Aplicativos para médicos pediatras - Blog ProDoctor Software S/A
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Datas Comemorativas da Saúde

Conheça 7 aplicativos para médicos pediatras

Dia do Pediatra

Selecionar aplicativos para médicos pediatras é uma boa maneira de comemorar o Dia do Pediatra, que acontece em 27 de julho. É uma forma não só de mantê-los atualizados com os softwares e os conhecimentos destinados à sua especialidade, mas também de proporcionar aos pacientes um atendimento que acompanha as inovações tecnológicas.

Antes de mais nada, é importante dizer que os médicos pediatras se dedicam à assistência biopsicossocial da criança, desde o seu nascimento até a adolescência, além de todas as orientações para seus familiares.

Como especialidade, a Pediatria surgiu no final do século XIX, tendo em vista o registro de altos índices de mortalidade infantil. Além disso, não existiam profissionais especializados para cuidar de crianças.

Dia do Pediatra

O Dia do Pediatra foi criado para celebrar a fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em 27 de julho de 1910, no Rio de Janeiro, através da iniciativa do Dr. Fernandes Figueira. Até 1950, era uma sociedade basicamente carioca e sua nacionalização ocorreu no ano seguinte, com a filiação das Sociedades e Departamentos Estaduais de Pediatria.

No Brasil, para que chegue ao grau de especialista em Pediatria, é preciso, antes de mais nada, cumprir os seis anos da formação em Medicina. Em seguida, é obrigatório cumprir dois anos de Residência Médica em Pediatria Geral (aumentado para três anos em 24-07-2013, pela Comissão Nacional de Residência Médica).

Conforme o desejo do profissional, essa trajetória pode ter continuidade por mais dois ou três anos de Residência Médica em uma especialidade pediátrica.

Proped – Terapêutica Pediátrica

Antes de abordar os aplicativos destinados à Pediatria, é importante destacar o trabalho realizado pelo Programa de Atualização em Terapêutica Pediátrica (Proped), desenvolvido pelo Sistema de Educação Continuada à Distância (Secad) em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e profissionais consagrados.

Os  especialistas inscritos no Proped recebem em casa e no celular conteúdos essenciais e exclusivos, sob indicação da SBP. Além disso, com a garantia de sua produção reunir o conhecimento e a experiência dos melhores pediatras do mercado.

Os temas abordados têm como objetivo espelhar a rotina dos pediatras durante as consultas e atendimentos em consultórios e clínicas, nos hospitais e demais unidades de Saúde. Com toda a certeza, um referencial para auxiliar o especialista em seu trabalho diário.

Realidade das consultas diárias

Só para ilustrar: dentre os temas mais recentes estão disponibilizados “Obesidade na criança e no adolescente”, de Isla Aguiar Paiva, e “Desafios perigosos e riscos de fatalidades entre crianças e adolescentes”, cujos autores são Eduardo Jorge Custódio da Silva, Evelyn Eisenstein e Fabiana Vasconcelos.

Já se encontram na “fila”:

  • “Desenvolvimento infantil: práticas de vigilância e de detecção precoce dos desvios nos 2 primeiros anos de vida da criança” – (Letícia Duarte Vilela Botelho, Maria Luciana de Siqueira Mayrink e Cláudia Chaves Gonçalves de Carvalho).
  • “Reflexo vermelho e retinoblastoma na prática do pediatra” –  (Viviane Lanzelotte, Clarissa Mattosinho, Nathalia Grigorovski de Almeida Kuyven).

7 aplicativos para médicos pediatras (e seus pacientes)

Ao longo da carreira, os médicos pediatras acumulam conhecimento e experiência que são fundamentais em seu trabalho rotineiro.

A tecnologia tem sido, assim como em todas as especialidades médicas, um importante braço auxiliar nas pesquisas, com o intuito de  solucionar os casos mais difíceis e que muitas vezes desafiam na busca de um diagnóstico e de um tratamento cada vez mais assertivo.

