Médicos em início de carreira - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Medicina e Saúde

Médicos em início de carreira

medicos em inicio de carreira

Os médicos em início de carreira têm as mesmas dificuldades e angústias de outros profissionais. Mas, receber o diploma – e mesmo terminar uma Residência – não significa necessariamente garantia de emprego. Muito menos que você não precisará estudar mais. Pelo contrário!

A Medicina é uma profissão que exige atualização permanente. E muita dedicação, principalmente, porque jamais poderá abandonar o paciente. Para cumprir o sacerdócio, portanto, lembre-se de que muitas vezes você ficará distante da família e não poderá aproveitar como queria aquele fim de semana ou feriado.

Neste post, a ProDoctor Software traz para você várias dicas, a fim de que possa começar bem a sua carreira. Confira os itens a seguir:

  • Residência médica, início de carreira
  • Rede de contatos médicos em início de carreira
  • Conecte-se desde já
  • Médicos voluntários em início de carreira
  • Especialidade médica no início de carreira
  • De olho na concorrência
  • Responsabilidades desde o início de carreira
  • Relação médico-paciente
  • Atualização permanente
  • Pós-graduação
  • Tecnologia
  • Remuneração

Talvez você se interesse:
Passo a passo para abrir seu consultório
Dicas para criar nomes de clínicas e consultórios


Residência médica, início de carreira

medicos em inicio de carreira

A Residência Médica é um passo importante, que deve ser comemorado e vivenciado plenamente. Com toda a certeza, você seguirá os passos necessários para chegar onde quer. Uma Residência Médica? Quem sabe duas?

Pós-graduação, mestrado e doutorado? É uma longa caminhada, aprofundando estudos e, sempre, procurando os locais ideais, onde poderá receber conselhos para depois, quem sabe, ser recompensado.

No início de sua carreira, um ano e meio é tempo suficiente para que encontre o trabalho na sua área específica.

Rede de contatos médicos em início de carreira

problemas financeiros da clinica

Antes mesmo de se formar, você já saberá como é a vida diária de um médico. Fazer estágios e residências, pulando de um lado para o outro e às vezes emendando plantões, além das aulas na faculdade, revelam esta dureza. Entretanto, você deve aproveitar este período para estabelecer uma importante rede de contatos, com o intuito de abrir o seu caminho profissional.

Além de aumentar o seu conhecimento científico, terá a oportunidade de trabalhar com médicos experientes. Caberá a você, demonstrando interesse, competência e dedicação, despertar neles a devida atenção para o seu nome. Então, assim que deixar a faculdade, procure ter o maior e melhor contato possível com eles durante o trabalho, quer seja em um posto de saúde e nas Residências, quer seja nos cursos de pós-graduação e seminários.

Ainda que não esteja atuando em sua especialidade preferida, aproveite ao máximo o que cada médico poderá te ensinar em termos de conhecimento e prática. Afinal, esta é uma fase de aprendizado em que poderá sanar inúmeras dúvidas. Dessa maneira, não se acanhe e fique tímido, com medo de fazer qualquer pergunta.

Com efeito, poder trabalhar com uma equipe multidisciplinar dará a você uma visão ampla da Medicina e possibilitará construir uma carreira sólida. Além disso, é muito importante para os recém-formados montar uma rede de contatos (networking), uma vez que terá o nome conhecido no mercado. Por conseguinte, criará uma imagem positiva.

Conecte-se desde já

Desde cedo, procure colocar seu nome em evidência. Por exemplo, mantenha contato com a mídia e procure se envolver com projetos comunitários próximos de onde trabalha. Ao mesmo tempo, coloque-se à disposição para participar de debates, proponha parcerias.

Lembre-se de que você precisa ser visto na multidão. Não de forma desordenada, mas com planejamento e conteúdo. Estabeleça contatos e troque informações, por exemplo, em eventos, congressos e fóruns de discussão. Estes são apenas alguns meios que o ajudarão a criar e estender a sua rede. Como resultado, inúmeras oportunidades surgirão.

Além disso, é importante estar presente nas redes sociais. Nesse sentido, o LinkedIn é o canal mais conhecido e utilizado para divulgar o seu perfil. Ali, poderá falar sobre sua experiência, mostrar suas conexões e, principalmente aumentar a rede de contatos.

Médicos voluntários em início de carreira

Certamente, realizar um trabalho voluntário é uma experiência que não só enriquece um currículo médico, como também aguça a sensibilidade interior do profissional. Além de torná-lo mais humano e fortalecer a relação médico-paciente, é uma excelente maneira de alcançar maior prática clínica.

Para os médicos brasileiros em início de carreira, duas boas opções de trabalho voluntário são a Cruz Vermelha e o Médico sem Fronteiras (MSF).

Aproveite os momentos de maior folga para conjugar o trabalho voluntário em clínicas e hospitais com os seus estudos.

Especialidade médica no início de carreira

medicos em inicio de carreira

Médicos em início de carreira, geralmente, tendem a procurar um local de trabalho já conhecido. Se de um lado buscam segurança, em contrapartida isto poderá causar-lhes frustração e, por conseguinte, arrependimento.

Sem dúvida, o ideal é que, como em qualquer profissão, opte por um trabalho que traduza seu verdadeiro desejo. Ou seja, em um local onde possa desenvolver todo seu potencial com o trabalho que sonha . Além disso, é fundamental que antes saiba bem como é o ambiente para onde vai e as pessoas com as quais se relacionará.

