Dia do Dermatologista | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Datas Comemorativas da Saúde

Dia do Dermatologista

Dia do Dermatologista - Aplicativos de dermatologia

No Dia do Dermatologista, 5 de fevereiro, a ProDoctor Software destaca a importância deste profissional responsável por diagnosticar e tratar as enfermidades que acometem a pele, a mucosa, as unhas e os cabelos. Além disso, sua importância é cada vez maior em termos de cuidados com a parte estética da pele.

A data é comemorada desde o ano 2000 e remete ao dia 5 de fevereiro de 1912,  marco de fundação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), primeira dentre as especialidades médicas no Brasil, se acaso não considerarmos a Pediatria como uma especialidade.

O dia anterior registra a sessão inaugural da Sociedade Brasileira de Dermatologista, concretizando o desejo e o trabalho de 18 médicos idealistas. O evento aconteceu no Pavilhão Miguel Couto, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, com o seu Estatuto sendo registrado no dia seguinte.

Os Dermatologistas configuram atualmente a segunda maior sociedade do mundo. No Brasil, o número de mulheres Dermatologistas tem apresentado um crescimento significativo, chamando atenção para a feminização da Medicina no País.

Veja também:  Dentro de dois anos, as mulheres serão maioria na Medicina.

Para comemorar o Dia do Dermatologista – realização profissional

Em 2022, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo Pew Research Center revelou que a Dermatologia encabeça a lista das especialidades médicas em que os profissionais se sentem mais satisfeitos, realizados e felizes, conforme afirmaram cerca de 40% dos entrevistados. Nesse sentido, a Dermatologia apresenta um dos mais altos níveis de atividade no setor médico e os dados reforçam resultados de pesquisas anteriores.

Este é um ótimo número se levarmos em consideração a pesquisa MedScape, que mostra que médicos estão, de maneira geral, apresentando insatisfação profissional.

Um dos principais motivos é a extensa carga horária de trabalho, com uma remuneração abaixo do esperado. Dos respondentes, 38% dizem que a parte difícil da medicina é trabalhar demais (chegam a 55h semanais fazendo plantões e outros serviços – 11h a mais que a jornada de trabalho padrão). 27% dizem que o lado gratificante é ser bom no que faz (encontrar respostas, fazer diagnósticos).

De acordo com essa pesquisa, cerca de 22 horas são gastas semanalmente só com gestão e burocracias, enquanto 39 horas semanais são dedicadas ao atendimento aos pacientes.

Neste aspecto, ter um bom software médico para a clínica de dermatologia pode ajudar. Com um sistema eficiente, tudo fica alinhado – da agenda ao financeiro, do estoque à comunicação interna.

|Saiba mais: Software para clínica de dermatologia.

Satisfação com a especialidade

Como a do “Medscape’s 2023 Physician Lifestyle Report, documento com informações diversas sobre o estilo de vida dos médicos norte-americanos. Nele, os especialistas da Dermatologia se posicionaram como os profissionais mais felizes no ambiente de trabalho.

O relatório mostrou que a Dermatologia foi uma das especialidades médicas que menos foi afetada pelo Burnout.

Em 2016, este mesmo relatório mostrava que os Dermatologistas eram os profissionais da Medicina que mais estavam satisfeitos com as suas carreiras.

Naquele ano, o relatório reuniu as respostas de mais de 15.800 médicos de 25 especialidades diferentes, com a Dermatologia surgindo em 1º lugar quanto ao grau de satisfação com a especialidade.

No ano seguinte, em 2017, o “Medscape Lifestyle Report” apontou os Dermatologistas também no topo dos profissionais mais felizes com sua especialidade médica. Abaixo apenas dos Urologistas (76%) e com o mesmo índice de 74% de Oftalmologistas e dos Alergologistas e Imunologistas.

Dermatologistas no Brasil

Existem 11.4316 especialistas em Dermatologia, sendo que cerca de 80% deles são mulheres.

A proporção indica uma “feminização da Medicina”, fenômeno com crescimento acentuado nas últimas décadas e que tem grande contribuição nessa especialidade.

Dessa maneira, ao se considerar a população brasileira de 214,3 milhões de pessoas, hoje existem cerca de 5 especialistas por 100.000 para cada grupo de 100 mil habitantes.

