Dia Nacional de Prevenção da Obesidade - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Datas Comemorativas da Saúde

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

O 11 de outubro passou a ser conhecido oficialmente como Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. No Brasil, a obesidade é um problema de saúde pública e o índice de crianças com sobrepeso é de 15%. Dados recentes do IBGE indicam que em 35 anos a população mudou seu padrão físico de forma preocupante. A dieta, antes mais equilibrada, agora está repleta de alimentos com poucos nutrientes.

A medida da circunferência abdominal reflete, de forma indireta, o conteúdo de gordura entre os órgãos da região. A OMS estabelece que a medida igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres já aumenta o risco, especialmente para doenças ligadas ao coração. Assim, o combate e a prevenção estão na ordem do dia, uma vez que a questão é grave e adquire proporções de epidemia.

É importante que haja uma conscientização da população para mudar os hábitos alimentares, estimular medidas preventivas e adotar algum tipo de atividade física a fim de alcançar melhor qualidade de vida, além de apoio psicológico, quando necessário. Eliminar gordura abdominal por meio da redução da ingestão calórica e prática de atividades aeróbicas, como caminhada, bicicleta e corrida, pode trazer muitos benefícios, reduzindo os riscos de doenças.

O excesso de gordura corporal é a grande característica da obesidade, provocada por inúmeros fatores, desde os nutricionais, fisiológicos e genéticos, até os psiquiátricos e psicológicos, passando pelos comportamentais e ambientais.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o parâmetro utilizado com maior recorrência para estabelecer o diagnóstico entre os adultos. São consideradas obesas as pessoas com IMC acima de 30, enquanto as situadas na faixa de 25 e 29,9 são portadoras de sobrepeso. Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo têm o IMC maior que 30, o que caracteriza obesidade tipo I, que pode desencadear problemas de saúde, como diabetes tipo 2, hipertensão, disfunções cardíacas e nas articulações..

Aplicativos que ajudam a perder e controlar o peso

Aplicativos que ajudam a perder e controlar o peso

Também neste embate a Tecnologia da Informação é uma forte aliada da Medicina. Atualmente, inúmeros aplicativos estão disponibilizados, seja monitorando as informações das suas atividades e da alimentação, seja apresentando inclusive recompensas pelos exercícios realizados. Já falamos aqui sobre alguns aplicativo e, para comemorar a data de hoje, retomamos e ampliamos a listagem.

1 – My Fitness Pal

O aplicativo My Fitness Pal contém informações nutricionais e calóricas dos alimentos e disponibiliza ferramentas com conteúdos diversos para auxiliar o paciente no controle do peso e manutenção da forma. Disponível para Android e iPhone, em português e gratuito.

2 – Tecno Nutri

Também disponível para Android e iPhone, o TecnoNutri estabelece um perfil conforme o índice de massa corporal do paciente. A partir daí, determina a quantidade de calorias que o indivíduo necessita consumir a cada dia. Além disso, faz todo o acompanhamento dos nutrientes de cada alimento absorvido.

3 – Freeletics

O Freeletics é indicado para aqueles que querem manter a forma, mas não morrem de amores pelas academias. Então, o aplicativo faz a sua parte, propondo uma série de exercícios sem a utilização de aparelhos, com os treinamentos preparados conforme os dados de cada pessoa, no período de 15 a 45 minutos, com grande intensidade. Da mesma forma que os anteriores, está disponível para Android e iPhone.

4 – Dieta e Saúde

Baseado na dieta dos pontos, o Dieta e Saúde é um programa de emagrecimento que incentiva a pessoa a consumir o que gosta, sem fazer restrição. A pessoa deve apenas informar ao programa o que come durante o dia, verificando então como se posicionará dentro da tabela com a recomendação de pontos. Disponível para Android e iPhone.

5 – Mova Mais

Primeiro aplicativo brasileiro nesta área, o Mova Mais estimula as atividades físicas propondo recompensas e tem como objetivo se integrar a aplicativos que monitoram as atividades do usuário. Ao acompanhar a rotina de atividades físicas, determina uma pontuação que, acumulada ao longo do tempo, poderá ser revertida em passagens aéreas, diárias em hotel, ingressos de cinema, equipamentos esportivos ou aquisição de churrasqueiras, dentre outros benefícios.

6 – Pact

Desenvolvido no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), o Pact não só utiliza o recurso da recompensa, como aprofunda sua estratégia de marketing. Além de estimular a assiduidade nas atividades e de recompensar pela dieta mais saudável a ser seguida, de outro lado penaliza aqueles que não cumprirem a meta semanal estipulada, fazendo-os pagar pelo objetivo não cumprido. Embora esteja disponível para usuários brasileiros, para iOS e Android, está sem tradução para a língua portuguesa, o que faz com que tenha restringido seu alcance.

7 – All-in fitness

Um aplicativo considerado bastante completo é o All-in fitness, que disponibiliza mais de 1200 exercícios, contendo vídeo explicativo acerca da maneira como devem ser executados. Também traz dicas importantes de como se alimentar corretamente, um contador de calorias e ainda uma ferramenta que calcula o Índice de Massa Corporal do usuário.

8 – Hydro beba água

Hydro beba água é um aplicativo gratuito para Android e iOS que ajuda o usuário a controlar a ingestão de água durante os dias. O aplicativo calcula, de forma personalizada, a quantidade de água que o usuário deve beber diariamente e emite alertas de tempos em tempos lembrando-o de beber água para atingir a meta. Permite ainda que sejam realizadas estatísticas e registros de atividades.

9 – FitSatr

Fechando a lista, o FitStar se apresenta como um aplicativo para treino pessoal focado em exercícios personalizados, seguindo as características físicas do usuário. Este deverá fornecer seus dados, sendo então submetido a um teste de aptidão, a fim de que seja criada para ele uma rotina de atividades personalizada, podendo desbloquear para realizar novos treinos.

Você pode se interessar por