Aplicativos que ajudam a meditar - Blog ProDoctor Software
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes

Aplicativos que ajudam a meditar

Aplicativos estimulam a Meditação

A Meditação, assim como a Arteterapia, o Reiki e outras práticas integrativas, agora faz parte da Tabela de Procedimentos do SUS na categoria de “ações de promoção e prevenção em saúde”. Ao contrário de outras terapias alternativas, ainda sem comprovação científica, a Meditação ganhou respeito através de estudos promovidos por instituições de notório saber e integridade. E se firma como uma opção com aplicações bem específicas.

Hoje, a Meditação tem várias áreas de estudo: Redução do stress, Melhoria do sistema cardiovascular, Insônia e distúrbios mentais, Alívio da dor, Reforço do sistema imunológico e Melhoria na concentração.

7 Aplicativos que ajudam a meditar

Aplicativos Meditação

Com o fim do preconceito e o reconhecimento científico, recebe cada vez mais o auxílio da tecnologia, com a disponibilização de aplicativos específicos para que seus adeptos tenham os estímulos necessários em sua prática diária. Confira alguns aplicativos que ajudam a meditar:

1 – Provata VR

Disponível na App Store, o Provata VR é um aplicativo destinado à meditação, que guia o usuário através da Realidade Virtual. Este é um lançamento pioneiro da Provata Health, startup de Portland (EUA) em uma nova categoria de saúde digital.

O app permite que os usuários acessem inúmeros e deslumbrantes locais em todo o mundo, como cachoeiras tropicais, praias desertas, a aurora boreal do Hemisfério Norte e os recifes submersos de corais. Os exercícios de meditação são selecionados e, a partir daí, as pessoas passam a treinam suas mentes com o objetivo de alcançar um impacto positivo em sua produtividade e em seu humor ao “viajar” por locais paradisíacos.

Conforme assinalou Alex Goldberg, diretor executivo da Provata Health, “a realidade virtual representa uma oportunidade de expandir a saúde digital para novas fronteiras”. Segundo ele, “a típica abordagem de meditação guiada — uma gravação de áudio instruindo como meditar — não tem demonstrado muitos avanços tecnológicos há décadas. Combinar VR com meditação de plena atenção e monitoramento de biofeedback permite que os usuários se transportem para ambientes relaxantes enquanto acompanham continuamente seu progresso, trazendo novas dimensões para a experiência da meditação”.

2 – 5’Minutos, Eu Medito

Aplicativo gratuito para Android e iOS, desenvolvido por uma ONG chamada Mãos Sem Fronteiras e que tem por objetivo incentivar as pessoas ao hábito da meditação para conseguirem relaxar e melhorar sua concentração. O app traz informações sobre os benefícios da meditação e de como meditar corretamente, além de controlar e te lembrar do horário de sua meditação. Para quem quer se tornar uma pessoa mais zen e esquecer um pouco do estresse diário, este app pode ser um bom começo!

3 – Zen App

Concebido por uma brasileira, o software foi criado pela MoveNext e está disponível em Português e Espanhol, disponibilizando sons relaxantes da natureza para acompanhar os momentos dedicados à meditação. São 12 opções gratuitas e cada um dos temas está associado a uma imagem. Também oferece outras alternativas, que podem ser acessadas mediante assinatura.

A responsabilidade pelas meditações são da YouTuber Juliana Goes, que explica as lições e dá dicas, por exemplo sobre como a pessoa pode melhorar a qualidade do sono, começar o dia com mais disposição e conviver de uma forma mais amena com o estresse. Além disso, traz o “Diário do Humor”, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida.

O app é “gamificado”, propondo ao usuário “conquistas” para alcançar. Também é possível ver o progresso completo, quantas meditações foram feitas e quantas medalhas já foram conquistadas. Pode ser baixado gratuitamente pela App Store e também pelo Google Play (para Android).

4 – Headspace

Está comprovado que a meditação ajuda a combater o stress e a ansiedade. Quando foi concebido, os desenvolvedores do Headspace tinham como objetivo tornar a prática mais acessível, disponibilizando então 10 curtas meditações guiadas e uma página onde é possível acompanhar e medir o seu desenvolvimento. Disponível para iPhone e Android e gratuito, o app também oferece aos usuários lembretes para ajudar o usuário a se manter no caminho certo.

5 – Calm

Segundo seus desenvolvedores, o Calm torna a prática da meditação mais fácil, ao disponibilizar uma seleção de sessões guiadas que duram de dois a 20 minutos. Também inclui 10 “cenas de natureza imersiva” que auxiliam no processo de relaxamento. Está disponível para Web, iPhone e Android e é gratuito.

6 – Sattva

Disponível em inglês, o app está disponível para Android e iOS e permite ao usuário medir seu nível de humor antes e depois de cada meditação. Cada sessão é guiada com várias ferramentas, como o temporizador e a monitoria de batimentos cardíacos, além de músicas relaxantes e insights para o dia a dia. O usuário também acumula troféus conforme seu progresso no aplicativo.

7 – Smiling Mind

Esta ferramenta gratuita inclui seis programas de meditação. Começando aos 7 anos de idade, cada programa é indicado para uma faixa etária específica e pode ser aplicado em escolas – para melhorar a atenção das crianças – e em locais de trabalho, além do uso individual.

O app foi desenvolvido sem fins lucrativos por uma equipe de psicólogos e ainda conta com um guia gratuito sobre atenção plena para download em seu site oficial. Disponível para Android e iOS.

Janeiro Branco”

A campanha Janeiro Branco tem como meta mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida mais feliz para si mesmas. Foi criada por psicólogos e busca mais diálogo sobre a saúde mental, tendo em vista o que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS): Saúde Mental é o estado de bem-estar no qual um indivíduo desempenha suas habilidades, pode lidar com as inquietudes comuns da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de contribuir à sua comunidade.

A prática da Meditação está incluída na promoção da Saúde Mental, pois possibilita às pessoas adquirir e manter estilos de vida saudáveis.

A campanha foi criada em 2014 e hoje já virou lei nas cidades de Campinas (São Paulo) e Uberlândia (Minas Gerais). Espalhado por todo o Brasil, o projeto busca desvencilhar a ideia de que a Psicologia é direcionada para loucos.

Você pode se interessar por