Novembro Azul combate Câncer de Próstata - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Datas Comemorativas da Saúde

Novembro Azul combate Câncer de Próstata

Depois do Outubro Rosa, que faz um alerta para as mulheres acerca da importância da prevenção contra o câncer de mama, agora é a vez dos homens. A saúde masculina entra em um foco especial, neste mês, por conta da campanha Novembro Azul, impulsionada pela parceria entre a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado pela Vida, com o apoio de instituições públicas e privadas.

O movimento é comemorado em todo o mundo e foi iniciado na Austrália, em 2003, com a denominação Movember, união das palavras “moustache” (bigode) e “november” (novembro), ambas em inglês. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Entre 2018 e 2019, foram cerca de 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela. As maiores vítimas são homens a partir dos 55 anos, além da presença da disfunção pelo grau de hereditariedade.

O objetivo do Novembro Azul

Novembro Azul combate Câncer de Próstata

Um dos objetivos do movimento na luta contra o câncer de próstata é desmistificar a doença, dar um basta no preconceito e incentivar os homens a cuidarem melhor da saúde.

A campanha visa ainda chamar a atenção para a importância dos cuidados preventivos, principalmente para o exame de toque, ainda hoje um símbolo de resistência a ser quebrada.

O Alcance do Novembro Azul

Novembro Azul combate Câncer de Próstata

Diversas ações serão realizadas no decorrer do mês, a fim de chamar a atenção para a campanha, com pontos turísticos de diversas cidades sendo iluminados de azul, assim como os locais mais frequentados pelo público feminino, como os estádios de futebol.

Com o objetivo de alcançar o maior número de homens, as ações são promovidas em espaços específicos. Aderindo o movimento ao dia a dia do indivíduo, a missão visa combater os casos e orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e entrar para o calendário nacional de prevenção. 

Histórias inspiradoras

O hospital Alemão Oswaldo Cruz criou a campanha #ConhecerParaVencer, nela eles produziram relatos de homens e famílias que passaram pelo câncer de próstata. Com momentos de  amor, atenção e cuidados nas histórias a cima. 

Prevenção e Preconceito

Novembro Azul combate Câncer de Próstata

Como a principal forma de prevenção é realizando exames de rotina, a recomendação é que os homens  façam o exame de sangue PSA, que mede a dosagem do antígeno prostático específico, ingrediente do sêmen produzido pela próstata. Se houver alguma alteração, o passo seguinte é a realização do procedimento de toque.

Apesar do bloqueio, alimentado e estigmatizado pelo preconceito, é preciso entender que tal procedimento é fundamental na prevenção do câncer de próstata. É rápido, durando menos de 15 segundos, e praticamente indolor.

Sobre o Câncer de Próstata

Novembro Azul combate Câncer de Próstata

Os riscos da enfermidade crescem quando se verifica sua incidência no histórico familiar, desequilíbrio hormonal da testosterona, idade acima de 50 anos, obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada.A incidência maior se registra nos homens da raça negra.

O câncer de próstata não é possível de ser evitado, contudo, pode ser diagnosticado precocemente, daí a importância de serem realizados os dois exames que são complementares, o de toque e o PSA. A doença, se descoberta em estágio inicial, tem aproximadamente 90% de chances de cura.

É importante ressaltar que os homens que tiverem histórico de câncer na família devem iniciar o acompanhamento mais cedo. Nesses casos, o ideal é que as operadoras de plano de saúde façam o mapeamento da população para identificar beneficiários com potencial para desenvolver a doença.

No Brasil, o tumor fica atrás apenas do câncer de pele (não-melanoma). As estatísticas revelam que, a cada seis homens, um é portador da doença. Em valores absolutos é o sexto tipo mais comum no mundo, com cerca de 10% do total de cânceres. Segundo o INCA, no país a cada 38 minutos morre um homem com o câncer de próstata. 

Pesquisa sobre o câncer de próstata

Novembro Azul combate Câncer de Próstata

O preconceito não se verifica apenas no Brasil. Segundo a pesquisa realizada pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata (IPCC, na sigla em inglês), 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e sequer se importam com os sintomas, não comunicando aos médicos e perdendo tempo para iniciar o tratamento e aumentar as chances de cura.

A pesquisa não incluiu o Brasil e abrangeu 900 pacientes e 360 cuidadores de 10 países: Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Holanda, Estados Unidos, Japão, Cingapura e Taiwan.

