Dia do Anestesiologista - Blog ProDoctor Softwares médicos
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Datas Comemorativas da Saúde

Dia do Anestesiologista

Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

Comemorou-se ontem, 16, o Dia do Anestesiologista, popularmente chamado de anestesista. A data comemorativa do Dia do Anestesista refere-se às documentações do dia 16 de outubro de 1846, quando foi realizada, em Boston (Estados Unidos), a primeira intervenção com anestesia geral.

Excetuando a China, que utilizava a milenar técnica da Acupuntura, os recursos usados para amenizar a dor nas operações consistiam de extratos de plantas dotadas de ação sedativa e analgésica. Além disso, recorria-se também à hipnose e às bebidas alcoólicas, não se dispensando a contenção do enfermo. No Brasil, a primeira anestesia geral com éter foi realizada em 25 de maio de 1847, no Hospital Militar do Rio de Janeiro, pelo médico Roberto Jorge Haddock Lobo.

Se em tempos mais distantes a anestesia era muitas vezes aplicada por alunos de Medicina, enfermeiros ou paramédicos, o reconhecimento da especialidade trouxe maior segurança para o paciente e respeito para o profissional de uma importante e delicada missão.

Tem-se revelado cada vez mais importante o estabelecimento de uma relação mais próxima entre o anestesiologista e o paciente, resultando no aumento da confiança e na diminuição dos temores. Este deve receber todas as informações necessárias acerca do procedimento.

Dia do Anestesiologista: Aplicativos e Softwares para Anestesiologistas

Dia do Anestesiologista: Aplicativos e Softwares para Anestesiologistas

A Tecnologia da Informação desempenha papel importante em termos de segurança no trabalho dos anestesiologistas. Além da disponibilidade dos sistemas de gerenciamento com o armazenamento de informações dos pacientes, tem crescido muito o número de aplicativos especialmente dirigidos para estes profissionais. Veja alguns deles:

1 – AxCalc, AxATB, AxTIVA, AxBNM, AxReg – Anestech Tecnologia

A Anestech Tecnologia desenvolve ferramentas para auxiliar no Consultório Pré-Anestésico, além de aplicativos concebido por anestesistas e para os profissionais da especialidade, objetivando proporcionar precisão e segurança nos cálculos utilizados durante a anestesia.

Atualmente, possui cinco aplicativos, sendo quatro gratuitos para o usuário, saiba mais sobre eles:

  • AxCalc  – Permite realizar os 25 cálculos mais comuns na indução e manutenção das drogas, além possibilitar aos médicos revisar fórmulas, guardar e compartilhar resultados, além de configurar suas preferências e armazenar cálculos favoritos. Facilita o planejamento das drogas a serem utilizadas, disponibilizando as conversões de unidades de administração e as correções hidroeletrolíticas necessárias de relevância fundamental para o médico durante o processo anestésico. Gratuito, em português e aprovado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, está disponível na App Store.
  • AxATB – Antibioticoprofilaxia cirúrgica baseada em evidências. Software desenhado para evitar erros no momento de administrar antibióticos profiláticos no momento da cirurgia. Está disponível na Apple Store.
  • AxTIVA – Aplicativo desenvolvido para Anestesia Venosa Total Alvo-Controlada independente da bomba de infusão disponível. Permite o uso da técnica anestésica alvo-controlada em bombas de infusão comuns ou mais simples. Está disponível na Apple Store.
  • AxBNM – Aplicativo destinado ao uso e reversão de bloqueadores neuromusculares (curares). Está disponível na Apple Store.
  • AxReg – Desenvolvido para iPad, possibilitando armazenar o completo registro do procedimento anestésico pelo médico diretamente em meio digital, no próprio device ou na nuvem, imprimir e enviar por e-mail, de maneira ágil, conveniente e prática. Ele reproduz um registro anestésico impresso convencional e é de simples compreensão e adaptação. Está disponível na Apple Store.

2 – Anestesiologia i-pocketcards

O aplicativo Anestesiologia i-pocketcards, desenvolvido para iPhone e iPad, tornou-se um importante guia de referência clínica. Contém uma compilação de notas, classificação, algoritmo e informação sobre a dosagem necessária para o ambiente da Anestesiologia. Em inglês, disponível na Apple Store por $4,99 e na Google Play por R$ 12,71.

3 – Anestesia Assist

O Anestesia Assist é considerado um excelente auxílio para o dia a dia, sendo recomendado para todos os profissionais que trabalham com drogas em Bloco Operatório e/ou UCI, contendo informações acerca de aproximadamente 100 fármacos, abrangendo indicações, com preparação de bólus ou perfusões, e contra-indicações e/ou precauções na administração.

Realiza cálculo direto de dosagem por kg para mais de 50 fármacos, apresenta doses pediátricas e faz checklist da sala operatória. Tem a calculadora adaptada e a categorização de fármacos é apresentada por cores. Disponível na Google Play.

4 – Sistema de Relato de Incidentes em Anestesia (SRIA)

Lançado durante a realização do 12.º Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA), em abril deste ano em São Paulo,  o SRIA é o primeiro aplicativo  destinado ao registro de Eventos Adversos (EAs), tendo como objetivo incentivar os profissionais a relatarem, de forma sigilosa, ocorrências antes, durante e após as cirurgias.

Com o passar do tempo, todos os dados inseridos no SRIA permitirão a consolidação de um mapeamento real deste cenário no Brasil, que ainda é caracterizado pela subnotificação. Disponível na Play Store.

5 – Anestesia Innovian

O Anestesia Innovian é uma solução projetada para otimizar e abordar os desafios específicos do processo de peri-anestesia, desde o pré ao pós-operatório e recuperação do enfermo. Oferece uma ampla visão do histórico médico de um paciente, permite os cuidados do centro pediátrico e analisa tanto o trabalho do quadro de pessoal melhorado quanto a satisfação do paciente, além de ter a capacidade de rastrear, medir e gerenciar os resultados, seja em termos clínicos ou financeiros.

6 – Neuro-MEP

O sistema de monitorização de profundidade anestésica Neuro-MEP, da Neurosoft, realiza trabalho em conjunto com o software Nindex, utilizando eletrodos descartáveis de baixo custo e podendo ser instalado em notebook. Foi desenvolvido e aprimorado por um neurofisiologista, sendo utilizado em milhares de cirurgias, realizadas com sucesso.

A análise dos ritmos do Eletroencefalograma (EEG) é a forma mais direta para estimar a profundidade da anestesia e assegurar a precisão da dosagem dos agentes anestésicos. Se de um lado as doses insuficientes geram risco do paciente sofrer vivência intra-operatória; de outro, as doses excessivas, especialmente entre os idosos, trazem risco de sequelas cognitivas. O Nindex reúne parâmetros matemáticos selecionados para correlação com a interpretação feita por um neurofisiologista dos diferentes graus de profundidade anestésica da classificação de Kugler.

Você pode se interessar por