8 dicas de como utilizar o computador durante a consulta - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

8 dicas de como utilizar o computador durante a consulta

Canvas para clínicas médicas

Afinal, você sabe como utilizar o computador durante a consulta sem prejuízo na relação médico-paciente?

O uso de um bom software de gestão tornou-se indispensável para que uma clínica/consultório ofereça aos pacientes o máximo desempenho. Ao adotar um prontuário digital, os profissionais do estabelecimento passaram a ter um ganho de tempo, podendo assim proporcionar uma melhor qualidade no atendimento.

Estes são fatores que estão diretamente ligados à manutenção e ao crescimento do seu empreendimento, que deve ser visto como qualquer outro para sobreviver em um mercado altamente competitivo. Todavia, se tempo representa dinheiro, é importante destacar que você precisa estar atento ao fator humano, pois a atenção principal durante uma consulta deve estar centralizada no paciente.

8 dicas de como utilizar o computador durante a consulta

8 dicas de como utilizar o computador durante a consulta

1- Olhe nos olhos do paciente

Nossa primeira dica de como utilizar o computador durante a consulta é: olhe nos olhos do paciente! O atendimento humano permanece acima de qualquer evolução tecnológica.

A partir do instante em que o paciente entrou em seu consultório, esteja atento a tudo que ele relatar, com disponibilidade e paciência. Lembre-se de que ele está procurando ajuda e necessita da sua confiança e dos seus conhecimentos científicos. Portanto, esqueça o relógio e, durante o tempo em que ele estiver relatando suas queixas, não olhe para a tela do computador. Olhe nos olhos do paciente, estimule-o a falar, faça perguntas e deixe-o falar.

  Leia mais: Medicina sem Pressa começa a ganhar corpo no Brasil

2- Passe confiança

É com esta atitude, sendo didático e demonstrando interesse em ajudá-lo, que você conquistará a sua confiança, a fim de obter sua efetiva colaboração para o sucesso do tratamento. Com este relacionamento médico-paciente em curso, você estará indo além da simples anamnese. A humanização do atendimento faz com que você se distancie do risco da automatização das consultas, que se avolumam com o decorrer dos dias.

3- Momento certo de usar o computador

Somente depois desta interação é que você necessita, realmente, repassar para o computador as informações que julgar necessárias, além de preencher prescrições, atestados, guias de exames e formulários de internação. O que poderá ser realizado de forma simples e ágil, bastando dispor de um software de gestão de consultórios e clínicas eficiente.

4- Use a tecnologia sem medo

Muitos médicos ainda temem a “interferência” do trabalho do computador em seu trabalho. Entretanto, isto não deve ser motivo para nenhuma angústia, uma vez que basta utilizá-lo da forma correta, pois a tecnologia disponível visa beneficiar tanto o médico quanto o paciente. E não é nenhum bicho de sete cabeças.

  Leia mais: Aplicativos para médicos

5- Deixe o paciente ver a tela do computador

Uma boa forma de estimular o relacionamento do médico com o paciente é permitir que este consiga ver a tela do computador. Assim, confirmará que você está realmente trabalhando com os dados da consulta, e não navegando na internet, checando mensagens de e-mails e redes sociais, enquanto o paciente faz um relato de suas inquietações.

6- Mantenha a atenção no paciente

No momento em que você se dedica a repassar para o computador os dados da consulta, ou for prescrever uma receita, converse com o paciente e explique tudo. Pergunte se entendeu direitinho ou se ainda tem alguma dúvida, sem se preocupar com o tempo. Isto demonstra o seu interesse por ele, que reconhecerá sua dedicação e simpatia, o seu real interesse em ajudá-lo a superar os problemas de saúde.

7- Faça ações conjuntas

Se for necessário detalhar algum ponto da consulta e precisar abrir arquivos com resultados de exames anteriores, faça-o diante do paciente, analisando e explicando, por exemplo, como estava sua taxa de glicemia nos últimos seis meses. Estabeleça comparações e explique a necessidade da medicação e a importância de seguir à risca o tratamento recomendado. Com certeza, a taxa de adesão será sempre melhor com esta sistemática!

8- Transmita sigilo e confiança

Para finalizar nossas dicas de como utilizar o computador durante a consulta, sigilo e confiança.

Todos os dados contidos nas anamneses são confidenciais, de estrito uso do médico e de cada paciente. Portanto, lembre-se de que é importante resguardar com segurança todos estes arquivos, que devem ser devidamente fechados na presença do paciente. Para que ele tenha certeza de que não permanecerão expostos à curiosidade e à indiscrição da vista de terceiros.

Você pode se interessar por