Como seu celular pode auxiliar na gestão da sua clínica - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Como seu celular pode auxiliar na gestão da sua clínica

Dicas para médicos empreendedores

Com sua praticidade e inúmeros benefícios, a utilização de smartphones em clínicas e consultórios agiliza a rotina do estabelecimento, facilita o trabalho dos profissionais envolvidos e aprimora a gestão financeira.

A utilização da tecnologia permite que uma empresa tenha uma administração eficiente e transparente. E você perceberá os resultados imediatos, com reflexos na saúde financeira do seu negócio e a otimização do tempo proporcionando maior satisfação para os pacientes em termos de ganho de tempo e qualidade no atendimento.

No dia 3 de fevereiro, domingo, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou a Resolução Nº 2.227/18, que regulamenta os atendimentos online no Brasil. O documento será publicado nesta semana, entrando em vigor dentro de três meses. A partir daí, “os médicos brasileiros poderão realizar consultas online, assim como telecirurgias e telediagnóstico, entre outras formas de atendimento médico à distância“.

Segundo o órgão, a norma foi “elaborada após inúmeros debates com especialistas e baseada em rígidos parâmetros éticos, técnicos e legais”, abrindo “portas à integralidade do Sistema Único e Saúde (SUS) para milhões de brasileiros, atualmente vítimas da negligência assistencial”.

Como seu celular pode auxiliar na gestão da sua clínica

Como seu celular pode auxiliar na gestão da sua clínica

Confira, a seguir, como os smartphones viabilizam as ações em uma clínica/consultório.

Praticidade

Pequenos, eles cabem na palma de sua mão ou no seu bolso. De onde estiver, você terá acesso aos dados de sua clínica/consultório, permitindo conferir as marcações de consultas, consultar os prontuários e os agendamentos de cada dia.

Além disso, você terá um contato permanente com a secretária, estando ou não em seu local de trabalho. Na clínica/consultório ou mesmo à distância, a comunicação agiliza as consultas e possibilita a resolução de problemas emergenciais.

Software de gestão

Para o desenvolvimento pleno de sua clínica/consultório, é importante que esteja devidamente informatizada, com a utilização de um excelente software de gestão que tenha aplicativos especialmente desenvolvidos para seus dispositivos.

Recepção

O uso de um sistema inteligente simplifica o trabalho da secretária, responsável pelo primeiro atendimento aos pacientes e que muitas vezes acumula múltiplas funções, seja pessoalmente ou por telefone.

O fato de poder trabalhar sem agendas de papel e arquivos físicos poupa-lhe tempo, podendo agilizar e tornar o atendimento mais eficiente. Não há perda de produtividade, não havendo risco de se perder um paciente por falta de atenção da secretária/recepcionista.

Agenda

O trabalho da secretária/recepcionista para organizar sua agenda em um software de gestão integrado aos aparelhos mobile é bastante facilitado. É uma tarefa simples e que também pode ser feita pelo próprio médico, caso queira utilizar os recursos extras na rotina de trabalho, ou em casos de imprevistos que necessitem cancelar e/ou remanejar horários de consultas.

Mais organização, menos erros

O uso de um sistema inteligente, além de otimizar o trabalho da secretária/recepcionista, também permite melhorar a organização de outros aspectos do estabelecimento em termos de espaço físico ao concentrar as informações de cada paciente em um único local.

Sem a necessidade de acumular papéis em arquivos em móveis, a chance de erros é reduzida drasticamente. O próprio software não permite que os erros aconteçam, impedindo que as falhas comuns praticamente não aconteçam.

  Leia mais: Como funciona os sistemas para consultórios e clínicas da ProDoctor?

Segurança

Os históricos dos pacientes têm total segurança e privacidade e, armazenados na clínica/consultório ou na Nuvem, podem ser acessados facilmente pelos médicos, sendo que no segundo caso não importa o local onde o profissional estiver. (ProDoctor Cloud)

Da mesma forma, todas as transações realizadas na empresa somente terão seus dados acessados por pessoas que tenham permissão para realizar essas consultas.

Economia

Controlar materiais utilizados na empresa, dinamizar o trabalho, ganhar tempo e melhorar o atendimento. Tudo isso implica em economia, praticidade e maior qualidade. E os smartphones, com um bom aplicativo e o treinamento da secretária/recepcionista e dos demais funcionários, são fundamentais para a redução do desperdício, por exemplo, com os gastos com papel.

ProDoctor Cloud

O software que vai te deixar nas nuvens é a proposta do ProDoctor Cloud. Como mencionamos a cima, o programa se integra aos aparelhos móveis sendo disponível para iPads e iPhones. Com o dinamismo do sistema operacional, o profissional utiliza e controla as funcionalidades de seu consultório/clínica de onde estiver. Inovador e revoluncionário, todos os recursos são utilizados através da nuvem. Lembrando que com ele é possível uma sintonia eficiente no gerenciamento da Agenda, no registro completo do atendimento através do Prontuário Digital.

Na versão desktop as vantagens aumentam, o Faturamento básico totalmente nos padrão TISS exigido pela ANS, gerando arquivos xml e guias TISS de Consultas e SP/SADT sem outras despesas podem ser consultados e averiguados pelo médico. Com valoração totalmente parametrizável, disponibiliza todos os tipos de tabelas completas de procedimentos cadastradas, como TUSS, AMB e CBHPM.

Conheça mais de suas aplicabilidades:

Você pode se interessar por