Qual a diferença entre recepcionista e atendente? - Blog ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Qual a diferença entre recepcionista e atendente?

Qual a diferença entre recepcionista e atendente?

Você sabe qual a diferença entre recepcionista e atendente de uma clínica ou consultório? O primeiro contato do seu paciente com o seu consultório, normalmente, se inicia com o profissional responsável por fazer o atendimento na recepção do seu estabelecimento, seja via telefone, WhatsApp ou pessoalmente.

É muito importante que você conheça bem o profissional que vai atuar nessa frente, pois ele terá grande responsabilidade em ouvir e cuidar do paciente antes do atendimento.

Para que você possa ter mais conhecimento a respeito do profissional necessário para o seu consultório/clínica, vamos apontar algumas diferenças importantes entre recepcionista e atendente. Veja com atenção quais os pontos deve focar, a fim de escolher o melhor profissional para o seu estabelecimento.

 

Qual a diferença entre recepcionista e atendente?

Para muitos, uma recepcionista e uma atendente exercem o mesmo papel em um ambiente de trabalho. Porém, cada cargo tem características únicas e que podem fazer a diferença no trabalho diário.

Qual a diferença entre recepcionista e atendente?

Basicamente, uma recepcionista tem um cuidado mais elaborado para com o cliente, enquanto o atendente tem um caráter mais organizacional com toda a clínica. 

O atendente, além de ter contato direto com o paciente/cliente, recepciona, apresenta os produtos, realiza a organização de prateleiras, estocagem e organização do local. Já a recepcionista  realiza o atendimento ao cliente, presta informações e recebe visitantes para encaminhamento aos funcionários da empresa, a fim de que seja mais cômodo para o mesmo . 

 

Quais as características de um bom atendente

Um atendente, como o próprio nome diz, é responsável por não apenas recepcionar o paciente, mas também po apresentar novos produtos e procedimentos que o seu consultório tem a oferecer. Al´ém disso, realiza algumas funções administrativas.

Qual a diferença entre recepcionista e atendente?

Algumas funções do atendente:

  • vender produtos e procedimentos;
  • atender o cliente através dos meios de contato do consultório;
  • prestar serviço de pós atendimento ao cliente – principalmente para oferecer novos produtos;
  • exercer algumas funções administrativas, como organizar estocagem.

Para atendimentos via telefone, temos um conteúdo que irá ajudar a sua equipe a melhorar a prática desta função. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

 

Quais as características de um bom recepcionista

Um recepcionista representa o estabelecimento na relação com o cliente, sendo responsável por transmitir a identidade da clínica/consultório de forma positiva, exercendo uma função mais comercial do que administrativa.

Qual a diferença entre recepcionista e atendente?

Algumas funções do recepcionista:

  • receber as correspondências do estabelecimento;
  • consultar a agenda dos profissionais;
  • cuidar da experiência do cliente no consultório;
  • atender o cliente através dos meios de contato do consultório;
  • manter a recepção preparada para receber os pacientes.

Você pode conferir com mais detalhes o que faz uma recepcionista de Clínica médica em um de nossos posts aqui no blog da ProDoctor. Basta clicar aqui.

Como podemos observar, as duas atribuições, embora pareçam similares, têm características bastante diferentes. Assim, cada uma tem o seu papel e seu nível de importância dentro do estabelecimento.

É importante que as clínicas e consultórios ofereçam um atendimento completo, sem negligenciar funções importantes e sem sobrecarregar profissionais que, muitas vezes, acumulam tarefas. Por isso, é preciso ter essas funções bem definidas e distribuídas entre os profissionais, a fim de que o ambiente de trabalho se torne saudável e agrade os seus pacientes.

Você pode se interessar por