Dia do Terapeuta Ocupacional
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Datas Comemorativas da Saúde

Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional

Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional

Comemorado no dia 19 de janeiro, o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional, reforça a responsabilidade nos cuidados da prevenção e do tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.

A especialidade contribui para o tratamento de traumatismos cranianos, acidentes vasculares cerebrais, artrite reumatoide, esclerose múltipla, Parkinson e Alzheimer, dentre outros. Os profissionais atuam em hospitais psiquiátricos, instituições de apoio a dependentes químicos e centros prisionais. Em outras áreas, como na Pediatria,  o especialista desenvolve tratamentos para crianças com hiperatividade, atrasos de desenvolvimento, deficiência motora e mental, dificuldades de aprendizagem e disfunções sensoriais.

Ao elaborar uma programação com atividades físicas ou artísticas, o terapeuta ocupacional cuida de pessoas que apresentam disfunções relacionadas à alimentação, trabalho, higiene e forma de se vestir que interferem na realização de suas tarefas cotidianas. A terapia ocupacional não existe para preencher o tempo ocioso das pessoas, pelo contrário, tem como objetivo devolver a capacidade das pessoas, habilitando ou reabilitando os indivíduos para desempenhar suas atividades rotineiras.

Aplicativos que podem ajudar o Terapeuta Ocupacional

Aplicativos que podem ajudar o Terapeutas Ocupacional

Selecionamos alguns aplicativos que podem auxiliar o Terapeuta Ocupacional no trabalho diário no tratamento de seus pacientes. Confira:

1 – MathBoard

O aplicativo para iPad, iPhone ou iPod touch é considerado excelente para o aprendizado da matemática. Ele trabalha com cálculos e dá ao usuário uma operação com cinco respostas possíveis. Em um espaço da tela, a operação pode ser montada e resolvida como se a pessoa estivesse escrevendo em um papel.

O MathBoard encabeça a lista dos principais aplicativos educacionais do mundo. Aprovação no ensino de problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão. Sem decorebas e nada de adivinhações. Além disso, apresenta um grande número de opções de customização, proporcionando diversão para crianças de todas as idades. Cada atividade é baseada no ajuste de nível atual. Assim, a dificuldade varia conforme o conhecimento do usuário.

2 – Next-number

Desenvolvido pela Vito Technology é considerado um aplicativo perfeito para reabilitação e estimulação de funções cognitivas. Foi concebido com o objetivo de melhorar a concentração, a velocidade e a memória visual, além de requerer outras habilidades do usuário.

O Terapeuta Ocupacional e outros profissionais que trabalham com cognição poderão associar o aplicativo à avaliação cognitiva chamada “Trilhas”. Contudo, é importante destacar que o Next-number não tem a intenção de fazer uma avaliação dos níveis de atenção e velocidade, esse processo deverá sempre ser realizado por um profissional da área.

Disponível na Apple Store e no Google Play.

3 – ABC Palavras

Este app, disponível na Apple Store em Português e Inglês , tem como objetivo formar palavras. A imagem de um objeto surge na tela e o usuário, ao tocá-la, ouve a palavra que deve ser formada.

O ABC Palavras é educativo e divertido e é assim que ensina as crianças a soletração e a construção de orações básicas em Português e Inglês. Além de ser fácil de aprender e jogar, para iniciantes é possível conhecer o abecedário em uma versão divertida.

4 – Matrix Game

Alguns especialistas colocam este software como a melhor representação do trabalho cognitivo, tanto no plano da estimulação quanto da reabilitação.

A série contém três apps gratuitos: Matrix Game 1 (projetado para crianças de 4 anos +), Matrix Game 2 (crianças de 5 anos +) e Matrix Game (crianças de 6 anos +). Desenvolvido pela My First App,  a empresa tem a educação como foco de atuação.