Além disso, desde a graduação, os avanços científicos e tecnológicos demandam uma atualização permanente. Pensando nisso, a ProDoctor Software selecionou alguns aplicativos para médicos pediatras (e seus/suas pacientes):

1 – Pediatria Android

São 14 aplicativos em português e inglês, destinados a profissionais da Pediatria, estudantes de Medicina, Residentes e também às mães. O Pediatrics v4.41, por exemplo, permite acessar diversos resumos de artigos sobre Pediatria. Já o Amamentação é um aplicativo que permite registrar no dispositivo móvel o tempo e a duração das mamadas, alimentação suplementar e ainda criar resumos com informações do dia, semana ou mês.

2 – Escores Pediatria

Destinado ás gestantes, coleta mais de 70 escores de Pediatria. Disponibiliza o Teste de Apgar (com aviso de 5 minutos), Teste de Silverman, método Capurro e a nova Ballard Score para determinar a idade gestacional. Além disso, traz escalas para avaliar a dor, o padrão respiratório, o coma e o risco de úlceras, dentre outras funções.

Disponível em português, espanhol, inglês e francês para Android.

3 – Prescrições Médicas em Pediatria

Disponível para Iphone, o software Prescrições Médicas em Pediatria tem como intuito fornecer um guia rápido de prescrições de medicamentos, tratamentos e condutas mais usadas para cada doença. De forma didática e voltada para o trabalho diário do pediatra, é um aplicativo de grande utilidade e praticidade.

Ele permite ao especialista consultar rapidamente alguns medicamentos e tratamentos mais usados em cada enfermidade. Abrange mais de 150 prescrições médicas em Pediatria, trazendo mais de 150 medicamentos pediátricos e disponibilizando as 35 calculadoras mais utilizadas em Emergência e CTI.

Atualização atende usuários

O software recebe atualizações conforme as solicitações dos usuários, funcionando offline, sem a necessidade de se conectar com a internet.

Tem, como referências, por exemplo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o site UpToDate, a Sociedade Brasileira de Pediatria, o E-book Nelson Textbook of Pediatrics e o Manual Harrison’s Principles of Internal Medicine.

4 – Bebê Cronômetro (Baby Timer)

O Bebê Cronômetro (Baby Timer) possibilita ajustar a hora, o minuto e o segundo no cronômetro online de contagem regressiva. De fácil utilização, indica quanto tempo passou desde a última vez que o bebê fez alguma atividade. Só para ilustrar: comer, dormir, sujar a fralda, tomar o remédio.

Também permite que as mães de primeira viagem definam alarmes separados para cada atividade. Dessa maneira, ajuda as mamães a se lembrar, por exemplo, de acordar o bebê para a próxima dose da medicação.

5 – Dr. Luke

Software que auxilia os pais a entender quais as vacinas que os filhos precisam tomar. Explicando seus motivos e a respectiva importância. Gratuito e disponível para iOS, o Dr. Luke tem a assinatura de médicos e profissionais da área da Saúde com o intuito de controlar a vacinação das crianças.

O app possibilita a criação de vários perfis, configurando lembretes com o objetivo de manter a carteira de vacinação sempre atualizada. Depois de fazer o cadastramento das informações com o desenvolvimento da criança, o software indica se é recomendado investigar a condição.

Veja também: “9 Dicas de decoração para consultórios de clínicas de Pediatria”.

6 – ProDoctor Medicamentos

ProDoctor Medicamentos é um aplicativo de referência no mercado brasileiro para consulta de bulas, genéricos, similares etc.

De acordo com a farmacêutica Rafaela Nassif, umas das responsáveis pelo aplicativo, na ProDoctor, “o principal diferencial do Medicamentos é a forma como são mostradas as informações sobre o riscos de uso dos medicamentos durante a infância. Elas são exibidas com destaqueseparadas da bula, o que permite uma maior agilidade na hora de realizar a prescrição desses medicamentos a esse grupo de pacientes”, nos conta.

7 – ProDoctor

Ideal para a gestão da sua clínica ou consultório. O ProDoctor possui tudo o que você precisa para manter tudo organizado e as pacientes satisfeitas.

O sistema oferece agenda médica personalizada, prontuário eletrônico, prescrição prática e segura, faturamento, financeiro e estoque.

Além disso, há outras funcionalidades que podem ser adquiridas, como Telemedicina, eleita case global da Amazon AWS, e confirmação de consulta via WhatsApp verificado e homologado, o que tem garantido uma taxa de resposta próxima de 90%.

 Leia também: Por que devo adotar um software de gestão?

Você pode se interessar por