Será que seu consultório não precisa de um software médico? - ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Será que seu consultório não precisa de um software médico?

Sua clinica consultorio precisa de um software medico

Você já se perguntou se sua clínica/consultório não precisa de um software médico? Pois deveria!

Se você ainda não se rendeu à tecnologia e adquiriu um software médico de gestão, observe atentamente o desenrolar dos trabalhos diários em sua clínica/consultório. Esteja alerta aos sinais, principalmente sobre a dificuldade da secretária em desempenhar tarefas que demandam menos tempo e maior rapidez. E também no dia a dia do seu atendimento, se está realmente fluindo com tranquilidade e sem atropelos provocados por desorganização, troca e perda de fichas de papéis que se multiplicam em velocidade geométrica.

É, talvez tenha mesmo chegado a hora de repensar suas convicções… Então, o primeiro passo é se reunir com a secretária para analisar a relação custo-benefício de se adotar um sistema inteligente para colocar ordem na empresa e promover o seu desenvolvimento.

Será que seu consultório não precisa de um software médico?

Sintomas de desorganização

Será que sua clínica/consultório não precisa de um software?

O fato da secretária atender o telefone e, ao mesmo tempo, marcar uma consulta com o paciente à sua frente, em um consultório cheio, pode resultar em uma séria confusão. Pode haver um mal entendimento acerca de horários, dias e nomes, em um ou outro caso. Ou nos dois! O resultado disso é o contratempo, acrescido de um péssimo exemplo para os pacientes que estiverem na sala de espera.

Você entrou em sua sala com as fichas de consultas agendadas e chama o primeiro paciente. Primeiramente, surge um problema: a ficha não é a mesma do nome do lado de fora do invólucro. Então, você interrompe a consulta (que nem começou) e pede desculpas ao paciente. Interfona para a secretária (que já está em ligação, com mais pessoas para atender) relatando o problema.

A secretária deixa seu posto e vai ao Setor de Arquivo. Lá, ela pede para o responsável encontrar a anamnese correta do paciente que aguarda na sala de consulta. O médico retorna, novamente pede desculpas e solicita ao paciente para resgatar seu histórico de saúde. Enquanto isso, o responsável pelo arquivo tenta encontrar – e não consegue a tempo – a anamnese colocada inadvertidamente em outro envelope.

Pacientes ‘Impacientes’

Não demora muito e o burburinho na sala de espera aumenta. Aliás, ouve-se alguns comentários maliciosos e outros críticos sobre a desorganização da sua clínica/consultório.

Para completar, em outro telefonema, o paciente pede para que a secretária o lembre do dia da consulta e do nome do médico, pois precisa viajar e pensa em remarcar o compromisso. A secretária, então, quase vai à loucura, pois não encontra o nome do paciente na primeira agenda de papel. Tampouco na segunda. Vai para a terceira… e nada!

Será que a informatização não lhe traria benefícios importantes, como rapidez no atendimento para marcar, desmarcar e remarcar consultas? E o ganho de tempo com a organização? Em vez de perder horas procurando a ficha de um paciente, um simples clique lhe proporciona poder realizar outras tarefas e atender com maior atenção os pacientes.

Fim da desorganização

Será que sua clínica/consultório não precisa de um software?

Depois de passar por tantos problemas, está comprovado que você precisa urgentemente de um sistema de gestão. Precisa reduzir os custos e aumentar os lucros, agilizar o atendimento e fidelizar os pacientes, atraindo novos com os resultados que obterá ao mudar completamente sua dinâmica de trabalho: está decretado o fim dos prontuários de papel e todo o processo de gestão será informatizado.

A adoção de um bom software médico facilitará o trabalho da secretária, o seu e de todo o setor administrativo e financeiro da clínica/consultório. Basta escolher um que disponibiliza funcionalidades para atender as demandas específicas do seu negócio. Assim, é importante que estabeleça os pontos importantes que precisam ser “atacados”, para então escolher o sistema adequado para as reais necessidades da vida diária da empresa.

Software inteligente

É importante que o software médico seja inteligente e auto suficiente. Ele deve disponibilizar as ferramentas que você precisa em um só lugar, sem que haja necessidade de abrir outros aplicativos. E com facilidade de uso para você, a secretária e principalmente ao setor administrativo e financeiro.

Com uma agenda personalizável e flexível, onde a secretária possa realizar com agilidade e correção, em pouquíssimos cliques, todo o trabalho de marcação, remarcação e cancelamento de consultas. Enfim, capaz de atender toda a demanda

Otimização

É tudo que você precisa para o crescimento de sua clínica/consultório. Primeiramente, ao adquirir um sistema de gestão, você está eliminando procedimentos manuais e ganhando tempo. Assim, reduz custos e alcança agilidade na busca de informações que se cruzam de forma inteligente. Além disso, elas se apresentam automaticamente prontas na sua tela de computador mediante poucos cliques.

Tempo para o paciente

O paciente não ficará mais esperando a secretária encontrar sua ficha com a anamnese. Agora, com a possibilidade do cruzamento de informações, você poderá, por exemplo, desenvolver raciocínios complexos a respeito de determinada situação, acelerando a descoberta de um diagnóstico. Um tempo que também é ganho por você e que pode ser revertido no desenvolvimento das relações interpessoais, seja com o paciente ou com os membros de sua equipe. A isto se unem a melhoria no seu desenvolvimento pessoal, menos stress e a satisfação dos seus pacientes, razão de ser da sua clínica/consultório, cuja imagem ganhará uma excelente propaganda boca a boca.

 

Você pode se interessar por