Quatro em cada dez brasileiros sofrem de ansiedade, mal que pode ser identificado por uma preocupação excessiva e persistente, mas condizer com a realidade cotidiana. Considerado por especialistas como uma enfermidade dos tempos modernos, o distúrbio apresenta manifestação variável entre as pessoas e também pode estar associado à Síndrome do Pânico e ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 33% da população sofre com o problema em todo o planeta e o Brasil é um dos líderes no índice de transtorno, com 23% de pessoas.
A tecnologia, cada vez mais atuante na área da Saúde, também já disponibilizou aplicativos gratuitos que podem ajudar médicos e pacientes na luta contra a ansiedade. Existem várias comunidades no mundo que buscam formas de ajudar pessoas que sofrem com a ansiedade, inclusive criando aplicativos para que os momentos de crise possam ser controlados. A orientação e o acompanhamento de um especialista são indispensáveis para que possa ajudar a identificar as melhores formas de tratamento.
A seguir, selecionamos alguns aplicativos para ajudar pacientes com ansiedade disponíveis no mercado:
Aplicativos para ajudar pacientes com ansiedade
1 – Pacifica
É considerado um dos softwares mais completos do segmento, pois permite que o paciente marque as tarefas que realizou ao longo do dia sem que tenha sentido qualquer problema. Além disso, o Pacifica disponibiliza exercícios de relaxamento e meditação, a fim de moderar a ansiedade.
Segundo seus desenvolvedores, “nos melhores momentos, a ansiedade é chata e desconfortável. Nos piores, é debilitante e isola as pessoas. Entendemos como pode ser desafiador se cuidar: é caro, exige tempo e para muitas pessoas as ferramentas não são acessíveis”. Gratuito e disponível em inglês na Apple Store e no Google Play.
2 – Worry Watch
Com este aplicativo, o usuário poderá registrar suas preocupações diárias, verificando e comparando mais tarde, com tranquilidade, os problemas e as respostas dadas conforme cada preocupação. Sempre sob a proteção de uma senha.
Quando a pessoa se sentir novamente atormentada pela ansiedade, o Worry Watch executará um relatório para que constate se o resultado real realmente é tão ruim quanto a preocupação que o gerou. Está disponível para iPhone e iPad e custa $1,99.
3 – Relax Melodies
A insônia é apontada como um dos possíveis resultados da ansiedade. O desenvolvimento do Relax Melodies tem como meta permitir ao usuário selecionar sons suaves, criando um mix para ajudá-lo a cair no sono e dormir tranquilamente. Gratuito e disponível para iPhone e Android, também pode ser usado para criar alguns minutos de calma no meio do dia.
4 – Self-Help Anxiety Management (SAM)
Foi concebido por pesquisadores da Universidade do Leste de Londres (Inglaterra), tendo como objetivo ajudar os usuários a mapearem as crises. Ao passar por um momento como esse, é possível identificar e marcar os sintomas, como dores no corpo e falta de ar, entre outros, e fazer exercícios para controlar a respiração. O Self-Help Anxiety Management é gratuito e está disponível em inglês na Apple Store e no Google Play.
5 – MindShift
Outra opção gratuita e em inglês disponível na Apple Store e no Google Play. Foi concebido pela ONG AnxietyBC em colaboração com o British Columbia Children’s Hospital (Canadá) e tem como público-alvo pré-adolescentes e adolescentes. O MindShift disponibiliza explicações concisas e importantes acerca da ansiedade, fornecendo dicas valiosas para que o usuário possa conviver com ela. Além disso, ele poderá escrever seus desabafos em um diário, onde encontrará conselhos e inspirações.