Gestão de Clínicas e Consultórios

A importância do login individual para cada usuário

A prática do compartilhamento de senhas entre colaboradores de uma clínica ou consultório é bastante comum; Porém, não disponibilizar um login para cada usuário pode ocasionar vários problemas legais para o portador oficial do acesso à conta.

Mesmo com o conhecimento público de vários casos comprovados de vazamento de dados pela internet, os brasileiros continuam se arriscando ao compartilhar as senhas dos seus serviços online com parceiros, amigos e colegas de trabalho. 

Neste artigo, detalharemos o que é login e o que a ProDoctor Software pode fazer para você se prevenir de problemas relacionados à segurança. Vamos lá!

O que é Login

O que é Login

O termo login é originário do inglês “logging in” e significa se conectar. Ou seja: acessar um determinado sistema/conta através de uma credencial criada especificamente para aquele determinado usuário.

Por meio desse mecanismo, é possível não apenas acessar suas contas com maior segurança, como também utilizar o sistema de forma personalizada. Com acesso somente ao que realmente for necessário.

Nas soluções da ProDoctor, a utilização individual de um login para cada usuário gera muito mais segurança em vários quesitos, já que o usuário pode limitar as funções que cada um exercerá através da sua conta e bloquear acesso a outras.

Outro ponto de segurança importante do login é a facilidade que gera, para o administrador, identificar através de auditorias qual usuário executou determinada ação no sistema. Só para ilustrar: com a distribuição certa de usuários, é possível saber quem fez a marcação de um agendamento de paciente em horário incorreto.


Você também pode gostar
Segurança de acesso do ProDoctor
Consultoria e implantação: segurança e agilidade por via remota


O que acontece quando eu compartilho um Login

quando eu compartilho login

Segundo um estudo realizado pela SurveyMoney em 2019, sete a cada dez pessoas não veem problemas em compartilhar suas senhas com o parceiro. Outro dado alarmante: pouco mais da metade dos entrevistados afirmam que reutilizam senhas. Ou seja, usam o mesmo código para logar em diferentes plataformas.

Esta prática se reflete em diversos âmbitos do dia a dia, como os streamings de filmes e séries, por exemplo. Dado o boom no entretenimento online durante a pandemia de COVID-19 em 2020, a Netflix está testando um novo sistema para reprimir o compartilhamento de senhas entre usuários.

Tão arriscado quanto compartilhar o login de acesso de um serviço de streaming de filmes, o compartilhamento de logins entre os colaboradores faz com que, em uma situação de vazamento de dados para os concorrentes, funcionários inocentes fiquem sob suspeita por não ter as credenciais separadas.

Ao compartilhar um único login com vários usuários, é impossível manter controle sobre quem executou determinada ação no sistema. Dessa maneira, qualquer tipo de auditoria para identificação de problemas é dificultada e pode fazer com que criminosos cibernéticos saiam impunes.

O acesso à plataforma/serviço através de um login para cada usuário é algo que deve ser levado a sério. No caso de uma clínica ou consultório, a ocorrência de um erro pode ocasionar perdas financeiras, vazamentos de dados dos seus pacientes e até mesmo problemas judiciais como os citados acima. Esse tipo de problema é capaz de fazer você ter que fechar as portas do estabelecimento.

Logo após as instituições bancárias, a área da saúde é o ramo que detém a maior quantidade de dados sensíveis dos pacientes, e com a Lei Geral de Proteção de Dados entrando em vigor, é importante que cada funcionário tenha seu próprio acesso nas plataformas da clínica ou consultório.

Esta prática evita que qualquer pessoa possa acessar informações sigilosas ou até mesmo as divulgue ou faça um mal uso das mesmas.

Como não ter problemas com login compartilhado

Como não ter problemas com login compartilhado

A solução para não ter problemas com login compartilhado é utilizar perfis personalizados para cada atribuição que o colaborador irá executar dentro do sistema de gestão da sua clínica ou consultório. 

Assim, é preciso utilizar um software médico que ofereça a possibilidade de gerenciar perfis de forma personalizada. A ferramenta deve ossibilitar a criação de um login para uma secretária, por exemplo, dando acesso somente à agenda de consultas e vetando acesso às informações sigilosas, como a anamnese do paciente.

Por meio de uma boa gestão dos usuários que irão utilizar o sistema, o administrador tem acesso a informações importantes sobre quem agendou uma consulta, quem alterou um agendamento e muito mais.

