Dia Nacional do Surdo - Blog ProDoctor Softwares
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Datas Comemorativas da Saúde

Dia Nacional do Surdo

Dia Nacional da Surdez

Comemora-se hoje, 26, o Dia Nacional do Surdo, tendo como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva. Essa data marca a luta de milhares de indivíduos extremamente especiais que necessitam desenvolver uma técnica muito apurada para poder se comunicar.

Estatísticas

Dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda auditiva. Dessas, quase 38% estão acima de 65 anos e 8% são crianças e adolescentes que têm até 15 anos de idade.

No Brasil, a perda auditiva é uma das deficiências mais comuns e, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa é de que aproximadamente 10 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência auditiva. Além disso, a cada mil recém-nascidos, três já nascem com esta perda. Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, cerca de 70% dos 10 milhões de brasileiros com mais de 65 anos têm deficiência auditiva e não procuram o especialista por preconceito.

Eventos em todo o país

Rio de Janeiro

Dia Nacional do Surdo é celebrado em Cabo Frio, RJ, com cinema acessível e show do único rapper surdo do país. A programação é gratuita e acontece nesta quarta-feira (26) e no sábado (29).

Saiba mais sobre os eventos clicando aqui.

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo e a luta pela inclusão, a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) lançou, nesta quarta-feira (26), um aplicativo gratuito chamado “Hand Talk Tradutor para Libras”, criado para facilitar a comunicação entre os agentes e os surdos.

Saiba mais sobre esta ação clicando aqui.

São Bernardo

Na semana em que é celebrado o Dia Nacional dos Surdos (26/9), a EMEBB (Escola Municipal de Educação Básica Bilíngue) Neusa Basseto, em São Bernardo, montou calendário de atividades voltadas aos alunos da unidade, como excursões, vivências culturais e encontros com alunos de outras escolas.

Saiba mais clicando aqui.

São Paulo

Uma ação social percorre farmácias, lanchonetes, clínicas e institutos de São Paulo até domingo (30) para conscientizar a importância dos cuidados para prevenção da perda auditiva e de como os funcionários destes locais podem se comunicar com os surdos.

Saiba mais clicando aqui.

Fatores

Vários fatores podem provocar a doença, sejam de natureza genética, ambiental ou em função do envelhecimento. Nas crianças, as doenças infectocontagiosas, como a meningite e a rubéola, são desencadeadores potenciais da perda auditiva. Neste caso, a criança estará sujeita a ficar sem estímulos importantes para o seu desenvolvimento, envolvendo o aprendizado, a comunicação e a socialização.

Daí a importância da prevenção ainda na infância: inicialmente, com o pré-natal, e depois com o teste da orelhinha, que permite prevenir o aumento da deficiência auditiva ainda nos primeiros anos da criança.

Um fator de alta relevância preocupa pesquisadores de universidade em todo o mundo: a perda de audição cada vez mais comum entre a população jovem. Dentre as razões, enumeram a poluição sonora das ruas, as vozes e os ruídos intensos no trabalho, além do mais prejudicial e perigoso: o som alto que sai dos fones de ouvido.

Os cientistas lembram que a perda auditiva gradual é comum a partir da terceira e quarta décadas da vida e advertem que, com o abuso de tecnologias sonoras, os jovens acabam acelerando o processo.

Todos nós devemos lutar pela inclusão!

Devemos procura entender e ser mais compreensivo com tudo e todos que nos são diferentes. É isso que faz o Brasil um país tão rico – suas várias culturas e a dos surdos é uma delas! Conhecer mais a Libras e levá-la ao maior número de pessoas possível é um belo caminho pra se começar.

Conheça 5 maneiras de se aprender libras de graça e online clicando aqui.

Aplicativos para ajudar pessoas com Surdez

Aplicativos para ajudar pessoas com Surdez

Os aplicativos se multiplicam a cada dia e facilitam as mais diversas tarefas cotidianas. Na Medicina, estão disponibilizadas para as inúmeras especialidades, destinados tanto para o paciente quanto para o profissional. Alguns, gratuitos, têm como objetivo facilitar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, conheça-os:

1 – WhatsApp

O aplicativo de troca de mensagens WhatsApp se tornou uma ferramenta poderosa de inclusão de adolescentes com problemas auditivos, como mostrou o programa “Globo Repórter” no episódio chamado “Conectados“. Além disso, o programa mostrou a forma como o celular também é importante peça de apoio para ajudá-los em sua conexão com o mundo. Saiba mais sobre como o WhatsApp está proporcionando novos horizontes para jovens surdos.

2 – Hand Talk App

O Hand Talk App (Mãos que Falam) converte, em tempo real, conteúdos em Português para Libras, podendo o texto ser digitado, falado ou até fotografado. O projeto, desenvolvido em Alagoas, recebeu a distinção de “Melhor App Social do Mundo” ao vencer o World Summit Award Mobile, em Abu-Dhabi, competição bianual promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) que reconhece aplicativos de relevância para a humanidade.

Esta solução brasileira para a inclusão social de deficientes auditivos chamou a atenção de todo o planeta. Ronaldo Tenório, que projetou o tradutor, enfatiza que, para quem depende quase exclusivamente da Libras para se comunicar, o Hand Talk é mais uma ferramenta de inclusão social, pois tenta diminuir “a dificuldade de integração dos surdos na educação, trabalho, lazer e em atividades cotidianas”. Gratuito para iPhone e Android.

3 – AutoVerbal Talking Soundboard

Um dos primeiros aplicativos do mercado, o AutoVerbal Talking Soundboard foi desenvolvido para iPhones, iPads e iPods Touch. Suas 100 imagens foram pré-programadas e divididas em 16 temas, como “comida”, “emoções”, “atividades”, “assistência médica”, objetivando facilitar a vida daqueles que querem se comunicar com os surdos e mudos, mas que não sabem Libras. O app está disponível na Apple Store.

4 – Uni

O Uni não é um aplicativo, mas um tablet. Desenvolvido por uma empresa norte-americana, o Uni é capaz de traduzir a linguagem gestual para áudio e texto escrito. O tablet usa a chamada LeapMotion, tecnologia que reconhece movimento ao utilizar duas câmaras, projetando as imagens dos gestos de um surdo em um espaço virtual em 3D.

5 – Suíte Vlibras

Uma nova versão do aplicativo para surdos, que transforma conteúdos da Internet em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, através de um boneco (avatar) 3D foi lançada este ano. O conjunto de ferramentas digitais amplia a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva a conteúdos de texto, áudio e vídeo online. As pessoas com problemas de surdez podem selecionar textos e áudios e, a partir de um clique, traduzir estes conteúdos. Ele pode ser baixado para diversas plataformas.

6 – AutoVerbal Talking Soundboard

Um dos primeiros aplicativos do mercado, foi desenvolvido apenas para iPhones, iPads e iPods Touch. Com 100 imagens pré-programadas e dividido em 16 temas, como “comida”, “emoções”, “atividades”, “assistência médica”, o software tem como objetivo facilitar a vida daqueles que pretendem se comunicar com os surdos e mudos, mas que não sabem Libras. Está disponível na Apple Store gratuitamente

Você pode se interessar por