Software de gestão potencializa os resultados de clínicas/consultórios
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Software de gestão potencializa os resultados de clínicas/consultórios

Como evitar glosas hospitalares

A manutenção e o crescimento de uma clínica/consultório estão intimamente ligados à utilização de um bom software médico de gestão.

Hoje, isto se tornou imprescindível para qualquer empresa que pretenda manter em dia e de forma organizada a sua rotina diária, uma vez que programas do gênero são ideais para controlar o fluxo de caixa, estreitar o relacionamento com os clientes e também ter ao alcance dos olhos o desempenho de seus colaboradores.

Além do bom andamento das atividades diárias, proporcionado pela eficiência da agenda, todos os custos operacionais e a movimentação financeira podem ser analisados ao final de cada mês. Relatórios e gráficos possibilitam ver o desempenho, detectar problemas e realizar projeções, estabelecendo metas e diretrizes a serem cumpridas.

Como um software de gestão potencializa os resultados da minha clínica/consultório?

Software de gestão potencializa os resultados de clínicas/consultórios

1 – Simplificando o trabalho da secretária. E evitando erros de agendamento.

Ninguém gosta de chegar para uma consulta e saber que foi agendado para o médico errado, remarcado por engano no lugar de outro paciente ou receber uma ligação dias antes avisando que a consulta foi marcada para um dia em que o médico estaria em um congresso e por isso terá que ser remarcada.

Com um software de gestão erros assim são evitados e você garante o bom relacionamento com seu paciente.

2 – Poupando tempo. Do médico, da secretária e do paciente.

Com as informações centralizadas, a secretária marca a consulta e encontra as informações do paciente mais rapidamente e o médico, em pouco cliques, tem acesso a todo prontuário com anamneses, evoluções, receitas, laudos e atestados já prescritos.

Com mais tempo disponível, o médico pode atender com mais calma seu paciente, se atualizar lendo um artigo científico ou estudar formar de melhorar ainda mais seu atendimento.

3 – Aumentando o faturamento

Não é só erros na agenda que um bom software de gestão médica evita. Isso acontece em uma área vital para o sucesso do seu negócio: o faturamento!

Começando por aposentar calculadora, caneta e papel, ajuda o faturista (ou a secretária) a faturar corretamente no padrão TISS evitando a perda de contas. Ele deve auxiliar no controle das glosas geradas pelas operadoras de saúde, gerar relatórios detalhados e com vários filtros configuráveis sobre todo o faturamento e exibir os erros encontrados no fechamento do faturamento detalhadamente na tela para que sejam corrigidos. Com isso o faturamento aumenta e o trabalho diminui.

4 – Controlando e gerenciando o setor financeiro

Ao gerenciar todas as contas a pagar e receber e controlar todas as movimentações financeiras, os softwares de gestão ajudam a manter as contas da sua clínica/consultório em dia.

Deve disponibilizar relatórios e indicadores que permitam o perfeito gerenciamento do negócio em termos de economia de custos, a fim de viabilizar o crescimento.

Como escolher um software de gestão de consultórios?

Como escolher o software de gestão para sua clínica e/ou consultório médico

Algumas perguntas que devem ser feitas antes de contratar um software para gerenciar sua clínica ou consultório médico:

1 – Vai atender minhas necessidades?

Você, que tem uma clínica ou consultório, deve estar atento para as características de um bom software médico. A primeira delas se refere ao tamanho do seu empreendimento e a escolha deve recair sobre aquele que apresentar todas as funcionalidades que possam satisfazer suas necessidades. Liste todos os seus problemas atuais e quais espera que o programa possa resolver.

2 – É fácil de usar?

Lembre-se de que o software deverá ter uma interface amigável e de fácil utilização. Umas das principais vantagens que eles traem é a diminuição de erros, porém isso só é possível quando o mesmo oferece recursos para isso.

Ao mesmo tempo, é essencial que o fator humano esteja sempre aliado à tecnologia disponível. Ter uma secretária educada, eficiente e pró-ativa, devidamente treinada, é fundamental. Além do contato pessoal e por telefone, os recursos tecnológicos estão à sua mão para estreitar o relacionamento com os pacientes, por exemplo, via SMS. O importante é que ele se sinta prestigiado e satisfeito por receber a devida atenção.

Veja  9 dicas para contratar uma boa secretária.

3 – Terei suporte e treinamento?

Estar sempre atento para atender com rapidez e eficiência às necessidades dos clientes é a grande característica das empresas sérias e com credibilidade. Sua clínica/consultório não pode parar e ficar à mercê de problemas tecnológicos que uma equipe de suporte não possa resolver.

Quando for fazer a sua opção, já na fase de testes aproveite para avaliar bem a qualidade e a agilidade do sistema de suporte do software, além da sua disponibilidade de horário e da educação e presteza dos colaboradores.

Uma dica para você!

Software de gestão de consultórios, clínicas médicas e pequenos hospitais

Se você está precisando de um software de gestão, vale a pena conferir o que o ProDoctor Plus e ProDoctor Corp, têm a oferecer para a gestão de consultórios, clínicas médicas e pequenos hospitais.

De agendamentos e faturamento dos profissionais, até o controle financeiro e de estoque de todo o estabelecimento, além de um ótimo apoio prestado por uma equipe altamente qualificada para acompanhá-lo durante as fases de implantação e treinamento e um suporte disponível ao cliente sempre que necessário.

Você pode se interessar por