Aplicativos para ajudar pacientes com ansiedade - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Tecnologia na Medicina

Aplicativos para ajudar pacientes com ansiedade

Aplicativos para ajudar pacientes com ansiedade

Quatro em cada dez brasileiros sofrem de ansiedade, mal que pode ser identificado por uma preocupação excessiva e persistente, mas condizer com a realidade cotidiana. Considerado por especialistas como uma enfermidade dos tempos modernos, o distúrbio apresenta manifestação variável entre as pessoas e também pode estar associado à Síndrome do Pânico e ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 33% da população sofre com o problema em todo o planeta e o Brasil é um dos líderes no índice de transtorno, com 23% de pessoas.

A tecnologia, cada vez mais atuante na área da Saúde, também já disponibilizou aplicativos gratuitos que podem ajudar médicos e pacientes na luta contra a ansiedade. Existem várias comunidades no mundo que buscam formas de ajudar pessoas que sofrem com a ansiedade, inclusive criando aplicativos para que os momentos de crise possam ser controlados. A orientação e o acompanhamento de um especialista são indispensáveis para que possa ajudar a identificar as melhores formas de tratamento.

A seguir, selecionamos alguns aplicativos para ajudar pacientes com ansiedade disponíveis no mercado:

Aplicativos para ajudar pacientes com ansiedade

Aplicativos para médicos

1 – Pacifica

É considerado um dos softwares mais completos do segmento, pois permite que o paciente marque as tarefas que realizou ao longo do dia sem que tenha sentido qualquer problema. Além disso, o Pacifica disponibiliza exercícios de relaxamento e meditação, a fim de moderar a ansiedade.

Segundo seus desenvolvedores, “nos melhores momentos, a ansiedade é chata e desconfortável. Nos piores, é debilitante e isola as pessoas. Entendemos como pode ser desafiador se cuidar: é caro, exige tempo e para muitas pessoas as ferramentas não são acessíveis”. Gratuito e disponível em inglês na Apple Store e no Google Play.

2 – Worry Watch

Com este aplicativo, o usuário poderá registrar suas preocupações diárias, verificando e comparando mais tarde, com tranquilidade, os problemas e as respostas dadas conforme cada preocupação. Sempre sob a proteção de uma senha.

Quando a pessoa se sentir novamente atormentada pela ansiedade, o Worry Watch executará um relatório para que constate se o resultado real realmente é tão ruim quanto a preocupação que o gerou. Está disponível para iPhone e iPad e custa $1,99.

3 – Relax Melodies

A insônia é apontada como um dos possíveis resultados da ansiedade. O desenvolvimento do Relax Melodies tem como meta permitir ao usuário selecionar sons suaves, criando um mix para ajudá-lo a cair no sono e dormir tranquilamente. Gratuito e disponível para iPhone e Android, também pode ser usado para criar alguns minutos de calma no meio do dia.

4 – Self-Help Anxiety Management (SAM)

Foi concebido por pesquisadores da Universidade do Leste de Londres (Inglaterra), tendo como objetivo ajudar os usuários a mapearem as crises. Ao passar por um momento como esse, é possível identificar e marcar os sintomas, como dores no corpo e falta de ar, entre outros, e fazer exercícios para controlar a respiração. O Self-Help Anxiety Management é gratuito e está disponível em inglês na Apple Store e no Google Play.

5 – MindShift

Outra opção gratuita e em inglês disponível na Apple Store e no Google Play. Foi concebido pela ONG AnxietyBC em colaboração com o British Columbia Children’s Hospital (Canadá) e tem como público-alvo pré-adolescentes e adolescentes. O MindShift disponibiliza explicações concisas e importantes acerca da ansiedade, fornecendo dicas valiosas para que o usuário possa conviver com ela. Além disso, ele poderá escrever seus desabafos em um diário, onde encontrará conselhos e inspirações.

Você pode se interessar por