Dia Nacional do Obstetra - Blog ProDoctor Software
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Datas Comemorativas da Saúde

12 de abril: Dia Nacional do Obstetra

Comemorado hoje, 12 de abril, o Dia Nacional do Obstetra homenageia os profissionais responsáveis pela saúde das gestantes e dos recém-nascidos. Além disso, eles investigam a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. Cabe a esses especialistas fazer com que o processo de nascimento de uma criança seja o mais normal e seguro possível, atendendo a todas as necessidades físicas e emocionais de suas pacientes.

Até 1832, apenas as mulheres detentoras de uma “Carta de Examinação” tinham autorização para exercer a profissão e o aprendizado. Geralmente, acontecia de maneira hereditária com os conhecimentos acerca dos procedimentos para realizar um parto. As práticas humanitárias de auxiliar o sexo feminino na gestação eram repassados de mães para filhas.

Atualmente, a graduação em Medicina é obrigatória para o exercício do profissional, sendo especialistas e residentes em Obstetrícia. A profissão é de grande prestigio e admiração, afinal  é o cuidado e o ofício da profissão em lidar com o nascimento das crianças e a qualidade de vida da mulher.

Você sabia que a primeira mulher a se formar e exercer a Medicina no Brasil teve sua especialização em Obstetrícia? Rita Lobato Velho Lopes (1866 – 1954) além de especialista na área, esteve presente e ativa na política feminina brasileira e nos direitos das mulheres.

Confira outras curiosidades que você vai encontrar aqui:

Como surgiu o Dia do Obstetra?

Bem, não encontramos registros oficiais que respondam a esta perguntas. Mas acredita-se que a origem do Dia Nacional do Obstetra está ligada à Igreja Católica. Mais especificamente a São Zenão de Verona, considerado o santo protetor dos recém-nascidos.

Se levarmos em consideração o significado da palavra “obstetra”, que vem do latim “obstare”, isto é, “ficar ao lado”, temos aí um dos grandes ofícios de Zenão.

Isto porque ele ficava junto às crianças que estavam aprendendo a andar, lá na Mauritânia, por volta do ano 300 d.C. Ele também era bispo na cidade de Verona.

A data do seu falecimento é 12 de abril de 371 d.C. Este, portanto, pode ser o motivo da data escolhida do Dia Nacional do Obstetra.

E quanto ao dia 30 de outubro – Dia do Ginecologista e do Obstetra?

Em 30 de outubro, as homenagens também são para os obstetras, mas se estendem aos ginecologistas.

A data foi escolhida por ser o dia de criação da FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia).

A instituição surgiu em 1959, na sede da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, durante a XI Jornada Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

O que faz um Obstetra?

Quem escolher seguir esse caminho na Medicina se especializará em técnicas e conhecimentos empregados nos cuidados das gestantes, parturientes, recém-nascidos e seus familiares. A atuação acontece em postos e unidades básicas de saúde, hospitais, maternidades, casas de parto e clínicas.

Atuação de um Médico Obstetra:

  • Acompanhamento no pós-parto: observar a paciente durante o primeiro mês após o parto. Orientar sobre os cuidados necessários para esse período;
  • Apoio familiar: orientar ao parceiro (a) e aos familiares  sobre a importância nas responsabilidades e no auxílio com o bebê nos primeiros dias;
  • Atendimento a recém-nascidos: acompanhar o bebê durante o período neonatal, para verificar alimentação, peso e cuidados gerais;
  • Partos: podemos dizer que a principal função do profissional. Realização de partos normais em clínicas, hospitais ou em domicílio. Pode estar sozinho ou com uma equipe especializada;
  • Pré-natal: orientar fisicamente e emocionalmente a gestante durante toda sua gravidez. Solicitar exames para verificar o estado de saúde da mãe e do bebê, medir pressão arterial e procedimentos no consultório;
  • Saúde da mulher: preparar a gestante para exames ginecológicos.

