Plantão Médico (ER) - Seriados Médicos - ProDoctor Software
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Entretenimento

Plantão Médico (ER) – Seriados Médicos

“ER”, conhecido no Brasil como “Plantão Médico”, criado pelo escritor e ex-médico Michael Crichton, foi um marco explosivo de audiência na TV americana durante os anos 90. Ao longo de suas temporadas tornou-se uma das mais incensadas séries sobre a rotina do de médicos e enfermeiros do County General Hospital, em Chicago, no estado de Illinois. Colecionou prêmios não só pelo roteiro brilhante, com histórias emocionantes e de narrativa tensa, com ações simultâneas, dramas cativantes e pacientes envolventes, mas também pela interpretação de seu elenco, que revelou jovens astros como George Clooney (Doug Ross) e Julianna Margulies (a carismática enfermeira Carol Hathaway, que resistia ao charme de Ross/Clooney), além de várias participações especialíssimas de atores consagrados em episódios inesquecíveis (Danny Glover, Kirsten Dunst, Susan Sarandon, William H. Macy, Don Chaedle, Forest Whitaker, Michael Rapaport e Ray Liotta). A consagração das séries médicas começou em 1997, quando Anthony Edwards (Dr. Mark Greene) recebeu o Globo de Ouro para Melhor Ator em Série Dramática.

O seriado foi exibido entre 1994 e 2009 pela rede NBC, estreando no dia 19 de setembro e colocando os americanos de “plantão” em seus lares sempre a partir das 22 das quintas-feiras. O “grand finale” aconteceu no dia 2 de abril, com a exibição de um episódio duplo, de duas horas, precedido de uma retrospectiva especial de uma hora, batendo recorde de maior audiência de uma série dramática desde 1996.

Ambush”, um de seus episódios memoráveis foi ao ar totalmente ao vivo, em 1997. A equipe de câmera da NBC aparece em cena como uma equipe da PBS que foi ao hospital gravar um documentário. Três horas depois, para que o programa também fosse ao vivo na Costa Oeste dos Estados Unidos, os atores fizeram a mesma encenação do episódio.

No Brasil, a série já foi transmitida na TV aberta pela Rede Globo e SBT, além de uma passagem no canal pago Sony. Atualmente, quem quiser acompanhar a série Plantão Médico (ER), ela vai ao ar no canal Warner Channel em dois horários, às 13h e 20h50.

Episódios inesquecíveis

Pelo menos três merecem ser destacados: em sua 1º temporada, “Plantão Médico” apresentou o episódio “Blizzard” (10º), mostrando imagens sublimes de uma nevasca que disseminou pânico e horror em Chicago, com acidentes em toda a cidade. A calmaria do hospital, até então, foi quebrada pela surpreendente chegada na sala de emergência de mais de 150 pessoas sangrando e prestes a morrer. Ao longo da série, o dinamismo desse episódio foi repetido em diversas cenas.

Muitos apontam o clímax da série no 7º episódio da 2ª temporada, que alcançou maior audiência em todos os anos, com 48 milhões de telespectadores. Dr. Ross tentava salvar um garoto em um bueiro durante uma tempestade, quando de repente são tragados pela enxurrada, deixando a impressão de que morreriam. Momentos depois, reaparecem e a imagem de Clooney carregando o garoto no colo, filmada do alto por um helicóptero, transformou-se em um dos maiores ícone de “ER”.

george_clooney_garoto_plantao_medico_

Mas, o seriado também apresentou momentos de imensa emoção, em episódios dramáticos e intencionalmente mais lentos, com cenas tocantes. Foi o que aconteceu no episódio 19 da 1ª temporada, “Love’s Labor Lost”, mostrando a odisseia de sofrimento enfrentada pelo Dr. Greene ao atender uma grávida com complicações no parto. Por isto, recebeu cinco indicações para o Emmy: roteiro, direção, edição, edição de som e mixagem. E a revista “TV Guide” elegeu o episódio como o terceiro melhor da história das séries norte-americanas.

 

Você pode se interessar por