Os três programas propõem um desafio, especialmente, de percepção visual e atenção. O Matrix 1 trabalha com gráficos infantis, o Matrix 2 disponibiliza temas para crianças um pouco mais velhas e pré-adolescentes, enquanto o Matrix 3 é destinado para o usuário mais “adulto”.

O Matrix Game possibilita o desenvolvimento das habilidades de percepção visual, como discriminação visual. Ajuda a desenvolver a atenção e a concentração, orientação espacial e princípios de classificação e categorização. Além disso, permite que sejam desenvolvidas funções executivas como planejamento e perseverança. Inicialmente, Matrix 2 e 3 trabalham com formas usando cores e outros contornos.

Os aplicativos estão disponíveis na Google Play e na Apple Store.

5 – Opposites

Trata-se de um aplicativo simples e que trabalha bem o conceito de opostos, objetivando desenvolver capacidades cognitivas importantes como categorização, conceitualização, relações, generalização e abstração. Além disso, auxilia no desenvolvimento da percepção visual e motora. Além do apoio do Terapeuta Ocupacional, a ajuda dos pais é importante para desenvolver capacidades de linguagem, como nomear os objetos e as cores.

O Opposites 1 foi concebido para crianças com mais de 2 anos, enquanto o Opposites 2 destina-se às crianças com mais de 3 anos. O objetivo do jogo é juntar os pares opostos, arrastando-os para o centro. É mais um  app de uma série de jogos educativos para crianças da MyFirstApp.com.

6 – Toddler Puzzle Shapes

Disponível na Apple Store com opções em Português, o aplicativo intercala dois tipos de desafios: encaixar a forma correspondente ao contorno que aparece em destaque e montar um quebra-cabeça de quatro peças. Neste, ao tocar na peça, o usuário recebe uma dica visual de onde ela deve ser encaixada, uma vez que a parte correspondente do tabuleiro começa a piscar.

Ideais para crianças bilíngues e acima de 2 anos, os Toddler Puzzle Games foram desenvolvidos por pais e testados por crianças, resultando em jogos divertidos e educativos. Mas, além da diversão, auxiliam de maneira eficaz no desenvolvimento da percepção visual e de habilidades motoras finas.

Cada acerto é comemorado com palmas, e se a criança não acertar, o iPhone vibrará emitindo um som de “oops”. Ela poderá tentar fazer 9 tentativas e, a cada três jogos, um mini-quebra cabeças surge na tela, com quatro peças que devem ser arrastadas pela criança até completar a figura.

7 – Memory Life

O aplicativo desenvolvido sob a orientação da terapia ocupacional possui jogos com o objetivo de estimular a cognição dos idosos. Visa sua atenção as doenças que atingem o público mais velho, como o Alzheimer.  Entre as atividades proposta,  tem os mini-jogos: “Encontre o Objeto”, “Escute os Sons” e “Organize o Dinheiro”. Os exercícios são divididos em três níveis: Básico, Intermediário e Avançado, sendo que dentro de cada um deles, possui três fases.

Disponível no Google Play.

8- Occupational Therapy Jobs

Voltado para os profissionais da área, esse aplicativo permite a pesquisa por vagas de emprego para terapeutas ocupacionais. Com ele, é possível pesquisar candidatos, trabalhos assistentes de TP, nomes de médicos e diretores ligados a especialidade em hospitais, centro médicos e ambulatórios. A ferramenta ainda disponibiliza conteúdos educacionais abrangindo o conhecimento do terapeuta.

Gratuito e disponível na Apple Store e no Google Play.

Ofícios da profissão

Entre o amor e o prazer da profissão, a terapeuta ocupacional Maria Hercília relata suas atividades diárias e toda sua entrega a graduação que escolheu. Em vídeo, relata toda atenção e cuidado que alimenta seu dia a dia e enriquece suas experiências profissionais e pessoais. Produzido pela Unifor (Universidade de Fortaleza) , a especialista ressalta a importância da tecnologia como aliada no desenvolvimento psicológico, fisiológico e cinesiológico dos pacientes. Confira:

Você pode se interessar por