Confira o Perfil e Distribuição de Médicos Dermatologistas em 2021.

O trabalho do Dermatologista

No Dia do Dermatologista, relembramos que este especialista está capacitado para realizar diversos procedimentos médicos. Dentre eles, destacamos:

  • Identificar o tipo de pele do paciente, podendo assim indicar os cuidados necessários e os produtos mais adequados para cada pessoa;
  • Prescrever o tratamento tópico para pacientes que apresentam celulite, estrias e sinais de envelhecimento;
  • Prescrever e realizar tratamentos como, por exemplo, depilação a laser e remoção de tatuagens;
  • Não apenas indicar, mas também  realizar procedimentos estéticos, com o intuito de tratar e também prevenir os sinais do envelhecimento, como manchas, rugas, flacidez e sulcos. Só para ilustrar: laser, preenchimento facial, peeling e toxina botulínica, dentre outros.

Principais características dos Dermatologistas

Em seu trabalho diário, é possível observar e alinhar a forma com que os dermatologistas desenvolvem suas tarefas. Dentre as características, as principais estão a minuciosa busca pelos detalhes e pelo perfeccionismo, mais a facilidade com que realizam os procedimentos.

Também é importante ressaltar sua sensibilidade para manter uma boa relação médico-paciente. Em sua rotina em clínicas, consultórios, policlínicas, hospitais e demais unidades de Saúde, o dermatologista atende pacientes que podem apresentar problemas psicológicos, tendo em vista a autoestima baixa em decorrência de aspectos estéticos.

Nesse sentido, o profissional precisa colocar em prática suas habilidades em termos de psicologia no atendimento ao paciente, colocando-se ao seu lado e mostrando-se pronto para ajudá-lo.

Da formação à especialização em Dermatologia

A formação em Dermatologia exige o ingresso na Faculdade de Medicina e a conclusão do curso, que proporcionará  o diploma licenciado pelo Ministério da Educação (MEC), além do registro do Conselho Regional de Medicina (CRM).

Logo depois da graduação, o médico poderá optar por dois caminhos, com duração de dois a três anos, com o objetivo de obter a especialização em Dermatologia.

Então, poderá fazer a Residência em Dermatologia ou comprovar tempo mínimo de trabalho na área, o que é um requisito para a realização da prova de títulos. Além disso, a pós-graduação pode complementar a carga horária exigida.

Cumpridos os requisitos, o Dermatologista poderá requerer ao Conselho Federal de Medicina (CFM) o seu Registro de Qualificação de Especialista (RQE).

Na ocasião, deverá anexar o documento comprovando a conclusão da Residência Médica, devidamente aprovada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Ou, o comprovante do Título de Especialista (TED), obtido após prestar a prova de título atestando seu tempo de atuação mínima na área dermatológica.

Residência em Dermatologia

De acordo com a instituição a escolher, o médico poderá encontrar  variações no programa da Residência em Dermatologia.

Todavia, geralmente seguem este percurso: um ano de Clínica Médica e outros dois cumprindo um programa específico.

Desse modo, percorrerá diversos setores, como por exemplo, Unidade de Internação, Ambulatório, Alergia e Imunologia, Dermatologia Sanitária e Infectologia, além de poder realizar estágios opcionais, havendo uma grande oferta para enriquecer seu conhecimento e fortalecer sua experiência.

|Veja também: Software para clínica de Dermatologia

Subespecialidades em Dermatologia

Conforme escrevemos acima, as possibilidades são inúmeras, com o leque se abrindo em diversas subespecialidades:

Cosmiatria

Dedica-se especificamente aos cuidados estéticos, tratando e prevenindo enfermidades que atingem a pele humana. Os tratamentos são variados, atendendo às diferentes doenças, sendo os mais conhecidos as toxinas, os lasers e os peelings.

Hansenologia

Área que estuda e trata da Hanseníase, enfermidade grave e perigosa, também conhecida como Lepra e Mal de Lázaro, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Doença crônica, é infecciosa e afeta a pele e os nervos. A Hanseníase se caracteriza pela alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, tátil e força muscular.