Esse tipo de informação é muito útil principalmente para auditorias. Elas ocorrem quando algo é feito de forma indevida e se torna necessário avaliar qual colaborador executou a função. Dessa forma, é possível orientá-lo a agir corretamente, ou tomar medidas maiores, caso haja a necessidade.

As soluções ProDoctor possuem acesso multiusuários justamente para atender essas necessidades. Assim, você irá conseguir delimitar as atribuições de cada colaborador que acessa o sistema e, caso se torne necessário, saber qual foi o autor da ação de cada ação executada.

3 dicas para manter suas credenciais seguras

3 dicas para manter suas credenciais seguras

Como mencionamos acima, o seu login de acesso a um sistema deve ser de uso exclusivo. Não só para a sua segurança como também para o seu estabelecimento e a integridade e a inviolabilidade dos dados guardados pela clínica ou consultório.

Para evitar que o login seja utilizado indevidamente por outra pessoa, algumas medidas devem ser tomadas, para que as credenciais de acesso não fiquem disponíveis para outra pessoa utilizar. Alguns exemplos:

1 – Evite deixar senhas anotadas em papel

Com tantas senhas para recordar, é bastante comum adotarmos a prática de deixá-las anotadas em diários, bloquinhos ou post-it, por exemplo. Não faça isso! Deixar senhas importantes salvas por escrito não só facilita que alguma outra pessoa as copie como também utilize suas credenciais indevidamente.

A sua credencial de acesso ao sistema é de sua responsabilidade. Qualquer ação devida ou indevida realizada através de suas credenciais, é de sua autoria.

Uma ótima opção é utilizar um gerenciador de senhas. Estas ferramentas criam senhas complexas e difíceis de serem copiadas, além da possibilidade de utilizar a autenticação de dois fatores com códigos criptografados que mudam constantemente, para aumentar ainda mais a segurança do login.

2 – Não use senhas óbvias

Uma empresa especializada em armazenamento e gestão de senhas, a Nodepress, contratou especialistas em cibersegurança para fazer um levantamento de quais as senhas mais comuns utilizadas pelos usuários. Por mais que pareça difícil acreditar, as senhas mais comuns utilizadas são no mínimo óbvias demais.

Isso significa que utilizar a data do seu aniversário ou então uma sequência numérica de 1 a 8 pode colocar em perigo a sua conta. Veja só:

As 10 senhas mais utilizadas:

  • 1. 123456
  • 2. 123456789
  • 3. picture1
  • 4. password
  • 5. 12345678
  • 6. 111111
  • 7. 123123
  • 8. 12345
  • 9. 1234567890
  • 10. senha

Isso mostra que, apesar de serem fáceis de guardar e práticas de se utilizar, senhas simples não são seguras e são extremamente passíveis de serem capturadas.

3 – Não compartilhe o seu login

Para a sua segurança e da sua equipe, o seu login deve ser de uso único e exclusivo. Sem ser compartilhado com outros profissionais do seu estabelecimento.

Uma vez que o login é compartilhando, ele pode ir muito mais longe do que você imagina. As pessoas tendem a reduzir a preocupação quando o assunto se trata de algo pertencente a outro. Com isso, a possibilidade da pessoa à qual você compartilhou a senha deixar escapar, é grande.

Vale lembrar que, compartilhar senhas via ferramentas de chat ou email é ainda mais perigoso, pois se o computador do remetente estiver infectado com algum tipo de spam ou vírus, a sua senha pode ser facilmente roubada e utilizada por terceiros.

Um login para cada um – A ProDoctor

Um login para cada um -  a ProDocto

A ProDoctor sempre está um passo à frente para te ajudar a se proteger de qualquer possível problema. Por isso, criamos uma condição especial para ajudar nossos clientes a manter a sua clínica ou consultório o mais seguro possível.

Para que você possa ter mais segurança, organização e comodidade tendo um login exclusivo para sua secretária, por exemplo, a ProDoctor reduziu o valor para o segundo usuário.

Dessa forma, se você é cliente ProDoctor Cloud ou está pensando em ser, o segundo usuário para o seu sistema tem o valor de R$25,00 (vinte e cinco reais), totalizando dois usuários por R$100,00 (cem reais).

Se você procura ter mais organização dentro da sua clínica ou consultório, essa oportunidade é ideal para que você tenha um login para cada usuário.

Entre em contato com o nosso setor comercial e saiba como a ProDoctor pode ajudar a manter o seu estabelecimento ainda mais seguro!

Você pode se interessar por