Blog

Dia do Dermatologista

Atualizado em 14/03/2019

Dia do Dermatologista - Aplicativos de dermatologia

Os dermatologistas configuram atualmente a segunda maior sociedade do mundo e hoje comemoram o seu dia


A data remete ao dia de fundação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, primeira dentre as especialidades médicas fundadas no Brasil, em 05 de fevereiro de 1912, se não considerarmos a Pediatria como uma especialidade. No dia anterior, 18 médicos idealistas fundaram a SBD e a sessão inaugural ocorreu no Pavilhão Miguel Couto, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, tendo seu estatuto registrado no dia seguinte. O Dia do Dermatologista é comemorado desde 2000.

O Dermatologista é o profissional que diagnostica e trata as doenças que acometem a pele, a mucosa, as unhas e os cabelos.  Além de cuidar da saúde, está habilitado para cuidar da parte estética da pele.

O Medscape’s 2016 Physician Lifestyle Report, documento que reúne vários dados a respeito do estilo de vida dos médicos, define os Dermatologistas como os profissionais mais felizes no ambiente de trabalho. Seu relatório reuniu as respostas de mais de 15.800 médicos de 25 especialidades diferentes, com a Dermatologia surgindo em 1º lugar quanto ao grau de satisfação com a especialidade.

Para obter o título de Dermatologista, o profissional médico cursa seis anos de Medicina, submete-se a uma prova de seleção e cumpre mais três anos de formação específica. Depois, ainda precisa ser aprovado em um rigoroso exame para obter o título de Especialista em Dermatologia pela SBD.


Dia do Dermatologista - Aplicativos para Dermatologistas e seu pacientes


Aplicativos para Dermatologistas e seu pacientes


Os smartphones são importante braço auxiliar no tratamento em várias especialidades e nos EUA verifica-se uma tendência de atendimento remoto virtual por dermatologistas, como no caso dos aplicativos (que inclui também envio de pomadas). 


Perfeitamente integrados à vida cotidiana de médicos e pacientes, os apps contribuem para diminuir o sofrimento e salvar vidas, com inúmeros dedicados à Dermatologia


1 - Proteção UV


A SBDRJ lançou um programa de prevenção dos efeitos adversos do sol nas vias públicas.


Uma das iniciativas foi a criação de um aplicativo para divulgar o nível de exposição aos raios ultravioleta em cada cidade do Brasil ao longo do dia.


O programa pode ser baixado gratuitamente e indica qual o fator de proteção mais adequado para cada tipo de pele, além de mostrar se o usuário vai precisar usar o produto com base na previsão do tempo. Disponível para e iOS.


2 - SkinVision


Desenvolvido para dispositivos móveis focados em Medicina Preventiva, ajuda a manter a saúde da pele e permite detectar o câncer de pele. Saiba mais sobre suas funcionalidades, preço e links para download.


3 - MySkin – Skincare Advice


Aplicativo de uma rede social onde são compartilhadas informações sobre produtos e tratamentos voltados para a saúde da pele, baseando-se no tipo de pele e estilo de vida de cada indivíduo.


Disponível para iOS.


4 - Doctor Derm


O Doctor Derm é um guia de bolso completo e gratuito que oferece descrições e tratamentos para diversas doenças dermatológicas.


O aplicativo traz mais de 250 fotografias em alta resolução e, em cada uma, basta um toque para que seja ampliada.


5 - Ultraviolet UV Index


Aplicativo que mede e informa o índice de radiação UV de qualquer lugar do mundo, indicando qual a melhor maneira de proteger a pele.


Disponível para iOS.


6 - FotoSkin


Tem como objetivo educar os usuários quanto à prevenção do câncer de pele, mantendo no celular um histórico da pele de cada um, a fim de diagnosticar possíveis casos da enfermidade.


Através da câmera do smartphone é possível monitorar as pintas e manchas presentes na pele.


Além disso, disponibiliza um guia com informações médicas sobre as doenças e as mais diversas condições da pele. Alerta para a importância de se evitar as condições favoráveis para tais enfermidades e traz várias dicas e testes para o usuário.


Disponível para iOS.