Dicas de aplicativos e presentes para o Dia do Neurologista
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Datas Comemorativas da Saúde

Dicas de aplicativos e presentes para o Dia do Neurologista

Dia do Neurologista

Comemora-se hoje, 15 de outubro, o Dia do Neurologista, especialista da Medicina que se dedica ao estudo, investigação, diagnóstico e tratamento das enfermidades que atingem o Sistema Nervoso Central e os componentes do Sistema Nervoso Periférico.

O correspondente cirúrgico da especialidade é a Neurocirurgia e o neuropediatra é quem trata especificamente das doenças neurológicas em crianças. Os neurologistas também podem estar envolvidos na pesquisa e nos ensaios clínicos, além das pesquisas de ciências básicas da Medicina. Importante destacar que, seja qual for sua escolha, sua dedicação e atualização devem ser permanentes.

Há uma imensa gama de doenças relacionadas com o sistema nervoso. Assim, o campo de atuação para o especialista abrange uma extensa área, dependendo da residência pela qual faça opção. Da mesma forma, se buscar o caminho da vida acadêmica ou da pesquisa, encontrará pela frente um vasto e interessante universo de atuação.

Desejamos a todos os médicos neurologistas muita dedicação, força, sabedoria, cura e sucesso! E agrademos por seu imenso cuidado conosco.

Presentes para Neurologistas

Fizemos uma lista bem diversificada para te ajudar a escolher o melhor presente para seu amigo(a), médico(a), esposo(a) ou filho(a) neurologista. Confira:

1- Livros

Assim como todos os médicos, os neurologistas precisam se manter em constante atualização sobre a área, desde seus primórdios até os novos estudos. Sendo assim, investir em livros é uma excelente escolha. Na Saraiva você encontra várias opções.

2- Canecas

Canecas, copos e garrafas sempre são presentes úteis. É o tipo de presente que quanto mais, melhor. Então pode arriscar sem medo! No site do Elo7 tem algumas opções.

3- Quadros e Almofadas

Seja no consultório ou na casa, artigos de decoração são ótimos presentes, sempre deixam o ambiente mais alegre. Confira algumas opções na lojinha da Elo7.

4- Chaveiros e Capinha de celular

Chaveiro sempre é bem-vindo. Seja para enfeitar ou colocar junto as chaves.  Além disso, outros acessórios bem legais são as Capinhas de celular. 

5- Pingentes

A pessoa presenteada é uma médica vaidosa e que merece um presente especial? Então aposte nos pingentes.

6- Camisa

Existem camisas de diversas estampas divertidas que agradam diversos gostos.

Aplicativo para Neurologistas

Dentro da Neurologia, existem inúmeros aplicativos para auxiliar o dia a dia destes profissionais. Separamos alguns deles, confira:

Neuromind

É considerado por vários profissionais da Neurologia como o aplicativo mais completo em Neurociências, com mais de 50 escalas de escore, protocolos e classificações em Neurocirurgia, incluindo classificação de MAVs, classificação ISUIA 2003 para risco em aneurismas cerebrais e escalas de TCE; para Neuroclínica, escala ICH para os hematomas, escore ABCD2 em AIT, escore CHADS2-VASc em FA e vários tipos de escores. Classificado como perfeito para o dia a dia e para o ensino.

Gratuito e em inglês, está disponível para iOS e Android.

NIHSS

O aplicativo contém uma lista constituída por 11 itens de exame neurológico que afetam principalmente o AVC, sendo eles: nível de consciência, desvio ocular, paresia facial, linguagem, fala, negligência / extinção, integração motora e sensitiva dos membros e ataxia.

Ele foi desenvolvido para ser aplicado rapidamente (5 – 8 minutos), no contexto do tratamento de pacientes com AVC agudo. O paciente pode ter níveis de 0 (sem o diagnóstico de déficit neurológico) a 42 (paciente em coma e irresponsivo). 

Gratuito e em português, está disponível para Android.

3D Brain

Use o aplicativo para rodar e fazer zoom em torno das estruturas cerebrais interativos. Descubra cada função cerebral da região, o que acontece quando ele está ferido, e como ele está envolvido na doença mental. Cada estrutura detalhada vem com informações sobre as funções, distúrbios, danos cerebrais, estudos de caso e links para pesquisa moderna.

Gratuito e em inglês, está disponível para Android.

MedNeuro

Contempla desde a escala de coma de Glasgow aos pares cranianos, disponibiliza todas as etapas do exame físico neurológico, incluindo explicações detalhadas de técnicas, dicas e exemplos para facilitar a realização do exame.

R$4,99 em português, está disponível para Android.

Pterional Craniotomy

Pterional Craniotomia é a primeira simulação de neurocirurgia em tempo real 3D para dispositivos móveis. O aplicativo dá a possibilidade de experimentar a abordagem neurocirúrgica mais utilizado: a craniotomia pterional. A equipe desenvolvedora é composta por neurocirurgiões e artistas digitais, utiliza a tecnologia 3D mais atualizada para reproduzir uma experiência impactante de treinamento cirúrgico.

Gratuito e em inglês, está disponível para iOSAndroid.

Craniotomia App

Descreve abordagens cirúrgicas em Neurocirurgia de uma forma prática e simples, ilustrativo para uso de profissionais de Saúde e estudantes. Considerado completo para auxiliar o trabalho de neurologistas e neurocirurgiões.

Gratuito e em inglês, está disponível para iOS.

Epilepsia App

Esse aplicativo é indicado para pacientes com crises epilépticas, pois através dele é possível registrar os dias e horários das crises, os sintomas que a acompanham, os remédios que o paciente está tomando e até alarme para lembrar de tomar o remédio no horário certo.

Tudo isso transforma-se em um relatório completo para que você, junto ao paciente, possam identificar com precisão a causa do problema e receitar o tratamento ideal.

Gratuito e em português, está disponível para iOS.

Você pode se interessar por