Aplicativos para Médicos Cardiologistas - Blog ProDoctor Software
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Datas Comemorativas da Saúde

Aplicativos para Médicos Cardiologistas

Aplicativos para Médicos Cardiologistas

Comemora-se hoje, 14 de agosto, o Dia do Cardiologista, especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades e disfunções que atingem o sistema cardiovascular, assim como os demais componentes do sistema circulatório. A data é celebrada oficialmente no Brasil desde 2007 e foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) com o objetivo de homenagear e reforçar a importância do trabalho desse especialista, além de alertar a população sobre os cuidados que devem ter com a saúde do coração.

Os cardiologistas alertam para alguns cuidados que são básicos, mas fundamentais: ter uma boa alimentação, rica em frutas e verduras, praticar exercícios físicos sempre com orientação de um profissional e dormir em torno de 8 horas por noite. As consultas e os exames devem ser feitos regularmente, a fim de manter um permanente estado de saúde do corpo.

A Cardiologia deixou de fazer parte da Clínica Geral somente a partir século XX e apresenta desafios diagnósticos muito variáveis. Entretanto, todos os seus exames são eficazes e os tipos de tratamento funcionam bem, contribuindo para a melhoria e evolução do quadro dos pacientes.

A ProDoctor Software parabeniza todos os cardiologistas pelo permanente empenho no tratamento dos pacientes e pela dedicação para salvar inúmeras vidas todos os dias. A seguir, relacionamos alguns aplicativos que contribuem para que os cardiologistas possam ter um desempenho ainda melhor em suas tarefas diárias.

Aplicativos para Médicos Cardiologistas e seus pacientes

Aplicativos para Médicos Cardiologistas e seus pacientes

1 – SBC – Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Este aplicativo é o periódico oficial da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), constituindo-se o principal veículo de divulgação da pesquisa em Cardiologia do Brasil e uma das principais revistas da especialidade do planeta.

O aplicativo traz artigos com texto integral e de fácil leitura. Além disso, os recursos multimídia incluem suplementos e vídeos e é possível compartilhar artigos via email e social bookmarking. Também possibilita fazer download de edições e a busca rápida na edição é realizada através do Quick View. O usuário ainda recebe notificação sempre que uma nova edição estiver disponível.

Disponível para iOS e Android.

2 – Heart Pro III

Embora não esteja disponível em Português e custe (US$ 9.99), este Atlas de Anatomia Cardíaca tem uma interface intuitiva e sóbria, é bastante interativo e traz imagens em 3D com excelente nível de detalhe e animações compatíveis com a realidade. Além de ser destinados aos cardiologistas, também permite aos estudantes de Medicina entender claramente, por exemplo, como se dá o caminho do sangue nos vasos do coração e o funcionamento das válvulas.

O app facilita a comunicação entre o médico e o paciente, funcionando como ferramenta de aprendizado para professores e alunos da área da saúde. Ele possibilita ter uma visão detalhada de 360 graus da anatomia do coração, com rotações inferiores e superiores que visualizam pontos específicos. Além disso, permite misturar camadas de imagens semitransparentes para comparar umas com as outras.

Disponível para iOS.

3 – Cardiological

Disponível em Inglês, trata-se de um serviço gratuito fornecido para Medicina pela Servier. É uma ferramenta destinada apenas para fins educacionais, para que os cardiologistas possam ajudar seus pacientes a entender melhor sua condição.

Traz 10 animações relacionadas à cardiologia e doenças cardiovasculares: Angina pectoris, Estenose Aórtica, Fibrilação atrial, Insuficiência cardíaca congestiva, Ataque cardíaco / Infarto do miocárdio, Cateterismo cardíaco, Acidente Vascular Cerebral isquêmico, Ritmo sinusal normal, Pacemaker permanente e Embolia pulmonar.

Disponível para iOS e Android.

4 – Escore de Risco Cardiovascular

Aplicativo concebido e desenvolvido para ajudar os profissionais e estudantes da área da saúde. Ele permite estratificar o risco de doenças cardiovasculares de maneira fácil e segura, seguindo os protocolos recomendados pela V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, a mais recente Diretriz publicada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O aplicativo propõe ao usuário realizar as 3 etapas para estratificação do risco em 10 anos: determinar a presença de doença aterosclerótica significativa ou de seus equivalentes; calcular os escores de predição do risco com o ER Global; e reclassificar o risco predito pela presença de fatores agravantes do risco. Além disso, a cada método/etapa possibilita a consulta da respectiva parte teórica com o objetivo de sanar dúvidas.

Para rever o risco do último paciente, basta reutilizar seus últimos dados. Também permite rever as metas terapêuticas primárias e secundárias, conforme a classificação do risco. O download completo da Diretriz de dentro do aplicativo dá acesso rápido sempre que precisar.

Disponível para Android.

Você pode se interessar por