Acreditação na ONA: como o ProDoctor pode te ajudar a conseguir
Gestão de Clínicas e Consultórios

Acreditação ONA: como o ProDoctor pode te ajudar

A Acreditação ONA é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em Saúde. Ela trabalha para que as instituições de Saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

Hoje, no País, mais de 80% das instituições acreditadas adotam os padrões da Organização Nacional de Acreditação.

Além de reconhecido no Brasil, os padrões ONA são aceitos no exterior, já que a instituição é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua). Nesse sentido, atua ao lado de outras instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá, agregando mais valor.

 

Como realizar a Acreditação ONA

A Acreditação da ONA é um método de avaliação e certificação que busca, através de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de Saúde. Portanto, para a sua clínica ou consultório ser acreditado, deve comprovadamente atender aos padrões definidos e reconhecidos internacionalmente pela instituição.

O método de avaliação para a Acreditação não tem caráter fiscalizatório e acontece, essencialmente, através de um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde. Este é revisto constantemente, com o intuito de promover uma melhoria contínua.

A Acreditação ocorre em vários níveis:

Como realizar a Acreditação ONA

Acreditado – Nível 1

A Clínica ou o Consultório deve cumprir com 70%, ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. 

Neste nível, são avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Este certificado tem duração de dois anos.

Acreditado Pleno – Nível 2

Para a Clínica ou Consultório ter o Nível 2 de Acreditação ONA, precisa cumprir dois requisitos: 

  • Possuir 80%, ou mais, nos padrões de segurança e qualidade;
  • Possuir 70%, ou mais, nos padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e com plena comunicação entre as atividades realizadas.

Este certificado tem validade de dois anos.

Acreditado com Excelência – Nível 3

Neste nível de Acreditação, a Clínica ou Consultório deve atender três requisitos:

  • Cumprir 90%, ou mais, os padrões de qualidade e segurança;
  • Cumprir 80%, ou mais, os padrões de gestão integrada;
  • Cumprir 70%, ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Este certificado é válido por três anos.

Se você quiser saber mais sobre os padrões exigidos, a metodologia de avaliação e as diferenças entre os níveis, as informações estão disponíveis no Manual das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde e no Manual Brasileiro de Acreditação disponíveis no site oficial da ONA.

Como a ProDoctor pode me ajudar na Acreditação ONA

Como a ProDoctor pode me ajudar na Acreditação ONA

A ProDoctor acredita que, após se tornar cliente, é primordial que o nosso relacionamento com você se torne ainda mais próximo, para que possamos, assim, conseguir elevar o nível da sua Clínica ou Consultório.

Com isso, em todo o processo de Acreditação, o suporte da ProDoctor está disponível para auxiliar e acompanhar todas as suas dúvidas ou necessidades de adequação do sistema.

Como exemplo disso, temos o caso da Colp Hospital dos Olhos de Salvador, onde durante todo o processo de Acreditação a ProDoctor acompanhou os requisitos e necessidades exigidos.

Você pode ver mais detalhes sobre o processo de Acreditação da Colp neste artigo em nosso Blog.

Vale lembrar que para avaliar se a sua organização de serviço de saúde é elegível para a Acreditação da ONA, você precisa entrar em contato com uma Instituição Acreditadora Credenciada. Esta será responsável por conduzir os processos de avaliação de acordo com os padrões ONA.

Para saber mais sobre o processo para avaliação de Acreditação, você pode acessar a Norma Orientadora número 4 no site da ONA.

Para conhecer os padrões brasileiros de qualidade e segurança em Saúde, disponíveis nos manuais da ONA, basta acessar os links abaixo:

Você pode se interessar por