Ofícios da profissão

No canal do Youtube Doutor TV,  o Doutor Michel Mandelman – ginecologista e obstetra, fala sobre os aspectos práticos de um pré-natal, o auxílio do profissional com as pacientes, a importância da rotina da gravidez, a prevenção de doenças e a importância do obstetra para uma gravidez saudável. Acompanhe:

Aplicativos para obstetras

Confira a seguir alguns aplicativos destinados aos cuidados da mulher, o processo de gestação, ferramentas que podem ajudar os médicos no acompanhamento da gravidez de suas pacientes e também acompanhar estagiários na Ginecologia e Obstetrícia.

Aplicativos para Médicos Obstetras

1 – ACOG

ACOG é o aplicativo oficial da American College of Obstetricians and Gynecologists. Todo em inglês, ele contém diretrizes clínicas, ferramentas de cálculo gestacional e recursos educacionais para obstetras.

Disponível para iOS e Android.

2 – ProDoctor Medicamentos

O ProDoctor Medicamentos é um aplicativo de referência no mercado brasileiro para consulta de bulas, genéricos, similares etc.

De acordo com a farmacêutica Rafaela Nassif, umas das responsáveis pelo aplicativo, na ProDoctor, “o principal diferencial do Medicamentos, no que diz respeito à área da obstetrícia, é a forma como são mostradas as informações sobre o risco de uso dos medicamentos durante a gravidez e a lactação. Elas são exibidas com destaque, separadas da bula, o que permite uma maior agilidade na hora de realizar a prescrição desses medicamentos a esse grupo de pacientes”, nos conta.

3 – ProDoctor Software

Ideal para a gestão da sua clínica ou consultório. O ProDoctor possui tudo o que você precisa para manter tudo organizado e as pacientes satisfeitas.

O sistema oferece agenda médica personalizada, prontuário eletrônico, prescrição prática e segura, faturamento, financeiro e estoque.

Além disso, há outras funcionalidades que podem ser adquiridas, como Telemedicina, eleita case global da Amazon AWS, e confirmação de consulta via WhatsApp verificado e homologado, o que tem garantido uma taxa de resposta próxima de 90%.

 Leia também: Por que devo adotar um software de gestão?

Aplicativos para pacientes

Aplicativos para gestantes e futuras mamães

1 – Baby Center

este aplicativo é projetado para ajudar futuras mães a acompanhar sua gravidez, mas também oferece recursos úteis para obstetras, como gráficos de crescimento fetal e informações sobre nutrição e exercício durante a gravidez.

Disponível para iOS e Android.

2 – Sprout – Nascer

O app foi desenvolvido por médicos em parceria com as futuras mamães. Segundo o depoimento da Dra. Karen Abrão, Médica Ginecologista e Obstetra, Doutora em Obstetrícia e Ginecologia pela USP, “‘Nascer’ permite que as pacientes acompanhem de maneira detalhada a evolução da gravidez, obtendo informações confiáveis de maneira fácil e objetiva”.

Baseado nos Guidelines da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), traz belas imagens coloridas e modelos em 3D com um diário interativo de gravidez que permite registrar e guardar todos os momentos especiais durante esse período.

 Gratuito e em português. Disponível para iOS.

Aplicativos para estudantes de Obstetrícia

Aplicativos para estudantes de Obstetrícia

1 – CoreMed Ginecologia

O aplicativo fornece aos usuários um manual digital completo e resumido em Ginecologia e Obstetrícia. Utilizável mesmo em modo off-line para consultas de: doenças, tratamentos e terapias, sinais e sintomas, diagnóstico e exame e as diretrizes nacionais e internacionais.

O aplicativo também é um importante arquivo de leituras científicas e acadêmicos envolvidos em várias conferências nacionais e internacionais.

Disponível para PCs Windows e Mac.

2- MedScape

Este aplicativo é uma ferramenta de referência médica ampla que oferece informações sobre doenças, medicamentos e diretrizes clínicas relevantes para a obstetrícia.

Disponível para iOS e Android.

A você, Obstetra, a nossa homenagem. Parabéns pelo seu dia!

Você pode se interessar por