Ultrassom realizado na palma da mão - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Tecnologia na Medicina

Ultrassom realizado na palma da mão

Ultrassom realizado na palma da mão

A cada dia fica comprovada a tendência mundial da utilização dos aparelhos portáteis e práticos para que o profissional da Medicina tenha uma rotina mais eficiente. Os avanços tecnológicos se multiplicam em todas as áreas, impulsionadas por altos investimentos das empresas. Agora, amplia-se o leque com a realização de exames de ultrassom por celular, veja alguns equipamentos que estão trazendo mais eficiência e segurança para esses procedimentos.

1 – Philips Lumify

A Philips Eletronics lançou seu novo equipamento de ultrassom para diagnóstico médico, cuja tecnologia é baseada em um aplicativo de celular e um transdutor que entrega imagens de alta qualidade ao profissional de saúde. O Philips Lumify é um sistema de ultrassom já disponível para download na loja virtual do Android.

Ao usuário, basta baixar o aplicativo e conectar o transdutor Lumify para o tablet ou smartphone para começar a capturar as imagens. O dispositivo inteligente torna-se um ultrassom na palma da mão. O acesso é rápido, com imagens em alta resolução, facilitado pela interface simples e intuitiva. Veja o vídeo:

2 – Acuson Freestyle

Já a empresa Siemens apresenta em sua linha médica o aparelho de ultrassom Acuson Freestyle, livre de cabos na comunicação entre o transdutor e o monitor. É considerado bastante prático na manipulação, pois não conta com a interferência do “peso” do cabo na identificação das estruturas e no momento de punção.

O sistema de ultrassom Acuson Freestyle proporciona melhor eficiência operacional ao otimizar o fluxo de trabalho com a utilização de controles remotos para a operação de usuário único, além do controle de infecção. Proporciona qualidade de imagem uniforme, com ótima resolução, arquitetura de processamento e visualização de agulha reforçada.

3 – Fujifilm Sonosite iViz

O Fujifilm Sonosite iViz é uma plataforma que permite a realização da ultrassonografia em usuários em ambientes hospitalares, clínicas e aldeias remotas quando e onde for necessário. Destina-se a exames abdominais, cardíacos, pulmonares e de obstetrícia. “É uma ferramenta revolucionária, que atinge novos níveis de mobilidade, desempenho de imagem e conectividade”, garante Masayuki Higuchi, presidente e CEO da FUJIFILM SonoSite, Inc.

O iViz oferece aos médicos acesso direto aos sinais vitais do paciente, aplicativos on-line e recursos de aprendizagem. Também se integra com o setor de Tecnologia da Informação do hospital e sistemas EMR para obter dados demográficos do paciente e apresentar relatórios. Veja o vídeo:

4 – Accuro

Com base na Virginia (Estados Unidos), a empresa Rivanna Medical disponibilizou o Accuro Handheld Ultrasound Needle, concebido para ajudar os médicos a administrar com precisão uma agulha durante a anestesia espinhal. O dispositivo, sem fios ou cabos, é ultra compacto e inclui a sonda, o sistema de processamento e exibição da imagem em 3D a partir de várias verificações realizadas em diferentes planos. Os pontos anatômicos de interesse são reconhecidos e mostrados na parte inferior da tela. Não requer um ultrassonografista para operar e precisa apenas de uma mão para controlar.

A navegação 3D da espinha lombar é feita em tempo real, com rápida interpretação das medições da coluna vertebral. No futuro, esta tecnologia deverá ser usada em outras aplicações (biópsias de tireóide, nervos periféricos e acesso vascular). O software na tela ajuda a marcar o melhor local para realizar a punção como uma mira de caça. Veja o vídeo:

Você pode se interessar por