Dia Internacional da Síndrome de Down
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Datas Comemorativas da Saúde

Dia Internacional da Síndrome de Down

Dia internacional da Síndrome de Down

Comemorado no dia 21 de março (21/03), o Dia Internacional da Síndrome de Down marca a luta contra o preconceito e a inclusão desse grupo. Possui uma razão para a escolha e definição desta data, ela é referente a alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome aparece com “3” exemplares (trissomia).

A ideia foi concebida na Down Syndrome Internacional pelo geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu calendário oficial em 2006.

A enfermidade foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down e de lá para cá foram registrados muitos avanços nos âmbitos científicos e sociais, especialmente nas últimas três décadas. A tecnologia, juntamente, com a saúde tem uma participação ativa nesse processo, disponibilizando novas descobertas e aplicativos que auxiliam o tratamento e propiciam melhor acessibilidade e inclusão.

Tema do “Dia Internacional da Síndrome de Down” 2019

Dia internacional da Síndrome de Down

Inclusão social é o ponto central para as pessoas com síndrome de Down perante perante a sociedade. Há cada ano, um novo tema é proposto para o dia 21 de março e a partir dele questões são levantadas para o diálogo. Em 2019, o tema “Ninguém Fica Pra Trás” visando explicar como atitudes negativas e a falta de conhecimento sobre seu potencial faz com que indívíduos com Síndrome de Down sejam deixados para trás. O preconceito ocorre na sociedade em geral, mas também dentro do prórpio grupo.

Além disso, visa mostrar que em todas as áreas da vida pessoas com síndrome devem possuir oportunidades de serem incluídas com o mesmo grau de igualdade. A campanha será integrada a todas as atividades do DISD da DSi e incentivamos todos ao redor do mundo a fazerem o mesmo.

É possivel ainda participar online de eventos organizados pela Down Syndrome Internacional realizados na ONU Nova York e na ONU Genebra. Para acompanhar a campanha nas redes sociais, basta utilizar e procurar pelas hastags: #LeaveNoOneBehind, #WorldDownSyndromeDay, #WDSD19, #NinguemFicaPraTras, #DiaInternacionaldaSindromedeDown e #DISD19.

Objetivo da campanha

O objetivo é dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito e combatendo a desinformação e os mitos que rotulam uma diferença em um mundo marcado pela pressa,  insensibilidade, tolerância e paciência. É muito importante que todos tenham consciência de que cada pessoa com a Síndrome de Down tenha gostos específicos, personalidade própria e individual, habilidades e vocações distintas entre si.

Aplicativos para pessoas com Síndrome de Down

1- O Verdureiro

É um jogo conhecido como puzzle, um quebra-cabeças de legumes e frutas com fundo interativo com vários desenhos para colorir. Ao mesmo tempo que se diverte, a criança recebe estímulos que melhoram a atenção e a concentração, aprendendo os nomes dos vegetais e desenvolvendo uma melhor percepção visual e noções de categorização.

2- Color Trick DLX

 destina-se às crianças já em fase de alfabetização. Ao apresentar uma imagem e as letras que formam o seu nome, embaralhadas, propõe que a criança arraste e coloque cada letra em seu devido local. Educativo e divertido, ensina as crianças a soletração e a construção de palavras básicas em Português e Inglês.

Disponível para iOS.

3- Sound Touch Lite:

Com sua navegação facilitada, o aplicativo é referenciado como ideal para estimular a percepção visual e auditiva referente a animais e instrumentos musicais, além de proporcionar o aumento do vocabulário e de melhorar a discriminação auditiva dos sons onomatopaicos.

Disponível para Android e iOS

4- Panda Painting

 Um jogo de colorir que oferece estímulos visuais, de linguagem, de nomeação e de cores, além de proporcionar melhoras na coordenação motora. São 11 lápis com cores diferentes, com som do nome da cor, permitindo que a criança aprenda as cores de forma divertida.

Disponível para Android e iOS.

5- Baby Panda Show

Aqui a criança é estimulada para aprender o conceito de vestuário, brincando com um ursinho panda. Ela deve escolher as roupas para vesti-lo de forma correta, associando cada peça de vestuário à respectiva estação do ano.

6- Salud Down UC

O app visa ajudar e orientar pais e profissionais sobre o cuidado e recomendações na saúde de pessoas com síndrome de Down. Entre as utilidades do aplicativo, é possível encontrar: cuidados de saúde em geral, prevenção de acidentes, problemas frequentes e os cuidados necessários. Além disso, os responsáveis podem personalizar a plataforma com os dados do seu filho.

Disponível para Android.

Você pode se interessar por