Blog

Dia Mundial do Rim

Atualizado em 29/03/2019

Dia Mundial do Rim - Aplicativos para Nefrologistas e pacientes renais

Será comemorado na próxima quinta-feira (14) o Dia Mundial do Rim. Neste ano, o tema da campanha é Saúde dos Rins Para Todos, que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a alta e crescente presença de doenças renais em todo o mundo. Nesse sentido, também tem como alvo desenvolver estratégias para a prevenção e o gerenciamento da enfermidade.


A saber, estima-se que haja atualmente no planeta 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano e apresenta uma progressiva taxa de mortalidade.


Desse modo, importante fator de risco para a DRC, a Injúria Renal Aguda (IRA) atinge mais de 13 milhões de pessoas, com a incidência de 85% dos casos em países de baixa e média renda. Dessa forma, o número estimado de mortes provocadas pela IRA é de 1,7mi. Tanto a DRC quanto a IRA apresentam números significativos de morbidade e mortalidade entre as crianças.


Em nosso País, o Dia Mundial do Rim tem sua campanha coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. A entidade desenvolveu material informativo e educativo sobre os fatores de risco para a Doença Renal Crônica para todas as regiões. Assim, pretende estimular os cuidados com a saúde dos rins. A data foi  concebida para ser comemorada na segunda quinta-feira do mês de março.


  Leia também: Dicionário de termos técnicos do consultório médico


Missão


Neste Dia Mundial do Rim, alguns pontos da campanha são fundamentais:



  •  Incentivar e adotar estilos de vida saudáveis (acesso à água potável, exercícios, dieta saudável, controle do tabagismo. Muitos tipos de doenças renais podem ser prevenidos, retardados e/ou controlados quando medidas apropriadas de prevenção estiverem em vigor.

  • Fazer o rastreio (screening) de doenças renais e uma intervenção de cuidados de saúde primários incluindo o acesso a ferramentas de identificação (por exemplo, análises de sangue (como a dosagem da Creatinina) e exames de urina. O rastreamento de indivíduos de alto risco e o diagnóstico e tratamento precoces são eficazes em termos de custo para prevenir ou retardar doenças renais em estágio terminal.

  • Garantir que os pacientes com doenças renais, mesmo quando desprovidos de condições financeiras, recebam os serviços básicos de saúde que necessitam (por exemplo, o controle da pressão arterial e do colesterol, acesso aos medicamentos essenciais) para retardar a progressão da doença.

  • Apelar ao poder público que implante e aprimore políticas transparentes que regulem o acesso universal e sustentável a serviços avançados de cuidados de saúde (por exemplo, diálise e transplantes) e uma melhor proteção financeira aos centros de tratamento à medida que mais recursos se tornem disponíveis.

  • Quebrar barreiras socioeconômicas e expandir o acesso a serviços abrangentes para atender às necessidades da população é essencial para garantir uma atenção equitativa aos rins e aumentar a qualidade.


Desafios


Mesmo com o crescente diagnóstico de doenças renais, em todo o planeta, persistem a disparidade e a desigualdade na saúde renal. Alguns fatores que agravam frequentemente a DRC e a IRA:



  • condições sociais

  • discriminação de gênero

  • falta de informação em relação às doenças renais

  • riscos ocupacionais

  • poluição do meio ambiente


Tratamentos


O transplante é considerado o tratamento com melhor relação custo-benefício para a DRC. Mas, alguns fatores representam importantes barreiras, tornando a diálise a única opção viável. Confira a lista das dificuldades:



  • o procedimento cirúrgico

  • a infraestrutura

  • a exigência de equipes altamente especializadas

  • a disponibilidade de doadores de órgãos

  • a necessidade de diálise durante a espera, quando não é possível o transplante preemptivo

  • os requisitos legais

  • o viés cultural existente em muitos países contra a doação de órgãos


Em resumo, para maiores detalhes, clique aqui.


  Leia também: Aplicativos para médicos


Dia Mundial do Rim: Aplicativos para Nefrologistas e seus pacientes


Dia Mundial do Rim: Aplicativos para Nefrologistas e seus pacientes


1 – Prescrições Médicas em Nefrologia


Este aplicativo tem como objetivo fornecer prescrições de medicamentos e tratamentos mais usados para cada tipo de enfermidade de uma maneira didática e destinada ao uso cotidiano do nefrologista.


Aborda Cistite, Hipercalcemia, Hipercalemia, Hiperfosfatemia, Hipermagnesemia, Hipernatremia, Hipocalcemia, Hipocalemia, Hipofosfatemia, Hipomagnesemia, Hiponatremia, Infecção do Trato Urinário, Nefrolitíase, Pielonefrite, Prostatite, Rabdomiólise e Síndrome Nefrótica.


Além disso, relaciona as 200 drogas que são mais usadas em Emergência e CTI, com seu conteúdo 100% offline. Por fim, o Prescrições Médicas em Nefrologia é atualizado conforme a demanda dos seus usuários.


Está disponível para dispositivos iOS e Android.


2 – Nefrologia On-Demand


O programa é bem organizado e apresenta como atrativo uma secção de Medicina baseada na evidência de ajuda para as tomadas de decisões clínicas, com formulários interativos na aptidão para DPAC/CCPD, o prognóstico da nefropatia por IgA, o risco de fracasso primário da fístula artério-venosa e o risco de mortalidade com hemodiálise.


Além disso, referencia links para seu site, com uma extensa variedade de materiais educacionais, para vídeos e textos completos de todas as orientações emanadas de diversas associações nacionais da especialidade. Também disponibiliza um fórum de discussão com diversos temas específicos e um calendário de conferências. Várias funções necessitam de acesso à Internet e as calculadoras estão disponíveis sem conexão.


Está disponível em inglês para dispositivos iOS e Android.


3 – Guia de Bolso NKF


Inteligente e fácil de usar, este app é chancelado pela Fundação Nacional do Rim dos Estados Unidos destina-se às avaliações nutricionais e às prescrições de receitas de nutrientes para pacientes que padecem com a enfermidade renal. Requer algumas informações básicas do pacientes e informações sobre comorbidades, trazendo ainda um formulário digitalizado para a avaliação subjetiva global.


Está disponível em inglês, gratuitamente para dispositivos iOS e Android.


4 – NKF Transplante


Outro software desenvolvido pela NKF, destinado agora aos pacientes e concebido no formato de FAQ (Perguntas Mais Frequentes). Tem como objetivo dar-lhes apoio após a realização de um transplante de rim. Com uma interface elegante e amigável, traz respostas curtas e de fácil compreensão.


Além disso, o app abrange as preocupações dos enfermos acerca de inúmeros, acrescentando informações sobre assistência em programas para o paciente e as possíveis complicações no início e final do período pós-operatório.


Está disponível em inglês, gratuitamente para dispositivos iOS e Android


5 – H2Overload


Mais uma aplicação da NKF, tendo como alvo os enfermos acometidos por problemas renais. Ajuda os pacientes a manter o controle de ingestão de líquidos, pressão arterial e peso para assegurar uma ótima homeostase. Além disso, disponibiliza uma agenda de compromissos e uma lista de medicamentos, além de trazer conselhos sobre a manutenção do equilíbrio de fluidos. Também reserva um espaço para perguntas e mantém um perfil do paciente.


Está disponível em inglês, gratuitamente para dispositivos iOS.


Por fim, esperamos que tenham gostado da nossa seleção de aplicativos para Nefrologistas nesse Dia Mundial do Rim.


  Leia também: Guia completo do Imposto de Renda para Médicos