Na linha de frente do combate à pandemia do Coronavírus, os profissionais de Saúde estão em constante exposição todos os dias a suspeitas e casos da doença.
Apesar de menor letalidade comparada aos vírus SARS (10,87% dos casos) e H1N1 (23,20% dos casos) também causadores doenças respiratórias graves, o Covid-19 é preocupante, pois tem a capacidade de transmissão muito maior.
Precauções para os profissionais de Saúde:
Para os profissionais de Saúde, algumas medidas básicas devem ser tomadas para precaução de transmissão da doença. São elas:
- A equipe deve receber treinamentos especiais para identificar suspeitas de Covid-19 mais rapidamente, através de sintomas visíveis a olho nu;
- Lavar as mãos: os profissionais de Saúde devem realizar a lavagem de mão antes e depois do contato com o paciente, com material suspeito e antes de colocar e remover os Equipamentos Proteção Individual (EPI). As lavagens de mãos devem durar pelo menos 20 segundos, com no mínimo água e sabão;
- EPI’s que devem ser utilizados: óculos, avental, luvas, máscara cirúrgica para transporte e máscara (N95) para assistência diante de suspeita ou caso confirmado;
- Todos os profissionais devem realizar o descarte apropriado dos equipamentos contaminados;
- Evitar exposições desnecessárias entre pacientes, profissionais de Saúde e visitantes dos serviços de Saúde;
- Evitar transporte do paciente com suspeita da doença;
- Visitas devem ser restritas e todos os visitantes devem ser treinados para uso de EPIs.
Sobre o Novo Coronavírus
Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O agente da patologia foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. O novo vírus provoca a doença chamada de Coronavirus Disease 2019 (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, apenas em 1965 foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A COVID-19 surgiu da mutação de um desses vírus. O novo coronavírus é responsável pela pandemia mundial decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e já infectou milhões de pessoas no mundo.
A importância da discussão e adoção das recomendações oficiais para a preservação e manutenção do atendimento nos serviços públicos de Saúde é primordial. Por isso, mantenha-se sempre informado através das mídias digitais, sites oficiais e demais canais informativos sobre o andamento da pandemia no mundo.
A ProDoctor acredita que a informação correta é uma das melhores formas de combater a pandemia.