A Melhoria Contínua é uma prática adotada por diversas clínicas e consultórios médicos na intenção de atingir, ininterruptamente, resultados cada vez melhores. Por isso, está cada vez mais em alta, sejam as ações desenvolvidas nos produtos e serviços da empresa, ou então em seus processos internos.
Essa técnica pode ser aplicada através de diversas metodologias e boas práticas organizacionais. Confira, abaixo, algumas delas.
Afinal, o que é Melhoria Contínua?
A Melhoria Contínua é uma técnica de gestão utilizada pelas empresas para otimizar os seus processos. Como o próprio nome diz, ela visa a melhoria constante da clínica ou consultório médico para trazer mais eficácia e eficiência nos serviços prestados.
Essa técnica não é uma técnica que tem um ponto final específico, uma vez que a empresa pode aplicá-la sempre que visar aumentar suas metas. Com isso, podemos dizer que ela é muito mais uma cultura para mudar os padrões de comportamento da empresa.
Dicas para gestão de clínicas e consultórios
Como ter a agenda do consultório cheia
Onde a Melhoria Contínua é melhor aplicada?
Para a gestão da empresa, a Melhoria Contínua tem um papel bem amplo, aplicando-se em diversas situações, como por exemplo no atendimento e nos processos clínicos, onde os padrões de serviços devem ser frequentemente superiores.
Qualquer consultório médico está em frequente contato com seus clientes e, com isso, é importante que haja uma cultura de comportamento para sempre oferecer o melhor atendimento possível. Nessa situação, ter a Melhoria Contínua como base do atendimento pode ajudar a definir diretrizes mais acertadas, com o intuito de fazer com que os pacientes se sintam mais acolhidos.
Isso pode ser feito através de monitoramento dos resultados, definição de padrões de comportamento, pesquisas de satisfação com o paciente, entre outras. Dessa maneira, é possível que o consultório atinja boas soluções.
Como fazer a Melhoria Contínua
Para começar, alguns princípios básicos devem ser contemplados, a fim de alcançar resultados melhores.
Tenha foco em onde se deve melhorar
Antes de aplicar qualquer técnica, devemos saber o que devemos melhorar.
Se o meu consultório faz, por exemplo, cirurgia de catarata, tenho que entender quais as melhores técnicas para realizar esse procedimento e focar em o que fazer para melhorar. Afinal, se eu, como dono de um consultório de oftalmologia, fico estudando e fazendo testes sobre como cuidar de espinhas no rosto, dificilmente vou me aperfeiçoar no tratamento da catarata e agradar os meus pacientes. Portanto, é preciso saber o que queremos melhorar.
Saiba como medir seu desempenho
Para conseguirmos melhores resultados, precisamos saber medi-los, para ter ciência de onde estamos e para onde vamos.
Assim, devemos analisar o que é qualidade e definir indicadores para medi-la. Por exemplo, podemos estimar a qualidade do atendimento através de uma pesquisa de satisfação. Desse modo, podemos medir como estamos e estimar onde queremos chegar.
Domine as técnicas
Para haver melhoria, é preciso haver mudança. No entanto, mudanças nem sempre resultam em melhoria.
Para que possamos criar mudanças para gerar melhorias, podemos começar respondendo três perguntas básicas:
- O que temos ou queremos melhorar?
- Como saberemos que a melhoria foi eficaz?
- Quais mudanças devemos fazer para gerar as melhorias?
A Melhoria Contínua se trata de um trabalho que provém das mais diversas direções e, para ser eficaz, requer desde o desenvolvimento intelectual de toda a equipe até a capacidade de liderança e de trabalho em conjunto.