O 4º episódio da 3ª temporada de Sob Pressão já está disponível!
No capítulo anterior da série Sob Pressão, um caso de feminicídio movimenta a emergência do Hospital Religioso São Tomé Apóstolo. Charles recebe a visita da ex-namorada, que precisa ser operada às pressas. Os sentimentos do médico ficam mexidos com a volta da mulher.
Capítulos anteriores da série Sob Pressão
A Rede Globo exibiu o 4º episódio da 3ª temporada de Sob Pressão. Com 42 minutos de duração, o capítulo começa com Manu e o irmão Tomás prestes a saltarem de paraquedas. Tomás, que também é instrutor, tenta convencer a irmã a vivenciar a experiência do salto.
“Sua vida será outra”, afirma. Contando sobre seus saltos, o paraquedista convence Manu. Após sua decisão, a mulher se encanta com as emoções provocadas pela aventura. Até aí, tudo lindo!
Surpreendentemente, Tomás não se sente bem e desmaia. Manu se desespera e começa a gritar pelo irmão. Em queda, Tomás desperta e aciona o paraquedas quase em terra firme.
Abrindo o paraquedas tarde demais, a cena continua com Manu e o irmão já no Hospital. Visto que o homem está com ferimentos, Dr. Evandro e a equipe da emergência atendem Tomás.
Drª Carolina atende Érica, 10 anos, com insuficiência renal. A menina faz tratamento de Hemodiálise, um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer.
Com poucas alternativas, a médica busca soluções para salvar a jovem. Carolina tenta transferir Érica para outro hospital, mas não obtém sucesso.
Evandro e Carolina conversam e decidem que a melhor solução para a menina é um transplante de rim. Sem permissões para realizar o procedimento no hospital, o diretor vai até a Secretária de Saúde do Rio de Janeiro, a fim de conseguir autorização para realizar o transplante da menina. Porém, a tentativa é negada.
Célio, pai de Érica, se oferece como doador. Carolina faz exames no homem e tenta ver as possibilidades de compatibilidade dos dois.
Já com os exames, a médica fala com Neuza – mãe de Érica – e afirma que o marido não poder ser o doador. Ele é incompatível.
Carolina questiona a mulher se tem alguma possibilidade do marido não ser o pai biológico da menina. Neuza conta a história para Carolina e afirma que Célio não é o pai. Desesperada, a mãe de Érica implora para que a médica não conte nada para o companheiro.
Dr. Charles explica o diagnóstico de Tomás para sua irmã. As notícias não são boas.
Com a câmera instalada no equipamento de segurança do paraquedista, o médico consegue ver o momento do desmaio e, revendo as imagens, analisa o caso com os colegas.
Dr. Charles e Dr. Evandro explicam a Tomás que ele está com um aneurisma cerebral, uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro. Desse modo, uma predisposição genética, hipertensão arterial e diabetes podem ser causas relacionadas a esse quadro.
Célio se indigna por não ser compatível para a doação do rim. Neuza se desespera com a situação e as questões levantadas pelo companheiro e revela a verdade ao homem: “Você não é o pai dela”.
Revoltado com a situação, Célio descobre que o pai biológico de Érica é seu melhor amigo (Fábio).
O homem sai do hospital furioso e Evandro vai atrás de Célio para que ele esteja ao lado da menina.
Um novo paciente chega ao hospital. kleber caiu da escada em uma boate e é socorrido pelo Dr. Décio.
Acompanhado de Igor, o ficante de kleber relata que o paciente disse ser portador do vírus HIV.
Com os cuidados certo, kleber recebe alta. Dessa forma, o paciente relata a Décio que não caiu da escada e que foi Igor que o empurrou da escada após saber que tinha HIV.
kleber se interessa por Décio. “Posso te fazer uma pergunta?”. Envergonhado, o médico diz que sim e o homem pergunta se ele está solteiro.
Décio muda de assunto já que Vera chega no ambulatório. Kleber deixa o hospital.
Érica piora e sua situação preocupa Evandro e Carolina.
Tempos depois, Célio volta ao hospital com Fábio. O homem topa ser o doador de Érica e Carolina realiza os exames de compatibilidade.
Novamente, a médica procura fábio para ter mais informações, mas não o encontra no hospital. Na saída, Carolina vê o pai de Érica indo embora.
Dr. Charles tenta negociar com outros hospitais a transferência do paraquedista. Em conversa com o paciente, o homem relata que já sabia do aneurisma e que não estava mais preocupado com a questão. Portanto, queria viver os minutos que restavam.
Em segundos, Tomás piora seu estado. Charles e Evandro correm com o paciente para a sala cirúrgica.
Entretanto, antes mesmo de chegar, Tomás não resiste.
Evandro vê uma possibilidade para o transplante de Érica e aciona Manu para que o irmão seja o doador da menina.
Manu autoriza a doação do rim de Tomás. Carolina fica aliviada com a notícia, mas se preocupa por conta do hospital ainda não possuir autorização da Secretaria.
Com o teste de compatibilidade feito, Tomás é o doador de Érica.
Tempos depois, Carolina conversa com os pais da garota. O transplante foi um sucesso.
Saindo do plantão, Décio encontra com Kleber. O rapaz tenta convencer o médico a sair com ele, mas ele afirma que é melhor não confundirem as coisas, afinal ele é seu paciente.
O rapaz o beija, mas o médico resiste. Décio tenta explicar que teve algumas dificuldades com a aceitação da sua orientação sexual e por isso trava com algumas situações.
Kleber diz a Décio que trabalha em um bar no centro da cidade, e que se caso mudar de ideia pode encontrá-lo por lá.
Dias depois, Décio decide ir ao bar e encontra o rapaz.
As consequências de ter feito o transplante sem a consulta da Secretaria de Saúde caem sobre Evandro – diretor do hospital. O secretário afirma que pode abrir um processo com o Hospital São Tomé.
Em contrapartida, a situação serviu para provar que o hospital pode realizar o procedimento e que com isso a equipe médica salvou a vida de uma criança.
Sendo assim, o secretário concede a autorização para a realização de transplante no hospital.
Em casa, Carolina e Evandro aproveitam para ficarem juntos e conversar sobre a relação a dois. Uma das possibilidades é de terem um filho.
Em conversa, Carolina fica confusa com as ideias. “Não sei se tenho vocação para ser mãe”.
Pensativa, a médica vai até o banheiro e passa a mão na barriga, tentando imaginar como seria a vida com um bebê.
Episódios da série Sob Pressão disponíveis no Globo Play.