Dermatologia Oncológica

É o setor da Saúde voltado para o combate ao câncer de pele. Tem como foco o diagnóstico e tratamento do Mal, com o profissional sendo responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento do tumor.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que o câncer de pele é a neoplasia mais comum no País, com 33% de todos os diagnósticos feitos da enfermidade, registrando 180 mil casos por ano.

Câncer de pele

No Dia do Dermatologista, é importante estender um pouco sobre este ponto. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre os tipos mais comuns estão os não melanoma (97% dos pacientes, com taxa de mortalidade baixa, mas que podem deixar deformações sérias nas pessoas) e os melanoma (3%), que são muito mais agressivos.

Neste caso, além do alto risco de ocorrer metástase, o paciente não responde muito bem ao tratamento e o óbito pode acontecer em uma frequência maior.

Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Rede Pública de Saúde diagnosticou quase 300 mil casos de câncer de pele em 10 anos.

Dermatopediatria

Área em que o especialista estuda e trata das doenças de pele em bebês, crianças e adolescentes. Além de se ocupar das enfermidades que ocorrem no transcorrer das idades, está atento à prevenção precoce do câncer de pele, através dos exames das marcas de nascença, pintas e manchas.

Dermatopatologia

É o segmento responsável pelo estudo histológico das doenças de pele em nível microscópico. Além disso, engloba análises das possíveis causas de enfermidades de pele em nível celular.

Dermatologia cirúrgica

Setor que realiza o diagnóstico e o tratamento de questões clínicas ou estéticas, abrangendo a pele, os cabelos e as unhas. Para isso, utiliza técnicas cirúrgicas, cosmiátricas, oncológicas e reconstrutivas.

O profissional da área realiza as chamadas cirurgias dermatológicas, realizadas na pele ou no tecido subcutâneo. Também está habilitado para fazer cirurgias envolvendo a pele, a mucosa e seus anexos. As cirurgias dermatológicas  podem ter objetivo estético, diagnóstico, reparador ou terapêutico.

Os procedimentos incluem, por exemplo: correção de cicatrizes inestéticas, transplante capilar, cirurgia de unhas, biópsias para análise e diagnóstico de moléstias, remoção de pintas, lipomas, tumores e cistos, tratamento do câncer de pele utilizando técnicas como cirurgia a laser e cirurgia de MOHS, e cirurgia de reconstrução através de retalhos e enxertos.

Dia do Dermatologista – Aplicativos para Dermatologistas e seus pacientes

Aplicativos para Dermatologistas e seu pacientes

Os smartphones são importante braço auxiliar no tratamento em várias especialidades da Medicina. Perfeitamente integrados à vida cotidiana de médicos e pacientes, os aplicativos contribuem para diminuir o sofrimento e salvar vidas, com inúmeros dedicados à Dermatologia.

1 – Dermo Skin

Este software foi idealizado por pesquisadores da Universidade de Houston (EUA). Foi desenvolvido  para smartphone pela equipe do engenheiro George Zouridakis, alcançando uma taxa de acerto de 85% na detecção de casos de câncer da pele. Esse índice é similar à taxa de precisão que os próprios especialistas da Dermatologia têm.

O funcionamento do Dermo Skin está condicionado às lentes dermoscópicas (de aumento), que precisam ser acopladas ao iPhone. Desde o início de sua concepção, em 2005, tem sido pensado para ser usado em áreas rurais e nos países em desenvolvimento.

Ele consiste em tirar uma fotografia de uma mancha suspeita, com o intuito de ser levada para um programa que, em segundos, descobre se a lesão pode ser cancerígena.

2 – SkinVision

Desenvolvido para dispositivos móveis focados em Medicina Preventiva, este aplicativo é considerado  uma excelente ferramenta dermatológica. Além de ajudar a manter a saúde da pele, permite detectar o tumor. Seu desenvolvimento uniu os conhecimentos de cientistas da computação e matemáticos com os dos dermatologistas.

Dessa maneira, criaram um software que permite aos usuários identificar, fotografar, arquivar e localizar imagens de pintas, verrugas e marcas de pele possível ou potencialmente perigosas em termos cancerígenos.

Está disponível para iPhone e Android.

