Como diagnosticar uma doença psicossomática? - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Medicina e Saúde

Como diagnosticar uma doença psicossomática?

Parabéns enfermeiros

Quando os sentimentos e as emoções não vão bem, o corpo padece. O organismo humano reage negativamente aos problemas psicológicos e os sofrimentos advindos dessa somatização levam as pessoas a terem dores físicas.

Como consequência, chegam aos consultórios médicos se queixando de variados problemas. Vários fatores sociais, psicológicos e comportamentais podem influenciar diretamente sobre o organismo e o bem-estar das pessoas.

A chamada Somatização ocorre quando há uma alteração na glândula que tem ligação direta com o hipotálamo. Esta glândula é responsável pela produção dos hormônios que controlam todas as funções do organismo e as reações e modificações ocorrem na conexão com o cérebro, provocadas pelos sentimentos e emoções das pessoas.

Diagnóstico

São inúmeros, com sintomas psicológicos, físicos e orgânicos. A somatização desencadeará todos os sintomas da resposta do organismo ao sentimento.

A dificuldade para o médico em elaborar o diagnóstico começa com o desconhecimento do paciente acerca da origem de suas reclamações. Ou seja, não existe uma percepção de que os sentimentos do próprio paciente são o agente causador de suas queixas.

Daí a necessidade de que um psicólogo ou um psiquiatra faça o acompanhamento para se chegar a um diagnóstico seguro.  Ao mesmo tempo, todos os sintomas e as reações apresentadas pelo corpo precisam ser relatados para ajudar na identificação do problema.

Sinais físicos

As principais reclamações apontadas pelas pessoas são: dores de cabeça, no peito, nas costas e generalizadas, torcicolo, mudança no apetite, obstipação ou diarreia, indisposição gástrica, boca seca, perda ou ganho de peso, cansaço extremo, pressão alta, insônia, vertigens, falta de ar e palpitações, com o coração parecendo estar em ritmo acelerado, disfunções sexuais, suores.

Médicos também sofrem disso

Ser despedido do trabalho, perder um parente ou amigo, terminar um relacionamento, mudar de casa, casar, lutar por uma promoção, precisar acertar as contas do mês… Tudo isso remexe com o emocional das pessoas, muitas vezes fazendo com que percam o sono.

A melhor maneira de se prevenir uma doença como a somatização é estar psicologicamente bem consigo mesmo, procurando levar uma vida com hábitos saudáveis e atividades prazerosas. É preciso relaxar, procurar entender a vida, sem estresse, sobrecargas e cobranças excessivas no trabalho, além de evitar conflitos e brigas, seja com a família, na escola ou no trabalho.

Também é importante reservar tempo para o lazer, curtindo as coisas que gosta de fazer e não reprimir os sentimentos de tristeza, preocupação e ansiedade, dividindo os temores e as ansiedades com os familiares, amigos e o médico de confiança. Alguns métodos de relaxamento, como a meditação, ajudam a equilibrar as emoções.

Outros pontos a serem observados: na alimentação, é preciso estar atento para as refeições saudáveis e evitar comer demais. Também é aconselhável resguardar o sono, dormindo o suficiente para descansar e praticar exercícios para aliviar a tensão reprimida.

Tratamento

Normalmente, as doenças psicossomáticas não têm cura e os sinais da enfermidade permanecem durante toda a vida. Entretanto, o tratamento feito com terapias, acompanhado por psicólogos ou psiquiatras, e mudança de hábitos podem diminuir e acabar com os sintomas.

Doenças

Em seu Blog, a psicóloga Karin Klemm enumera várias doenças que podem ser desencadeadas quando há uma desestabilização de alguma parte do corpo:

  • Amigdalite: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
  • Anorexia: Ódio ao extremo de si mesmo.
  • Apendicite: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
  • Arteriosclerose: Resistência. Recusa em ver o bem.
  • Asma: Sentimento contido, choro reprimido.
  • Bronquite: Ambiente familiar “inflamado”, gritos e discussões.
  • Câncer: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.
  • Colesterol: Medo de aceitar alegria.

Veja a lista completa clicando aqui.

Você pode se interessar por