Conforme a Organização Não-Governamental Cancer Care, da Grã-Bretanha, 1,1 milhão de homens são afetados pelo câncer de próstata, que provoca 307 mil mortes em todo o planeta a cada ano. É a segunda neoplasia mais frequente em homens, depois do câncer de pulmão.

Ainda segundo o estudo, cerca de 10% dos pacientes chegam na consulta pela primeira vez já com o tumor espalhado para outras regiões do corpo.

Detectar os sinais pode não ser tão simples, uma vez que os sintomas não são específicos. A pesquisa apontou os mais recorrentes que afetam os homens: cansaço (86%), dores nas costas (82%), dor generalizada (70%), fraqueza (67%) e dificuldade para dormir (62%), além da incontinência urinária.

Adote a campanha Novembro Azul dentro da sua clínica ou consultório

Novembro Azul combate Câncer de Próstata

Trabalhar  com campanhas mundialmente conhecidas é uma excelente ferramenta de combate e conscientização dentro do ambiente profissional.

Aderindo a causas, como o Novembro Azul, faz com que o estimula pelo conhecimento e aprofundamento do tema faça parte de sua equipe.

Além disso, você educa os colaboradores sobre os exames e tratamento e reforça para a divulgação e emancipação de um movimento conhecido em todo o mundo. 

Listamos abaixo 10 ações e ideias criativas de  trabalhar o Novembro Azul dentro da sua organização de saúde. Confira!

1 – Demonstre preocupação com os funcionários

Demonstrar a preocupação com o colaborador da sua empresa é uma forma justa e de valorização aos serviços prestados. Alerte aos funcionários sobre as campanhas aderidas por sua empresa. Oferecer conhecimento, pertencimento e valorização é uma maneira de reconhecer a importância e apreço dos servidores ao local.

2 –  Fortaleça a Cultura Organizacional

Como citamos a cima, é necessário trabalhar com campanhas e inserir seus colaboradores a elas. Trabalhe com causas como a do Novembro Azul, afim da conscientização dos setores, na construção de princípios que formam a identidade da empresa e o fortalecimento cultural e humanitário da instituição. 

3- Promova um ambiente de bem-estar

O clima da empresa será essencial para a produtividade. Pessoas que trabalham satisfeitas e alegres com o ambiente passam a serem mais engajadas nas ações corporativas.

4-  Construa uma cartilha de conhecimento

Além da divulgação externa da sua empresa, a comunicação interna também é indispensável. Para o Novembro azul, crie e distribua uma cartilha com informações básicas e essenciais sobre o câncer de próstata. O INCA, disponibiliza em seu portal uma cartilha explicativa por especialistas, o que pode ajudar na construção da sua.

5- Palestra com um Profissional

Reúna seus colaboradores, principalmente os homens, e convide um profissional da área da saúde para falar sobre o câncer de próstata. você pode optar em abordar o tema de um modo mais descontraído, como por exemplo, escolhendo um profissional de comédia para a realização de stand-up temático. 

6- Coffee Break

Por que não oferecer um café da manhã ou um lanche da tarde para reforçar a importância da campanha? Essa pode ser uma forma de trabalhar o Novembro Azul e frisar a responsabilidade social da empresa.

7- Decoração Especial

Tenha ideias e decore o ambiente de trabalho com elementos que remetam a cor tema do mês. Use balões, fitas, cartazes, faixas e até mesmo um wallpaper para os computadores, que tal?

8- Acessórios

Entregue aos servidores um laço azul  (símbolo da campanha)  para usarem nas camisetas, bolsas e afins. Além disso, você pode confeccionar bottons, camisetas, bloquinhos de anotações, canetas e entre outros. 

9-  Conscientização solidária

Trabalhe a campanha e a conscientização, juntamente, com uma ação social. Proponha aos colaboradores a doação de produtos de higiene masculinos, ou então peças de roupa e alimentos para serem entregues a instituições beneficentes da sua cidade. 

10-  Mídias sociais

Nada mais eficaz que a promoção de uma campanha pelas redes sociais. Invista em campanhas de marketing dentro das mídias digitais compartilhando as ações propostas pela sua empresa. Divulgue as atividades realizadas, a adoção da equipe a campanha social e entre outros. Os espaços na internet podem ser muito bem aproveitados, além de promover uma visibilidade positiva para sua organização. 

Você pode se interessar por