Filmes de Medicina na Netflix - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Entretenimento

Filmes de Medicina na Netflix

filmes-de-medicina-na-netflix

Filmes de Medicina na Netflix são ótimas opções para quem prefere programas mais caseiros e tranquilos. Com o feriado chegando, essa alternativa pode ser muito boa para descansar e curtir os dias de recesso. Se você não se programou para viajar ou não pensa em aproveitar os blocos de carnaval, temos boas dicas de filmes de Medicina na Netflix!

Além de entretenimento, filmes sobre o mundo médico podem ser boas escolhas. Vale a pena  aprofundar conhecimentos e ver experiências contadas pela ficção do dia a dia na Medicina. Em uma das plataformas mais populares – Netflix (provedora global de filmes e séries de televisão via streaming), é possível se aventurar e utilizar do tempo livre para maratonar filmes e documentários.

Quem nunca se deparou com a terrível dúvida para escolher um filme?! Há quem diga que passe mais tempo selecionando o longa-metragem do que assistindo. Portanto, para solucionar seus problemas e para programar a sessão de cinema em grande estilo, separamos filmes de Medicina na Netflix para você. Ligue a TV, pegue a pipoca e consulte nossa lista de filmes de Medicina na Netflix para fazer a escolha certa:


Leia também:
100 filmes sobre medicina para assistir antes de morrer
17 filmes sobre médicos e medicina que você deve assistir


Filmes de Medicina na Netflix

Filmes de Medicina na Netflix

1- O Médico/ O Físico

Inspirado no livro de Noah Gordon, o filme relata um capítulo importante na história da Medicina. Passado na Idade Média, a obra mostra a história de Rob Cole (Tom Payne). A trama gira em torno de um médico que busca explicações científicas para doenças em um mundo centralizado pela religião. Dessa maneira, além de relatar partes históricas importantes, o filme evidencia com muita sensibilidade crônicas de pessoas que dedicam suas vidas pela busca do conhecimento humanitário, suas moléstias e a luta pelo cuidado e cura com o próximo.

2- Hipócrates – Diário de um médico francês

O filme conta o caso do residente Benjamim (Vincent Lacoste), que trabalha no mesmo hospital do pai (Jacques Gamblin). Sendo assim, com situações inesperadas e complicadas, os dois se deparam com inúmeras situações na rotina do hospital. Em meio às inúmeras disputas de egos, burocracias e conflitos, a obra retrata os dramas e as inseguranças de milhares de médicos recém-formados. Além disso, ilustra com muito realismo e fortes emoções cada cena, a fim de prender o espectador.

3- Tempo de despertar

O ofício da profissão, com a boa prática da Medicina, é o tema central do filme. A obra conta a história do neurologista Oliver Sacks. Entretanto, com pacientes em coma a mais de 30 anos, tratamentos ruins e ineficazes pela equipe médica local não resolvem a situação do lugar. Em prol do melhor para os enfermos, o médico usa de todo seu conhecimento e experiência para “despertar” os pacientes do coma. Por fim, o longa-metragem aborda a sequência de eventos e fatos em que a prática médica é exercida na sociedade.

4- Na trilha do Sol

Assim como “O Tempo de Despertar”, o filme mostra como o contato com os pacientes pode transformar realidades. Tanto quanto do profissional como de quem está sendo tratado. Na trama, é possível se aprofundar nos personagens e descobrir de forma mais humana as relações de cada um. Portanto, entre momentos de emoções e conflitos, o ponto principal está no contato e na convivência entre o cirurgião e o paciente.

5- O Escafandro e a Borboleta

Para os amantes de best-seller, o filme se inspirou no livro mundial para contar mais sobre Neurofisiologia. Ao propósito de saber mais sobre a rara doença chamada “Síndrome do Encarceramento”, em que os movimentos do corpo são paralisados, porém as faculdades mentais se mantêm intactas, a inspiração partiu desse ponto para retratar o assunto de forma audiovisual. No filme, Jean Dominique Bauby escreve um livro autobiográfico descrevendo o convívio com a doença e ainda traz narrativas incríveis sobre seu cotidiano.

Documentários de Medicina na Netflix

1- Alive Inside – uma história de música e memória

Premiado, o documentário “Alive Inside” mostra como a música pode ajudar no processo de terapia para idosos com Mal de Alzheimer. Explorando de forma sensível e empática, a narrativa aborda o assunto de forma objetiva, direta e com toques de emoção. A trama também aborda a importância das memórias individuais de cada paciente. A fim de mostrar e como essas lembranças os remetem ao mundo real à sua volta e a pessoas especiais. Para falar sobre o assunto, o documentário conta com entrevistados renomados, como o neurologista Oliver Sacks (o neurologista de “Tempo de Despertar”), o músico Bobby McFerrin e outros.

2 – My Beautiful Broken Brain

Produzido pela plataforma de streaming, o documentário relata toda o drama e a mudança radical na vida de uma jovem após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). No dia a dia da paciente, é possível acompanhar o sofrimento dela. Sendo assim, para os profissionais de saúde, ver a vivência de pacientes desse grau faz com que muito conhecimento seja absorvido. Vale lembrar que muitas experiências serão adquiridas atráves da repercussão neurológica da disfunção. Por fim, o longa-metragem ainda deixa mais interessante o estudo da fisiologia do sistema nervoso central.

3- Ilegal

Tratando de um dos assuntos que é debatido no país, o filme “Ilegal” faz a seguinte pergunta. “Até onde algo legal judicialmente é moralmente justo?”. O documentário gira em torno desta questão, mostrando a batalha de uma mãe para utilizar o princípio ativo da maconha para fins medicinais. Com o intuito de colocar em pauta o tema da substância no tratamento médico, é possível ver relato de entrevistados embasados sobre o assunto, como o jornalista Tarso Araújo e o médico Drauzio Varella.

4- Resistance

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a resistência de bactérias aos antibióticos foi considerada uma ameaça global e que está atingindo milhares de pessoas em várias regiões do mundo. O documentário explora o declínio da eficácia de antibióticos e o alarmante aumento de micróbios resistentes às drogas. Portanto, será possível analisar e entender como chegamos até aqui e quais as soluções para esse problema. Para os médicos, ter conhecimento sobre o assunto é primordial.

5- Extremis

A produção estadunidense de 2016 relata a vida de médicos que tomam decisões importantes no futuro de seus pacientes. O espectador é convidado a ser testemunha das emoções que são retratadas na UTI de um hospital. O documentário foi indicado ao Oscar em 2017 na categoria Melhor Documentário de Curta-metragem.

Está pronta sua lista de filmes de Medicina na Netflix! Com muitas opções para se aventurar e maratonar durante todo o feriado. Além de entretenimento, os filmes e documentários podem servir de muito conhecimento e aprendizado. Acompanhe experiências da ficção que assemelham com as vivências cotidianas do mundo médico. Aperte o play e bom filme!

Filmes médicos são ótimas opções para o final de semana, mas não são as únicas alternativas! Baixe nosso E-book do guia oficial do fim de semana do médico e confira muitas opções para suas horas livres. 

 

Você pode se interessar por