Dia Mundial do Coração: Cuide do seu coração com a ajuda da tecnologia
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Datas Comemorativas da Saúde

Dia Mundial do Coração

dia do coração

Ele é o nosso amigo do peito e está sendo saudado por todos hoje, quando se celebra o Dia Mundial do Coração. Em apenas um minuto, ele bate, em média, 72 vezes, lançando 5 litros de sangue para o corpo, totalizando 9,6 mil litros em um dia. A melhor forma de comemorar a data é trabalhar em prol de ações conjuntas para que ele continue trabalhando bem e diminuir a principal causa de morte nos países ricos e nos países emergentes: as doenças cardiovasculares, principalmente as que atingem nosso órgão vital.

As enfermidades que mais matam no planeta vêm lá do fundo do coração e, no Brasil, mais de 300 mil vidas são interrompidas, de forma prematura, a cada ano. Dentre as principais causas das doenças estão a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo. A hipertensão arterial, mais prevalente, é responsável direta por milhares de mortes atribuídas às doenças cardíacas.

Dia Mundial do Coração: Cuide do seu coração com a ajuda da tecnologia

dia do coração

Cuidados com a alimentação e a prática recorrente de bons hábitos são aliados fundamentais para manter a saúde do coração. Mas, a tecnologia também anda lado a lado com a Medicina, de forma cada vez mais marcante e fundamental, e hoje existem vários aplicativos que auxiliam o paciente na luta para manter a sua saúde, monitorando o coração e colaborando de forma decisiva para o tratamento das doenças que o afetam.

1 – Aplicativos para incentivar a prática de exercícios físicos

O Mova Mais e o Pact, por exemplo, recompensam os usuários pelas atividades físicas realizadas, convertendo-as em pontos que são acumulados ao longo do tempo e podem ser trocados por milhagens de avião, produtos, ingressos, etc. Pode ser uma ótima forma de motivar a prática de exercícios físicos.

2 – Aplicativos para ajudar a ter uma alimentação saudável

– TecnoNutri: Para ajudar o paciente a ter uma alimentação saudável existe o TecnoNutri. Gratuito para Android e iOS, o software é um assistente pessoal de dieta, onde você registra suas refeições e acompanha quantas calorias consumiu no dia, se já atingiu a quantidade diária de nutrientes ou exagerou na gordura.

– My Fitness Pal: Considerado um dos aplicativos mais completos, é similar ao TecnoNutri, pois o usuário registra suas refeições, acompanha as calorias ingeridas e o que ainda pode consumir. Sua cota aumenta quanto mais exercícios fizer. Traz gráfico sobre a qualidade da sua alimentação e permite adicionar amigos pelo Facebook. Disponível gratuitamente para download na AppStore, no Google Play e na Microsoft Store. Saiba mais informações no site.

3 – Aplicativos para controlar a pressão arterial

O Handy Logs Heart é um programa gratuito que permite controlar a tensão arterial, colesterol, dieta, glicemia, insulina e calorias, dentre outras funções. Ele ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca e derrame cerebral, permite a visualização das condições de saúde do coração através dos gráficos, salvar informações do estado de saúde do usuário e enviar dados diretamente para o médico ou familiares, além de receber informações de como está a saúde de seus familiares. É uma ferramenta que pode ajudar muito o médico.

4 – Aplicativos para ajudar ao usuário a parar de fumar

– QuitNow!: O QuitNow! é o aplicativo considerado por muitos como a ferramenta mais completa disponível no mercado para auxiliar no processo de abandono do cigarro. Permite saber o tempo exato que passou desde que a pessoa tomou a decisão, quanto dinheiro poupou e quais são as repercussões no seu corpo, com indicadores baseados na OMS sobre o processo de melhora da saúde. Possibilita que uma rede de usuários troque informações e um ajude o outro conversando entre si, obtendo ajuda, dicas e truques de outras pessoas, sempre no seu próprio idioma. Disponível para Android, e Windows Phone

– Meu último cigarro: Este aplicativo, como outros, também mostra uma série de estatísticas, mas todas embasadas e com argumentação no conhecimento médico. Traz um leitor de nicotina e de crises de ânsia e um medidor de monóxido de carbono no sangue, além de disponibilizar exemplos motivacionais e fatos médicos diariamente. Faz um comparativo que permite prever o aumento de expectativa de vida, risco de ataque cardíaco e câncer de pulmão.

Saiba mais sobre estes e outros aplicativos que ajudam a parar de fumar.

Você pode se interessar por