É muito comum encontrar opções de software no mercado que funcionam no navegador, ou seja, que são aplicações web. Em paralelo, os profissionais de saúde buscam uma solução “na internet”, que funcione apenas acessando uma url. Isso acontece porque as pessoas acreditam que essa é a escolha mais moderna, atual e prática. Será que isso condiz com a realidade?
Uma aplicação web funciona de forma semelhante aos aplicativos tradicionais. Contudo, apresenta uma diferença básica, pois é executado na internet. Ou seja: todos os dados são processados e armazenados dentro da rede mundial de computadores, permitindo acesso de qualquer tipo de navegador, através de uma URL.
Segundo o RELATÓRIO DE ESTATÍSTICAS DE VULNERABILIDADE da Edgescan (2018), as aplicações web são as que representam maior risco de vulnerabilidades de segurança. Segundo o Instituto Gartner (2019) mais de 75% dos problemas com segurança na internet são devidos a falhas exploráveis a partir das aplicações web. E no Brasil, tudo isso é ainda mais preocupante, já que o país é o quinto do mundo em número de ataques de hackers contra empresas, atrás apenas de EUA, Reino Unido, Alemanha e África do Sul. A conclusão é de um levantamento da consultoria alemã Roland Berger (2021).
Um estudo recente da empresa especializada em risco cibernético Tenable revela que, entre novembro de 2021 e outubro de 2022. 43% dos vazamentos criminosos vieram de endereços brasileiros. O setor da Saúde é o mais vulnerável e responde por 35,4% dos casos.
Esse tipo de aplicação é o principal alvo de ataques de Agentes Maliciosos (hackers ilegais e crackers), devido à possibilidade de altos ganhos e ao baixo risco de exposição do criminoso. Dados de cartões de crédito, informações de clientes e de operações da empresa, roubos de identidades e outros dados sigilosos, podem ser usados para compor cenários de ataques com alto impacto.
Os profissionais de Saúde lidam com informações sensíveis o tempo todo e são responsáveis pelos dados dos seus pacientes, segundo a LGPD. Portanto, confiar as informações que estão sob sua guarda e responsabilidade em aplicações tão vulneráveis é, no mínimo, muito arriscado.
Outros assuntos interessantes:
Plataforma de Telemedicina: qual a melhor?
Gadgets para médicos
Soluções web têm nível de segurança menor e dependem diretamente do navegador onde estão sendo utilizadas. Muitas soluções inclusive reduzem o nível de segurança para acessar os recursos do computador ou smartphone. Apesar de serem vendidas como modernas, essa não é a realidade. Basta observar que os bancos caminham para aplicativos nativos, já que – assim como o setor da Saúde – o setor bancário também lida com muitas informações sensíveis.
Saiba mais sobre os riscos do uso de aplicativos web no artigo do diretor geral e co-fundador da ProDoctor, Jomar Nascimento, publicado no portal Medicina S/A.
Em sua trajetória de mais de 25 anos de reconhecida atuação na área da Saúde Digital, a ProDoctor Software trabalha com transparência e respeito para com seus clientes. Sempre colocamos segurança como prioridade, porque sabemos que as inovações só fazem sentido quando vêm acompanhadas de segurança. Dessa maneira, acreditamos ser necessário esclarecer a você sobre os problemas que aplicações web trazem quando falamos em software médico, que podem colocar em risco seu nome, sua credibilidade e de sua clínica/consultório. Soluções web são ótimas para ler uma notícia, acessar as redes sociais e conteúdos que não incluem inserir dados pessoais e sensíveis seus e de seus pacientes.
Os danos à sua imagem podem ser irreparáveis. As multas e sanções da LGPD podem tornar seu negócio insustentável. Então, qual a melhor alternativa? As soluções em nuvem de verdade, ou seja, os aplicativos nativos.
Como falamos, um aplicativo web – ou web app – é um site responsivo, que se comporta como um aplicativo. Neste caso, os aplicativos são executados na internet, o que quer dizer que os dados são processados e armazenados dentro da internet, podendo ser acessado de qualquer tipo de navegador, através de uma URL.
Além de toda a vulnerabilidade que abordamos, as aplicações Web não são supervisionadas como os aplicativos, já que não existe nada que controle este ecossistema.
Apps distribuídos em lojas de todos os sistemas operacionais têm regras para que sejam disponibilizados e, em caso de qualquer inconsistência, falha, não cumprimento de regras e até mesmo má fé, eles não são publicados, ou são retirados da loja até que os problemas sejam resolvidos. Esta supervisão garante ao usuário um certo nível de segurança.
Outro ponto ainda mais crítico é que, para que as aplicações Web possam executar funções mais avançadas, como assinatura digital e acesso a periféricos, são necessárias flexibilizações de segurança no navegador, instalação de componentes adicionais não verificados e, muitas vezes, executadas durante a primeira execução do “site”. O usuário acaba não tomando conhecimento e fica exposto. A validação do certificado que garante a criptografia nas aplicações Web é bastante limitada, o que pode viabilizar hackers a interceptar a comunicação, mesmo quando se tenta garantir a validade dos certificados de segurança nas pontas. Uma validação completa e eficaz só é possível em apps nativos.
As soluções cloud (em nuvem) reais contam com aplicativos disponibilizados nas lojas oficiais de cada sistema operacional e oferecem um ecossistema mais completo, seguro e supervisionado. E também são práticos! Estes são, de fato, a próxima geração de aplicações, que já estão sendo oferecidas pelas empresas atualizadas tecnologicamente e preocupadas com a segurança de seus clientes.
O ProDoctor Cloud é a solução em nuvem perfeita para você, que procura um software de gestão capaz de atender todos os setores de sua clínica/consultório. É um software nativo que tem como características rapidez, desempenho e segurança, proporcionando uma utilização otimizada e com muito menos riscos.
O software disponibiliza prontuários, receitas, atestados, laudos e textos diversos, assinados digitalmente no padrão ICP-Brasil e de acordo com as exigências legais.
Além disso, traz consigo a experiência de uma empresa que há mais de 25 anos atua no setor de Saúde Digital com amplo reconhecimento. Tanto pela preocupação permanente em garantir a segurança total dos dados, seguindo à risca as normas da LGPD e do Conselho Federal de Medicina, quanto pela ética envolvendo a empresa e os usuários.
E com o permanente treinamento e suporte para que todas as funcionalidades disponibilizadas sejam plenamente utilizadas.