3 – MySkin – Skincare Advice

Aplicativo de uma rede social onde são compartilhadas informações sobre produtos e tratamentos voltados para a saúde da pele, baseando-se no tipo de pele e estilo de vida de cada indivíduo.

Gratuito e disponível para iOS.

4 – Doctor Derm

O Doctor Derm é um guia de bolso completo e gratuito que oferece descrições e tratamentos para diversas doenças dermatológicas. Disponibiliza mais de 250 fotografias em alta resolução e, em cada uma, basta um toque para que seja ampliada.

Disponível na Apple Store, o software contém descrições e tratamentos para inúmeras enfermidades da pele. Na aba “Dermatology Resources” (Fontes Dermatológicas) estão catalogadas 135 doenças, com descrições detalhadas e seus tratamentos.

Em “Drugs” (Medicamentos), o app enumera 22 medicamentos para auxiliar na prescrição para alguns tratamentos. Já em “Procedores” (Procedimentos) estão relacionados vários tipos de cirurgias estéticas ou para a cura de alguma moléstia. Por fim, o menu “Glossary” traz um glossário com inúmeros termos dermatológicos.

Também estão acessíveis informações importantes sobre os cuidados necessários com a pele, dicas sobre o envelhecimento e os danos provocados pela exposição indevida ao sol. Além disso, é possível descobrir como são a estrutura e o funcionamento da pele.

O software está disponível em inglês para iPhone, iPod Touch com iOS 4.0 ou superior.

5 – Ultraviolet UV Index

Aplicativo que mede e informa o índice de radiação UV de qualquer lugar do mundo, indicando qual a melhor maneira de proteger a pele.

Disponível para iOS.

6 – FotoSkin

Aplicativo para Android e iOS que auxilia o usuário no diagnóstico precoce do câncer de pele. o app foi desenvolvido com o intuito de educar os usuários quanto à prevenção do tumor, mantendo no celular um histórico da pele de cada um, a fim de diagnosticar possíveis casos da enfermidade.

Através da câmera do smartphone é possível fazer a autovigilância, monitorando as pintas e manchas presentes na pele.

Além disso, o FotoSkin disponibiliza um guia com informações médicas sobre as doenças e as mais diversas condições da pele. Também alerta para a importância de se evitar as condições favoráveis para tais doenças, disponibilizando inúmeras dicas e testes para o usuário.

É importante destacar que, mesmo sendo possível realizar testes (como o “Risco de Melanoma”) para avaliar o estado de saúde da pele, isso não substitui a consulta presencial com o Dermatologista.

Por fim, o FotoSkin traz várias informações para que o usuário se proteja dos raios ultravioleta. Por exemplo: como aplicar corretamente o protetor solar e como resguardar a saúde da pele das crianças.

7 – SkinCheck

Cientistas da Universidade de Michigan (EUA) criaram um software para smartphone e tablet que auxilia na detecção da existência do câncer da pele. De maneira didática, o SkinChek ensina ao usuário como tirar fotos de diferentes partes do corpo, a fim de elaborar uma análise.

Passado algum tempo, deverá repetir as fotos, com o intuito de armazenar informações que serão essenciais para o aplicativo estabelecer comparações sobre possíveis alterações (Antes e Depois). Por fim, o “Calculador de Risco” do app informará o índice do risco do usuário ter câncer de pele.

O SkinCheck está disponível na App Store.

Confira mais 19 softwares, em inglês, relacionados como referências na Dermatologia.

Resumo

No Dia do Dermatologista, pudemos trazer para você uma visão de como a Dermatologia está na ordem do dia, com sua importância abrangendo desde os procedimentos básicos do dia a dia até os procedimentos estéticos que mexem com a vaidade do ser humano. Além, é claro, da grande preocupação e o engajamento nas campanhas para a prevenção contra o câncer de pele.

Esta é, sem dúvida, uma especialidade em crescimento vertiginoso e com predominância das mulheres. A Dermatologia no Brasil, hoje, é um referencial em termos não só de realização de procedimentos básicos, como também de referência nos tratamentos estéticos. Sem falar do engajamento de grande importância para conscientizar a população sobre o câncer de pele.

Por tudo isso, a ProDoctor Software destaca sua importância e saúda cada profissional pelo Dia do Dermatologista.

Você pode se interessar por