas para aproveitar melhor as promoções - ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Black Friday: 12 dicas para aproveitar os descontos e evitar a dor de cabeça

black friday 2021

A Black Friday começou como uma tradição tipicamente estadunidense, mas hoje já conquistou diversos adeptos no Brasil. Basta chegar novembro (ou até mesmo antes), as lojas ou prestadores de serviço começam a anunciar descontos incríveis e ótimas oportunidades.

Todavia, nem sempre é possível fazer um bom negócio. Existem pegadinhas e golpes e se livrar deles pode ser
uma tarefa complicada. Para facilitar a vida de médicos e profissionais da Saúde, a ProDoctor desenvolveu esta cartilha com tudo o que você precisa saber para não deixar sua Black Friday virar uma verdadeira “Black Fraude”.


Você também pode gostar:
O que é Jornada do paciente e como ela pode melhorar a relação médico-paciente
Tenha um financeiro completo com o ProDoctor


Black Friday para médicos

A Black Friday não tem uma categoria exclusiva de produtos ou serviços. Geralmente, as pessoas a aguardam para fazer bons negócios em produtos eletrônicos. Entretanto, com o avanço da tradição em terras brasileiras, outras categorias de produtos e serviços também passam a contar com descontos interessantes.

Médicos e profissionais da Saúde podem conseguir excelentes negócios seguindo as próximas dicas.

12 dicas para aproveitar de verdade e não cair na “Black Fraude”

1 – Cadastre seu e-mail para participar das promoções

A maioria dos sites de venda de produtos e serviços que irão participar da Black Friday já começaram a divulgar suas campanhas. Se você tem interesse em conseguir condições especiais e exclusivas, cadastre-se para receber as ofertas em primeira mão.

Dessa forma, você consegue oportunidades melhores e não corre o risco de perder aquele desconto especial por conta da correria do dia a dia.

2 – Monitore os preços

Pesquisar é fundamental. Infelizmente, é comum encontrar alguns produtos que sobem muito de preço alguns dias antes da Black Friday.

Isso acaba enganando o consumidor, que acha que vai conseguir um preço mais baixo. Porém, na verdade, está pagando a mesma coisa.

Existem alguns sites, como O Buscapé e o Zoom, que criam gráficos com o histórico do preço dos produtos. Através desses históricos, você consegue avaliar se houve um aumento repentino de valor e qual a média real do valor do produto ao longo dos anos.

No exemplo ao lado, pesquisamos pelo livro “A Mente do Empreendedor”, de Kevin. D. Johnson, que indicamos para leitura no post “3 livros para você se tornar um médico empreendedor de sucesso”.

Outro ponto importante é verificar se a loja ou empresa que você pretende consumir irá participar.

3 – Compare os preços

Produtos médicos geralmente são específicos e mais caros. Por isso, não deixe de comparar os preços oferecidos.

Aproveite as vantagens das compras online e compare as ofertas dos itens que pretende comprar. Quanto mais organizado/a você for nesse sentido, maiores serão as chances de economizar.

Uma planilha é sempre bem-vinda. Nela, relacione os seguintes itens:

  • Loja/empresa;
  • Site;
  • Produto/serviço;
  • Preço;
  • Qualidade do serviço.

4 – Verifique se o site é confiável

Opte sempre por sites confiáveis e com boa reputação. Uma boa forma de fazer isso é conferir se no navegador de acesso à internet é exibido um ícone em forma de cadeado fechado. Ao clicar em cima do cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site.

Além disso, o Procon de São Paulo mantém uma lista de lojas online a serem evitadas. Assim, basta uma rápida pesquisa para reduzir a possibilidade de transtorno na hora de fazer um pedido.

Em caso de dúvidas, procure o Procon da sua cidade.

5 – Fuja dos horários de pico da internet

Os picos de acesso ao site da Black Friday e das lojas participantes acontecem nas duas primeiras horas da promoção, entre meia-noite e 2h, e na hora do almoço, entre 12h e 14h. A grande quantidade de visitantes simultâneos pode causar lentidão no acesso e problemas para a conclusão da compra. Caso isso aconteça, tente acessar o site em outro horário.

6 – Atenção ao valor do frete

Quando falamos de produtos, é importante estar atento ao valor do frete. Muitas vezes, o desconto é chamativo, mas o frete acaba não compensando. Não se esqueça também de levar o valor da entrega em consideração e só finalize a compra quando estiver com tudo certo.

7 – Proteja-se de hackers e golpes

Verifique se seu computador está com firewall e antivírus atualizados.

8 – Leia o site e fale com a empresa

Muitas dúvidas podem ser esclarecidas com uma leitura atenta do site. Nele podem estar listadas informações como a política de troca e devolução de produtos, prazos de entrega, formas de pagamento, entre outras. Você também pode entrar em contato com a loja previamente, para tirar dúvidas antes da compra.

9 – Planeje-se para aproveitar

Por causa das promoções, novembro acaba sendo um ótimo mês para adquirir um produto para uso futuro.

Se você já sabe o que vai utilizar ano que vem, vale a pena aproveitar a Black Friday para garantir um bom desconto.

super friday prodoctor 2021

10 – O que comprar na Black Friday sendo profissional da Saúde

11 – Atenção aos produtos descontinuados

Nesta época do ano, as marcas já estão se preparando para as vendas de Natal e aproveitam a conhecida Black Friday para queimas de estoque de produtos com menos sucesso ou prestes a serem descontinuados pelos fabricantes.

Tenha atenção a tudo o que irá comprar, principalmente artigos de tecnologia ou eletrodomésticos.

12 – Redobre a atenção para compras em lojas físicas

Muitas vezes, em compras presenciais, os itens ofertados são mostruário. Que podem estar danificados, arranhados ou sem a garantia do fabricante.

Além disso, como esse período de descontos já se tornou famoso também no Brasil, as lojas estarão cheias e estamos passando por uma época de pandemia devido ao novo Coronavírus (Covid-19).

Se for comprar presencialmente, lembre-se de tomar todos os cuidados, como a utilização de máscaras, evitar tocar em objetos expostos e utilizar sempre o seu álcool 70%.

Você pode se interessar por