Tecnologia ajuda a controlar dores de cabeça - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Tecnologia na Medicina

Tecnologia ajuda a controlar dores de cabeça

Dores de cabeça

É possível controlar aquela incômoda dor de cabeça? É possível deixar de lado toda aquela papelada e a infinidade de lembretes cheios de rasuras com as anotações sobre as crises? Sim, o avanço tecnológico tem permitido, através da utilização de aplicativos, que médicos e pacientes participem ativamente deste combate, a fim de derrotar um inimigo que responde por 35% das doenças neurológicas no Brasil.

1 – Aplicativo Diário de Cefaleia

Aplicativo Diário de Cefaleia

Cerca de 30 milhões de brasileiros ganharam um importante aliado quando foi lançado o primeiro aplicativo para enfrentar esta doença crônica com o Diário de Cefaleia, criado pela Libbs Farmacêutica em parceria com a Applause Mobile e disponibilizado para iPhone, iPad e Android.

Basta baixá-lo e fazer um cadastro básico para começar a preencher os dados referentes às dores de cabeça. Valendo-se de um calendário, o usuário poderá detalhar dia, horário e intensidade das ocorrências, que podem ser um indício de enxaqueca. Além disso, o programa permite que seja sinalizada a região da cabeça na qual a dor foi mais forte, selecionando os fatores que podem tê-la desencadeado: alimentar, físico ou sensorial, dentre outros.

Após preencher as informações requisitadas, os dados ficam armazenados em um banco e podem ser acessados a qualquer momento. O paciente enviará um relatório completo ao seu neurologista, por e-mail ou impresso, relatando todos os episódios de crise ocorridos no período, facilitando o diagnóstico e permitindo um tratamento mais adequado.

A Libbs Farmacêutica é uma empresa de tecnologia fundada em 2012. Especializada no desenvolvimento de soluções para monitoramento de condições crônicas de saúde para pacientes e profissionais de saúde, trabalha sempre de forma integrada e inovadora. Segundo seus desenvolvedores, “além de dispensar o uso de papel e gerar um benefício sustentável, a ideia principal do aplicativo é aproveitar a praticidade e mobilidade da ferramenta, agilizando a comunicação com o médico, melhorando o controle do problema e diminuindo a intensidade das crises.

E acrescentam: “Nada mais de rasuras ou de esquecer suas anotações em casa na hora da consulta. Em nossa plataforma você encontrará mais do que um sistema de fácil utilização para o cadastro das crises de dor de cabeça. Poderá descobrir os gatilhos das crises, acompanhar o grau de melhora por meio de relatórios mensais, além de encontrar informações de grande utilidade sobre o tema e entrar em contato com seu médico.

Para baixar o aplicativo, acesse a Apple Store ou Google Play.

2 – Software Diários Médicos

Software Diários Médicos

O software da Diários Médicos possibilita que o paciente e seu médico acompanhem a ocorrência das crises e os medicamentos em uso, sendo importante ferramenta para ajudá-los na descoberta de fatores desencadeantes. Serve para orientar tanto um como o outro, funcionando como suporte para avaliação da cefaleia e proporcionando a emissão de relatórios para ter uma noção da variação da dor.

Para os pacientes, o programa disponibiliza a organização de todas as crises, a partir do cadastramento de cada uma delas. Facilitará sua vida, eliminando lembretes e uma papelada sempre sujeita a se perder. Já para o profissional, o aplicativo disponibilizará, através de poucos cliques, de forma simples e rápida, um histórico acerca das ocorrências dos seus pacientes, melhorando seu atendimento.

Também para as empresas o aplicativo representa um grau de importância, uma vez que as dores de cabeça são condições frequentes e muitas vezes negligenciadas pela população. Todavia, é uma doença que impacta diretamente na qualidade de vida dos colaboradores e, consequentemente, da própria empresa onde trabalham. Conforme alerta o site, “seu ônus pode ser reduzido quando tomarmos medidas de orientação e tratamento adequadas, incentivando o paciente a reconhecer o problema e procurar auxílio médico.

Para conhecer mais sobre o software, acesse o site.

2 – Aplicativo Dor de cabeça

Aplicativo Dor de cabeça

O aplicativo Dor de cabeça foi criado em 2012 por especialistas e pesquisadores de instituições como a Santa Casa de Belo Horizonte e o Ambulatório de Cefaleias do Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A ferramenta é destinada para pessoas com dor de cabeça crônica e envia relatório ao médico com frequência acerca das ocorrências.

No programa, o paciente anota os dias em que teve dor de cabeça, sua intensidade, seu possível fator desencadeante (período menstrual, estresse ou falta de sono, por exemplo) e a medicação que tenha utilizado, dentre outros dados. A partir daí, o aplicativo realiza o cruzamento de informações, criando relatórios sobre o histórico do paciente para serem enviado no formato PDF para o médico.

As dores de cabeça crônicas exigem que o paciente mantenha um diário para registrar sua ocorrência, com seus fatores desencadeantes. Foi a resistência criada pelos pacientes que inspirou um grupo de neurologistas de Belo Horizonte (MG) a criar um aplicativo para celular que desempenhasse esta função, facilitando a vida dos dois lados.

“Se a pessoa tem dor de cabeça frequente, é importante começar a anotar. Vai facilitar muito quando for ao médico e, o mais importante, vai facilitar sua visão sobre sua própria saúde. Porque a dor vai se cronificando aos poucos e pode ser difícil perceber isso sem esses dados”, explicou ao G1, em 10 de novembro de 2013, o neurologista Ariovaldo Alberto da Silva Jr., do Ambulatório de Cefaleias do Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas da UFMG.

O Dor de cabeça está disponível gratuitamente na Apple Store e também na Google Play.

Você pode se interessar por