Aplicativos para médicos Oftalmologistas e pacientes com Glaucoma
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Datas Comemorativas da Saúde

Aplicativos para médicos Oftalmologistas e pacientes com Glaucoma

software para clinica de oftalmologia

Neste 26 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma, momento propício para que se reflita sobre a enfermidade e como ela afeta a qualidade de vida dos pacientes acometidos pelo mal. A data foi oficializada através da Lei 10456, de 13 de maio de 2002, uma iniciativa para combater o “ladrão silencioso da visão”.

A prevenção é fundamental, daí a realização de campanhas de alertas e conscientização acerca de sua gravidade, mobilizando a população contra uma doença incurável e que permanece como um dos grandes desafios para a Medicina. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela é a maior causa de cegueira irreversível no planeta.

Fatores de riscos

Alguns fatores de risco favorecem o aparecimento da doença, como as pessoas com histórico de glaucoma na família, indivíduos com pressão intraocular elevada, diabéticos, hipertensão arterial, miopia elevada, descendentes de africanos, usuários de esteróides por um longo tempo, portadores de lesões oculares e todas as pessoas, principalmente de origem hispânica, com mais de 60 anos de idade.

Sintomas

Assintomática e crônica, na maioria dos casos a doença pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo e, quanto mais ágil for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

É necessário fazer um exame oftalmológico cuidadoso, no qual o oftalmologista medirá a pressão intraocular e fará o exame do fundo de olho, além do campo visual caso seja preciso.

Estatísticas

Dados da Associação Mundial do Glaucoma revelam que cerca de 65 milhões de pessoas são vítimas da enfermidade em todo o planeta, sendo que 4,5 milhões de casos resultam na perda total de visão. Se não for detectada e tratada a tempo, a moléstia levará inevitavelmente à cegueira. No Brasil, mais de 900 mil pessoas têm a doença e 80% dos glaucomas não causam dor ou incômodo no início.

Aplicativos para médicos Oftalmologistas e pacientes com Glaucoma

1 – SSY Engine

Aplicativo desenvolvido pelo Dr. Anders Heijl, cujo objetivo é, ao fazer o acompanhamento do glaucoma, determinar a PIO alvo. É uma espécie de calculadora, na qual devem ser inseridos a idade do paciente, o índice “MD” e a taxa de progressão do campo visual, obtendo-se automaticamente a PIO supostamente ideal para a não-progressão da doença.

Gratuito, disponível para iOS e Android.

2 – Optic Nerve

Desenvolvido pela start-up gaúcha MPS Saúde, este app auxilia o oftalmologista na avaliação (forma, contorno, tamanho, coloração e escavação) na papilografia e no exame físico do nervo óptico.

Destinado especificamente para os médicos, o software é considerado bastante útil em casos de suspeita de glaucoma e também no acompanhamento de pacientes com diagnóstico da enfermidade ou doenças do nervo óptico. Além de melhorar a qualidade do exame do nervo óptico, aumenta a velocidade e a qualidade da informação da documentação do exame, diminuindo a perda de tempo com a burocracia.

3 – Simulador de Glaucoma em VR

Trata-se de uma iniciativa apoiada pela Novartis que tem como objetivo reduzir o impacto do Glaucoma na qualidade de vida da população. O app explica tudo acerca da enfermidade de uma forma prática e interativa, com ilustrações e didatismo, através da simulação realizada em plena Avenida Paulista (São Paulo) em Realidade Virtual.

Os temas abordados explicam o que é a doença, seus sintomas e as formas de prevenção. Além disso, ressalta a importância de se realizar o tratamento corretamente e de se ter um diagnóstico em tempo hábil para diminuir as chances de comprometimento da visão.

Gratuito, disponível para iOS e Android.

4 – Atlas de Glaucoma

Aplicativo da Sociedade Latino-Americana de Glaucoma (SLAG) desenvolvido com o apoio da divisão oftalmológica da farmacêutica Allergan. Inúmeros oftalmologistas da América Latina colaboraram com a concepção do software com o envio de seus materiais de estudos de casos para compartilharem com os companheiros de profissão.

A versão digital torna as informações sobre a doença ainda mais acessíveis aos médicos, disponibilizando imagens que facilitam o aprendizado e o atendimento aos pacientes. Seu objetivo é auxiliar o oftalmologista a tomar decisões clínicas apropriadas em prol da preservação da visão e da qualidade de vida, em portadores ou suspeitos de glaucoma.

O Atlas permite escolher o idioma com o qual quer navegar, Português ou Espanhol, e acessar imagens que disponibilizam o diagnóstico, exames de pacientes com Glaucoma, tipos da doença e tratamento.

Gratuito, disponível para iOS.

Veja outros aplicativos para médicos oftalmologistas.

Você pode se interessar por