Dia da Saúde e da Nutrição - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Datas Comemorativas da Saúde

Dia da Saúde e da Nutrição

dia da saúde e nutrição

O Dia da Saúde e da Nutrição é comemorado a cada 31 de março. A data é utilizada por profissionais e instituições da área para alertar sobre a importância de que um olhar atento sobre a saúde seja incorporado à rotina alimentar das pessoas. Para isso, as orientações são para que seja feito o consumo de menos alimentos industrializados e mais alimentos naturais, com o intuito de garantir mais sanidade do corpo e da alma.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a cada ano cresce em 1,5% o número de pessoas acima do peso no Brasil, verificando-se ainda que 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima do peso ideal. Em seu Guia Alimentar, lançado em 2014, o MS enumerou 10 passos para uma Alimentação Adequada e Saudável para serem seguidos pela população.

Neste Dia da Saúde e da Nutrição, a ProDoctor Software disponibiliza em seu Blog um post especial, com informações e dicas importantes acerca dos caminhos para se manter uma vida saudável. Confira nos itens abaixo:

  • Relação entre a Saúde e a Nutrição
  • Efeitos da pandemia na Saúde e na Nutrição
  • Direito fundamental à saúde
  • Recomendações da Organização Mundial da Saúde
  • Aplicativos da Saúde e da Nutrição
  • Recomendações para serem lembradas sempre

Leia também:
Software para consultórios de Nutrição


dia da saúde e nutrição
médico nutricionista sobre saúde e nutrição

Relação entre a Saúde e a Nutrição

É através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor maneira. Inclusive, prevenindo contra enfermidades como anemia, obesidade, diabetes tipo 2, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e várias outras.

Efeitos da pandemia na Saúde e na Nutrição

A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças brutais na sociedade. E alterou em muito o comportamento das pessoas. Com toda a certeza, ter uma alimentação saudável ficou ainda mais difícil com a imposição do distanciamento social. Assim, o que se verificou foi o aumento do consumo de alimentos ultra processados, não apenas em casa, como também com o pedido de almoço, jantar e lanches em bares e restaurantes. Com riscos à saúde!

Além disso, constatou-se o aumento de casos, através de depoimentos públicos e de reclamações durante consultas médicas, de ansiedade e compulsões alimentares. Com danos não só para a saúde física, bem como no aspecto mental. Dessa maneira, é necessário redobrar os cuidados tanto com a higiene quanto com a alimentação, uma vez que é importante manter a imunidade em alta para evitar o  surgimento ou agravamento de doenças.

Direito fundamental à saúde

  • A alimentação e a nutrição são direitos humanos fundamentais consignados no Artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e são requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano com qualidade de vida e cidadania.

Recomendações da Organização Mundial da Saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doenças e enfermidades”. Através da Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, a entidade recomenda que cada governo formule e atualize periodicamente suas diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição.

Nesse sentido, destaca ser preciso considerar as mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde da população, assim como o progresso no conhecimento científico.

  • A OMS afirma a individualidade das pessoas, com seu próprio DNA. Portanto, precisa de nutrientes de maneira individualizada. A preocupação central está nos nutrientes, e não com as calorias. 
  • Outro ponto importante no documento refere-se ao impacto provocado por tudo que o ser humano ingere. O alerta tem como foco os efeitos que podem ser provocados nas funções cerebrais, uma vez que os alimentos podem interferir no humor, no pensamento, no comportamento, na memória, no aprendizado e no envelhecimento celular.
  •  Além disso, adverte sobre a importância da ingestão correta dos alimentos. A OMS ressalta que, se o alimento não for ingerido corretamente, com toda a certeza, o corpo será obrigado a utilizar reservas de outros locais para que o cérebro funcione normalmente. Dessa forma, o corpo ficará fragilizado, com queda na imunidade.
dia da saúde e nutrição
nutricionista utilizando aplicativos de nutrição

Aplicativos da Saúde e da Nutrição

Neste Dia da Saúde e da Nutrição, enumeramos alguns aplicativos da Saúde e da Nutrição que podem ajudar na condução de uma vida mais saudável.

Nutrição

  • DietBox – Bastante conhecido entre os profissionais nutricionistas, este software disponibiliza vários recursos, como informações nutricionais dos alimentos e possibilidades de cardápios personalizados, além de permitir montar um programa de monitoramento do paciente. Disponível para Android e iOS, é um aplicativo que ajuda as pessoas a seguir a dieta orientada por profissionais.
  • AppNutri – Aplicativo gratuito, para Android e iOS, destinado aos profissionais da área, com o intuito de ajudar nos cálculos e tarefas diárias. Oferece suporte em avaliação nutricional, o que inclui: Índice de Massa Corporal (IMC), Peso Ideal, Peso Ajustado, Adequação do Peso, Relação Cintura-Quadril, Peso Corrigido, Peso Estimado, Altura Estimada, Gasto Energético Total (GET) e Semiologia Nutricional, além de orientações nutricionais e listas de alimentos.
  • Tecnonutri – Outro app muito conhecido no setor e disponível para Android e iOS. Oferece para o usuário um perfil conforme o Índice de Massa Corporal do paciente. Então, estabelece a quantidade de calorias que a pessoa precisa consumir diariamente, acompanhando  os nutrientes de cada alimento ingerido. Traz opções variadas de cardápio, com acompanhamento alimentar de até 28 dias, objetivando ganhar mais massa muscular, perder peso ou ter uma alimentação saudável.
  • My Fitness Pal – Este é um dos mais famosos e está disponível para Android e iOS. Em português e gratuito, este app contém informações nutricionais e calóricas dos alimentos. Disponibiliza ferramentas com vários conteúdos, que possibilitam controlar o peso e manter a forma.
  • Lifesum – App ideal para calcular calorias e que traz dicas nutricionais. Muito bem conceituado e indicado para a pessoa que gosta de comer bem e que também deseja emagrecer. Assim, disponibiliza dietas low carb, cetogênica ou baseada em proteínas. Além disso, possui calculadora que permite acompanhar a ingestão diária de calorias. Com o app, o nutricionista poderá orientar e acompanhar seus pacientes. Disponível no Google Play ou na App Store.

