Dia Nacional da Mamografia - Blog ProDoctor Softwares Médicos
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Datas Comemorativas da Saúde

Dia Nacional da Mamografia

O Dia Nacional da Mamografia, comemorado dia 05 de fevereiro, tem como objetivo sensibilizar as mulheres acerca da importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte na população feminina no Brasil, onde são estimados mais de 50 mil novos casos por ano.

No mundo, é a principal causa de óbitos, principalmente na faixa entre 39 e 58 anos. 

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na Região Norte, onde o câncer de colo do útero ocupa a primeira posição.

Cerca de 1,4 milhão de casos novos dessa neoplasia são esperados anualmente em todo o planeta, o que representa 23% de todos os tipos de câncer.

A importância da Mamografia

Um ponto importante para reflexão neste Dia Nacional da Mamografia recorre sobre a “aderência” ao exame. Segundo dados do Instituto nacional do Câncer (INCA), 70% das brasileiras entre 50 e 69 anos têm acesso à mamografia – incluindo rede pública e privada.

Porém, números da Pesquisa Avon/IPSOS – Percepções sobre o Câncer de Mama – revelam que apenas 20% delas fazem a mamografia ao menos a cada dois anos.

O Ministério da Saúde recomenda que as mulheres iniciem seus exames a partir dos 40 anos, com intervalos de 1 a 2 anos. Todavia, em casos de mulheres com históricos na família, o que representa em média 10% dos casos de câncer de mama, o ideal é que a mamografia seja realizada já a partir dos 35 anos.

 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a taxa de mortalidade por câncer de mama ajustada pela população mundial apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira, com 13,68 óbitos/100.000 mulheres em 2015. A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia. [3]. Na população feminina abaixo de 40 anos, ocorrem menos de 10 óbitos a cada 100 mil mulheres, enquanto na faixa etária a partir de 60 anos o risco é 10 vezes maior.

Aplicativos que ajudam na prevenção e tratamento

1- Câncer de Mama: Beyond The Shock

Aplicativo em português que dá suporte à saúde da mulher com o diagnóstico de Câncer de Mama e que está lutando para vencer essa batalha.

Gratuito, com uma interface simples e feminina, Beyond the Shock ajuda as mulheres a entenderem melhor a enfermidade ao permitir a troca de experiências entre portadoras da moléstia, proporcionar suporte psicológico às mulheres e possibilitar que tirem suas dúvidas mais frequentes com aquelas que já passaram pela triste experiência.

Disponível para iOS.

2- Mamografia App

A plataforma do MamografiApp é bastante simples e seu conteúdo destina-se à prática técnica-científica de estudantes e profissionais da Radiologia.

O aplicativo disponibiliza imagens, posicionamentos, artefatos, anatomia da mama, conceitos, dicas de livros e espaços para redes sociais, trazendo diversas informações sobre a Mamografia.

Disponível para Android

3- Breast and Pec Check

O aplicativo possibilita a identificação de irregularidades com antecedência no corpo da mulher, através das medições realizadas mensalmente e com a recomendação de se realizar exames médicos caso haja necessidade.

Tanto homens quanto mulheres recebem orientações acerca da correta execução do autoexame e aqui é bom lembrar que os homens também podem desenvolver o câncer de mama.

Disponível para Android e iOS.

4- Outubro Rosa Neo Mama

Trata-se de um aplicativo do Instituto NEO MAMA, que incentiva seus usuários a entrar no movimento “Outubro Rosa” postando selfies.

Ele ensina a realizar o autoexame de mama e enfatiza sua importância para se chegar a um diagnóstico precoce da enfermidade.

O app atualiza permanentemente as informações acerca do Outubro Rosa e do Instituto NEO MAMA, funcionando de uma forma bastante simples: basta tirar uma selfie, escolher um sentimento positivo e adicionar a marca do “Outubro Rosa”. Depois é só compartilhar com os amigos e participar da corrente em favor do câncer de mama.

5- Autoexame das mamas

Aplicativo que disponibiliza um guia detalhado da técnica de autoexame de mama, trazendo uma série de imagens interativas que permitirão ao usuário realizar um exame rápido e eficaz, além de explicar detalhadamente os sinais de alerta para que consulte um médico.

O app destina-se a todas as mulheres com mais de 20 anos, que podem desenvolver doenças da mama, mesmo que não sejam tumores. Disponível para Android e iOS.

Você pode se interessar por