Blog

Dia do Dermatologista

Atualizado em 05 de fevereiro de 2017


Os dermatologistas configuram atualmente a segunda maior sociedade do mundo e hoje comemoram o seu dia. Eles são os profissionais aptos para diagnosticar e tratar as doenças que acometem a pele, a mucosa, as unhas e os cabelos. Além disso, cuidam da parte estética da pele. A data remete ao dia de fundação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, primeira dentre as especialidades médicas fundada no Brasil, em 05 de fevereiro de 1912, se não considerarmos a Pediatria como uma especialidade.


O profissional da Dermatologia precisa obter o título de especialista, validado apenas depois de cumprir, no mínimo, três anos de especialização (residência médica ou estágio equivalente em Dermatologia). Para que obtenha a graduação, o médico deverá passar por um exame realizado anualmente e considerado bastante rigoroso, sob a chancela da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Associação Médica Brasileira.


Aplicativos para Dermatologia




Os smartphones são importante braço auxiliar no tratamento em várias especialidades e nos EUA verifica-se uma tendência de atendimento remoto virtual por dermatologistas, como no caso dos aplicativos (que inclui também envio de pomadas). Perfeitamente integrados à vida cotidiana de médicos e pacientes, os apps contribuem para diminuir o sofrimento e salvar vidas, com inúmeros dedicados à Dermatologia


1 - SkinVision

Desenvolvido para dispositivos móveis focados em Medicina Preventiva, ajuda a manter a saúde da pele e permite detectar o câncer de pele. Saiba mais sobre suas funcionalidades, preço e links para download.


2 - Doctor Mole

Permite escanear pintas, manchas e verrugas para compara-las por possíveis tumores malígnos. Saiba mais sobre suas funcionalidades, preço e links para download.


3 - DermoScreen

Desenvolvido para smartphone pela equipe do engenheiro George Zouridakis que alcançou uma taxa de acerto de 85% na detecção de casos do câncer da pele, índice similar à taxa de precisão que os próprios dermatologistas têm. Consiste em tirar uma foto de uma mancha suspeita na pele e rodá-la em um programa que descobre em segundos se a lesão pode ser cancerígenaSaiba mais sobre suas funcionalidades, preço e links para download.


4 - MySkin – Skincare Advice

Aplicativo de uma rede social onde são compartilhadas informações sobre produtos e tratamentos voltados para a saúde da pele, baseando-se no tipo de pele e estilo de vida de cada indivíduo. Disponível para iOS.


5 - Doctor Derm

O Doctor Derm é um guia de bolso completo e gratuito disponível na Apple Store que oferece descrições e tratamentos para diversas doenças dermatológicas. O aplicativo traz mais de 250 fotografias em alta resolução e, em cada uma, basta um toque para que seja ampliada.


6 - Guia de Dermatologia

O aplicativo foi lançado com o objetivo de fornecer todas as informações para as doenças dermatológicas no seu bolso de forma didática, com destinação direta na prática diária. É considerado de alta relevância para dermatologistas, estudantes e profissionais de saúde. No conteúdo para Estudantes de Medicina encontram-se catalogadas 38 doenças, enquanto no conteúdo para Público Geral são encontradas 28 doenças. O programa é atualizado sempre, conforme solicitações dos usuários. Disponível para Android e iOS


7 - Ultraviolet UV Index

Aplicativo que mede e informa o índice de radiação UV de qualquer lugar do mundo, indicando qual a melhor maneira de proteger a pele. Disponível para iOS.


8 - FotoSkin

Tem como objetivo educar os usuários quanto à prevenção do câncer de pele, mantendo no celular um histórico da pele de cada um, a fim de diagnosticar possíveis casos da enfermidade. Através da câmera do smartphone é possível monitorar as pintas e manchas presentes na pele. Além disso, disponibiliza um guia com informações médicas sobre as doenças e as mais diversas condições da pele. Alerta para a importância de se evitar as condições favoráveis para tais enfermidades e traz várias dicas e testes para o usuário. Disponível para Android e iOS. Veja mais no site.


9 - Política de Sombras

Aplicativo para divulgar o nível de exposição aos raios ultravioleta em cada cidade do Brasil ao longo do dia. O programa pode ser baixado gratuitamente e indica qual o fator de proteção mais adequado para cada tipo de pele, além de mostrar se o usuário vai precisar usar o produto com base na previsão do tempo. Disponível para Android e iOS.




Compartilhe