Personalidades que cursaram ou se formaram em Medicina
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Entretenimento

Personalidades que cursaram e se formaram em Medicina

Personalidades que cursaram e se formaram em Medicina

Você sabia que existem personalidades que cursaram e se formaram em Medicina?

O que você quer ser quando crescer? Médico. Médica. Os sonhos da infância e as influências familiares alimentam em muitos o desejo de vestir o emblemático jaleco branco e empunhar um bisturi para minimizar as dores das pessoas. Mas, com o passar dos anos, muita coisa pode mudar, com a descoberta de outras vocações e, nesses descaminhos, a escolha recai sobre outra profissão e aquele desejado uniforme acaba pendurado sem uso na memória.

Mas, também existem aqueles que seguem suas intenções iniciais e chegam aos bancos das faculdades de Medicina. Encaram com firmeza os estudos e se debruçam sobre madrugadas regadas a muito café pensando no dilema da prova do dia seguinte. E os estágios e os plantões, as especializações, o mestrado e o doutorado.

Além dos que abraçam para sempre a Medicina como um sacerdócio, muitas pessoas também ficam pela estrada, subtraídas pela descoberta do verdadeiro caminho a seguir. E outras tantas, mesmo alcançando o diploma, também optam por outra profissão.

  Veja também: Guia oficial do fim de semana do médico

Personalidades que cursaram e se formaram em Medicina

Confira a seguir uma relação de celebridades que cursaram Medicina, com várias delas inclusive concluindo o curso.

1 – Chacrinha – Abelardo Barbosa

personalidades que cursaram e se formaram em Medicina

O mais famoso apresentador brasileiro esteve à frente de memoráveis programas de auditório, como a “Buzina do Chacrinha” e a “Discoteca do Chacrinha”, e é autor das máximas “na televisão nada se cria, tudo se copia” e “só acaba quando termina”. O talentoso e folclórico “Velho Guerreiro” entrou para a Faculdade de Medicina em 1936, cursando apenas dois anos.

2 – Pedro Nava

personalidades que cursaram e se formaram em Medicina

Escritor considerado um dos maiores memorialistas do Brasil, cujo livro mais famoso é “Baú de Ossos”. Ingressou na Faculdade de Medicina, em Belo Horizonte, em 1921. Dirigiu, em 1948, o Departamento de Clínica Médica e integrou a Academia Brasileira de História das Ciências. Viajou à Europa, onde aperfeiçoou seus estudos para, nos anos seguintes, fazer inúmeras viagens ao exterior, sempre ligadas à sua profissão de médico.

3 – Cininha de Paula

A irmã de Chico Anysio é atriz e diretora de programas de televisão como a “Escolinha do Professor Raimundo”. Formou-se em Medicina.

4 – André Fusko

personalidades que cursaram e se formaram em Medicina

Também se formou em Medicina, assim como em Artes Dramáticas. Mas, preferiu o caminho das artes como ator, escritor e diretor.

5 – Cleyde Yáconis

Embora tenha chegado a cursar Medicina, em 1950, parou no meio do caminho quando viu que sua praia mesmo era ser atriz. Então, desistiu do jaleco e do bisturi logo que começou a carreira teatral.

6 – Bruno Dubeux

personalidades que cursaram e se formaram em Medicina

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco com pós-graduação em pediatria na Universidade do Porto e um ano de internato na Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, além de formado em Artes Cênicas pela UniverCidade. Bruno concilia as carreiras de ator e médico e se diverte com situações hilárias com os pacientes.

7 – Doc Comparato

É reconhecido como um dos mais renomados dramaturgos do Brasil. Aos 22 anos já estava formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), fazendo em seguida a pós-graduação. Em Londres (Inglaterra), onde morou por três anos, fez especialização em Cardiologia, aproveitando para também realizar cursos de roteiro, escrevendo diversas peças e contos. Naturalmente, a Medicina foi para as sombras e sua opção pelas artes ficou clara.

8 – Ellen Roche

A atriz e também cantora nem chegou a fazer o curso. Passou no vestibular da USP, mas deixou o sonho de ser médica para encarar os palcos e as câmeras.

9 – Fábio Sabag

personalidades que cursaram e se formaram em Medicina

Durante três anos sentou nos bancos da Escola Paulista de Medicina. Abandonou e abraçou a carreira artística, ficando famoso como ator e ainda mais como diretor de televisão.

10 – Max Nunes

personalidades que cursaram e se formaram em Medicina

Uma das personalidades mais incensadas da televisão no Brasil. Formado em Medicina, sua biografia o descreve como autor, escritor, roteirista, diretor, ator, produtor, compositor e letrista. Parceiro de Jô Soares durante muitos anos, criou inúmeros programas de humor, assim como deixou memoráveis frases (“O caqui não passa de um tomate diabético”) e bordões (“Deste solo que eu piso, desse povo que eu amo, que que eu sou? Que eu sou? Que que eu sou?”) memoráveis.

11 – Rodrigo Santoro

O famoso ator de Hollywood também está dentre as personalidades que cursaram e se formaram em Medicina. Passou no vestibular, mas optou pelos palcos do teatro e da televisão, além dos sets de gravação no cinema. E conquistou seu lugar em Hollywood (EUA).

12 – Fernando Torres

Formado em Medicina, deixou seu nome gravado como ator e diretor, principalmente no teatro.

13 – Fregolente

personalidades que cursaram e se formaram em Medicina

Também formado em Medicina, com especialização em Psiquiatria, ficou famoso mesmo pelo seu desempenho nos tablados teatrais.

14 – Herivelto Martins Filho

personalidades que cursaram e se formaram em Medicina

O famoso compositor acabou se afastando da televisão e exerceu a profissão de médico-cirurgião.

15 – Sérgio Britto

personalidades que cursaram e se formaram em Medicina

Outro que granjeou fama e reconhecimento como ator e diretor. Formado em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina (Rio de Janeiro), jamais foi buscar o diploma. Entrou para o teatro em 1945, começando a atuar ao lado de Sérgio Cardoso e Sonia Oiticica.

16 – Zezé Polessa

Formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez pós-graduação em Medicina Social.

Com sua irreverência de sempre, ela explica sua opção pela Tevê: “Eu tinha um tio chamado José Maria. Eu sou Maria José e nós éramos uma espécie de uma dupla. Esse tio era cirurgião e em toda cirurgia que eu ia assistir, que ele estava operando, eu desmaiava. Eu não tinha a menor possibilidade, a menor condição de conviver com aquilo, com sangue, com aquela loucura. Era muito engraçado”.

Entretanto, as salas de cirurgia ficaram para trás e ela ficou famosa primeiro no teatro, depois na tevê.

Você pode se interessar por