Dia Nacional de Combate ao Colesterol - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Datas Comemorativas da Saúde

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

A comunidade médica comemora hoje, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Data oportuna em que é ressaltada a importância para se mudar hábitos, ter uma alimentação saudável e evitar o sedentarismo. Assim como os triglicérides, o colesterol passou a ter uma fama muito ruim, sendo apontado comumente como grande responsável por males que atingem o coração.

Dados oficiais da Sociedade Brasileira de Cardiologia revelam que cerca de 40% dos adultos e 20% dos jovens têm colesterol elevado. Como não apresenta sinais, somente pode ser detectado através de exames laboratoriais. O colesterol pode não gerar complicações, mas ajuda a desenvolver doenças cardíacas e, para identificar e tratar as complicações, o médico precisa avaliar as alternativas de procedimento, levando em consideração o contexto clínico, para então solicitar desde um eletrocardiograma até um cateterismo cardíaco ou uma tomografia cerebral.

A restrição de gorduras saturadas e a atividade física aeróbica regular podem reduzir as taxas do colesterol ruim (LDL) e elevar o nível do colesterol bom (HDL). Para os pacientes que sofrem com as altas taxas do colesterol, os médicos atentam para a importância não apenas dos remédios que devem tomar, mas aconselham principalmente para que procurem ter uma qualidade de vida melhor.

Campanhas em Belo Horizonte e Rio de Janeiro

Nesta terça-feira, dia 7 de agosto, foi montada no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), Rio de Janeiro, uma tenda com realização de exames de glicose e aferição de pressão, além de distribuição de panfletos informativos sobre colesterol.

A Dra. Cynthia Valério (presidente do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da SBEM) falou sobre a campanha e a importância da interação de outros profissionais da saúde na mobilização. A médica ainda destacou que a ação foi antecipada devido a realização do CBEM, que acontece de 7 a 11 de agosto, em Belo Horizonte.

O presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM, Dr. Ricardo Meirelles, falou da parceria com o IEDE e dos desafios no combate ao colesterol.

Aplicativos que ajudam a previr os riscos do colesterol

Aplicativos para controle das vacinações

Cada vez mais os aplicativos integram o cotidiano das pessoas. No setor médico, são ferramentas de grande importância para auxiliar o trabalho dos profissionais, com evidente tendência de fortalecimento nos próximos anos. Abaixo, sugerimos aplicativos que poderão auxiliar tanto o médico quanto o paciente.

1- Mova Mais e Pact

Aplicativos recompensam os usuários pelas atividades físicas realizadas, convertendo-as em pontos que são acumulados ao longo do tempo e podem ser trocados por milhagens de avião, produtos, ingressos, etc. Pode ser uma ótima forma de motivar a prática de exercícios físicos.

2- TecnoNutri

Para ajudar o paciente a ter uma alimentação saudável. Gratuito para Android e iOS, o aplicativo é um assistente pessoal de dieta, onde você registra suas refeições e acompanha quantas calorias consumiu no dia, se já atingiu a quantidade diária de nutrientes ou exagerou na gordura.

3- Handy Logs Heart

É um aplicativo gratuito que permite controlar a tensão arterial, colesterol, dieta, glicemia, insulina e calorias, dentre outras funções. O software ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca e derrame cerebral, permite a visualização das condições de saúde do coração através dos gráficos, salvar informações do estado de saúde do usuário e enviar dados diretamente para o médico ou familiares, além de receber informações de como está a saúde de seus familiares. É uma ferramenta que pode ajudar muito o médico.

4- SmartCARD

Smartphone Cholesterol Application for Rapid Diagnostics é um dispositivo que analisa uma gota de sangue depositada sobre uma tira de teste, na qual está contido um reagente que modifica a cor do sangue conforme o teor de colesterol contido nele. É considerado como importante aliado para as pessoas com excesso de colesterol, permitindo que elas monitorem a saúde de forma mais fácil, prevenindo-se de problemas cardiovasculares mais graves. Seus desenvolvedores o consideram um método mais simples e barato que o exame de sangue convencional.

O aplicativo para medir o colesterol foi criado por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos,e começa a funcionar a partir do momento em que uma gota de sangue, obtida ao espetar a ponta do dedo com uma agulha, é colocada sobre uma tira de teste. A tira separa os componentes do sangue e muda de cor, após a ação do reagente e de acordo com o teor de colesterol encontrado.

Após isto, a tira é inserida no dispositivo acoplado ao smartphone, ficando posicionada em frente à câmera e ao flash de LED do celular. No passo seguinte, o software faz a análise colorimétrica da imagem capturada e, segundos depois, mostra os resultados na tela. Além de mostrar a dosagem total, os desenvolvedores pretendem, ainda, detalhar o resultado com as taxas de “colesterol bom”, “colesterol ruim” e triglicérides.

Você pode se interessar por