Exercícios físicos

  • Seven – Indicado para quem diz que não tem tempo para nada. Ideal para treinar em casa, oferece opções de exercícios para serem feitos em 7 minutos. Apenas lembrando um detalhe: qualquer atividade física deve ser orientada por um profissional e ter um acompanhamento nutricional adequado.
  • Daily Yoga (Ioga Diária) – Reconhecido há anos como um dos principais aplicativos do tipo de ioga, focando na sua prática através de vídeos de ensino HD e abrangendo durações e níveis diferentes. As instruções são com voz humana real, com música suave. 

Estímulo à ingestão de água

  • Hydro beba água – Não, não é uma bobagem! Pelo contrário, pois este software gratuito para Android e iOS tem como objetivo ajudar o usuário a controlar a ingestão de água diariamente. De maneira personalizada, calcula a quantidade que a pessoa precisa beber, emitindo alertas para lembrar que a meta precisa ser atingida. Além de motivar a beber regularmente a quantidade certa, realiza estatísticas e os registros das atividades.

Estímulo para deixar o cigarro

  • QuitNow Pare de fumar – É considerado há alguns anos a ferramenta mais completa para quem quer deixar de fumar. Em tempo real, disponibiliza estatísticas específicas sobre quanto tempo o usuário largou o cigarro pela última vez. Então, mostra a quantidade de cigarros que não foram fumados e o tempo salvo com isso. Também permite saber quanto dinheiro foi poupado e as mudanças que aconteceram no corpo da pessoa durante esse período. Além disso, uma rede de usuários pode compartilhar informações e experiências, obtendo apoio, fornecendo dicas e truques uns para outros, sempre no seu próprio idioma, com mais de 40 opções. Disponível para Android e iOS, mais o Facebook.

Controle de Diabetes

  • Glic – Diabetes e Glicemia – Aplicativo que resulta de mais de 10 anos de pesquisas em Telemedicina e Diabetes, está disponível para download gratuito no Google Play. Recomendado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), é reconhecido internacionalmente por promover um bom controle glicêmico dos portadores do diabetes, beneficiando os pacientes com a doença dos tipos 1 e 2, em todas as fases, em especial aquelas com mais dificuldade em seguir o tratamento diário. O software automatiza todos os cálculos e anotações do tratamento, disponibilizando os dados em gráficos e tabelas em prontuário na Internet, que pode ser compartilhado com o médico e a nutricionista. Permite o registro de glicemia e cálculo automatizado de doses a partir da prescrição médica. Pioneiro em Saúde Digital para o tratamento do diabetes, conecta o paciente com a equipe médica, a fim de facilitar a contagem de carboidratos e cálculo de dose de insulina.
  • GlicoCare – Aplicativo destinado ao controle do diabetes lançado pela Bayer Diabetes Care em 2015. Gratuita, a ferramenta facilita ao usuário controlar as medições de glicose diariamente, oferecendo ainda informações e dicas para uma vida mais saudável. Também programa lembretes registra as atividades físicas realizadas e demais anotações do dia a dia.

Recomendações para serem lembradas sempre

Dentro do espírito do Dia da Saúde e da Nutrição, enumeramos 10 recomendações que devem ser sempre lembradas:

  • Tenha como base de sua alimentação os alimentos ‘in natura’ ou minimamente processados.
  • Quando precisar, use óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades, tanto para temperar e cozinhar alimentos quanto para preparações culinárias.
  • Procure limitar o consumo de alimentos processados.
  • Evite o consumo de alimentos ultraprocessados.
  • Coma com regularidade e atenção. As refeições são um ato sagrado. Por isso, procure os ambientes tranquilos e as boas companhias, evitando o estresse.
  • Quando for ao mercado ou à feira, procure os locais com variedades de alimentos ‘in natura’ ou minimamente processados.
  • Sempre que possível, desenvolva, exercite e compartilhe suas habilidades culinárias. Pode ser uma boa higiene mental!
  • Planeje seus horário para as refeições, a fim de que repasse aos alimentos o respeito que eles merecem. Sem correria!
  • Quando estiver fora de casa, escolha os locais que servem refeições feitas na hora.
  • Leia com atenção, desconfie e tenha espírito crítico com relação às informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

Você pode se interessar por