A especialidade médica escolhida significa entrega a um projeto íntimo, de tal forma que tenha satisfação e realização profissional.

De olho na concorrência

medicos em inicio de carreira

Uma boa maneira dos médicos em início de carreira conseguir o emprego sonhado é analisando o mercado nas cidades do interior, perto dos grandes centros urbanos. Com toda a certeza, nestes municípios a concorrência é menor. Portanto, é importante estar atento à publicação dos editais de concursos públicos para as especialidades de sua preferência, além da vagas que podem surgir em estabelecimentos particulares da área de Saúde.

Este estágio inicial de sua carreira pode proporcionar experiência e aumentar a sua segurança com relação ao atendimento. Dessa forma, você não se assustará tanto com a concorrência quando tiver a chance de se transferir para um grande centro.

Além disso, terá a oportunidade de trabalhar na especialidade que optou, clinicando em uma cidade do interior que poderá te dar maior satisfação profissional e reconhecimento perante a sociedade.

Responsabilidades desde o início de carreira

Em contrapartida, muitos médicos, mais ousados, preferem iniciar a carreira trabalhando em hospitais de grande porte. Dessa maneira, acreditam que são maiores suas chances de estar ao lado de profissionais renomados e com equipes de reconhecido valor.

Assim, acreditam que suas carreiras poderão ganhar um impulso mais rápido, com reconhecimento social e financeiro. Todavia, é importante que também estejam atentos para as maiores responsabilidades que terão. Com toda a certeza, as cobranças serão muito maiores.

Além disso, a carga emocional e o nível de estresse serão colocados permanentemente em questão, uma vez que a competitividade nos grandes centros é muito maior.

Relação médico-paciente

Ao iniciar uma carreira, o médico traz consigo as solenes palavras do Juramento de Hipócrates. E o seu amor pela Medicina, sob o manto do sacerdócio que envolve a profissão. Hoje, com a pandemia da Covid-19, cada vez mais se torna evidente a necessidade do aprofundamento da relação médico-paciente, bem como de uma melhor interação com seus familiares e amigos.

Confiança e humanização no atendimento são princípios fundamentais que você deve ter em seus atendimentos diários.

Atualização permanente

medicos em inicio de carreira

Conforme alertamos lá no início, o exercício da Medicina exige atualização permanente. Principalmente, para os médicos em início de carreira, este é um pré-requisito que nunca deve ser esquecido. Para que possa acompanhar a evolução de sua profissão, então, você precisa adquirir conhecimento a cada dia.

Para estar preparado e enfrentar a concorrência, participe sempre que possível de cursos, palestras, seminários e congressos. A atualização permanente proporcionará a você um diferencial em termos de atendimento médico, uma vez que colocará em prática conhecimentos e recursos que acompanham a realidade da profissão.

Assim, estará apto para fazer diagnósticos precisos e indicar os tratamentos ideais. Dessa forma, conquistará não só a adesão e o reconhecimento dos pacientes, mas também o respeito dos colegas.

Pós-graduação

Se acaso você recebeu o diploma e ainda está indeciso quanto ao futuro, uma boa alternativa são os cursos de pós-graduação. Esta é uma maneira não só de se manter atualizado, bem como de adquirir e aperfeiçoar a prática clínica em alguma instituição de saúde parceira.

Portanto, fique ligado para as oportunidades que surgirem, principalmente se estiverem em especialidades de sua preferência. Entretanto, avalie bem a instituição, optando pela que tem professores com larga e reconhecida experiência na Medicina, e que conjugue as aulas teóricas com a prática clínica.

Assim, você terá contato direto com o paciente, podendo participar do tratamento dos pacientes e, também, das discussões dos casos mais importantes com a equipe médica.

Passo a passo para abrir seu consultório

Está começando agora e não sabe o que fazer? Baixe nosso material gratuito e confira nossas dicas!

Tecnologia

beneficios da tecnologia na saude

Ser um médico em sintonia com os avanços científicos e atualizações tecnológicas é fundamental. A área da Saúde se desenvolve de forma veloz e avassaladora e é preciso acompanhar cada passo dessa evolução, não apenas em termos de novos medicamentos, procedimentos e exames, como também de aplicativos e softwares de gestão para consultórios, clínicas, policlínicas e hospitais.

Só para ilustrar, existem inúmeras soluções tecnológicas que têm como objetivo facilitar a vida e a rotina do médico. Desse modo, o médico pode acessar uma agenda eletrônica e dinâmica, de fácil manuseio, assim como o prontuário eletrônico. Também pode enviar lembretes aos pacientes, atestados e declarações, consultar o cadastro de pacientes e fazer prescrição eletrônica.

Além disso, pode criar uma lista com os medicamentos mais utilizado, ter acesso fácil à Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10) e verificar modelos de textos com expressões pré-cadastradas, lista de agentes patológicos, entre outros.

Remuneração

Contas pessoais X Contas do consultório

Não se iludam, como médicos em início de carreira, pois aquela alta remuneração não cai do céu. O importante é que não aviltem a profissão, mas que se sintam confortáveis com um pagamento justo para quem apenas está começando seu trabalho.

Nesse sentido, procurem se posicionar no mercado. Saibam qual é a justa remuneração de um médico em sua cidade, antes de aceitar a primeira proposta que lhe fizerem. Da mesma forma, analisem bem o que a empresa empregadora oferece em termos de ganhos indiretos.

Além disso, é importante pensar mais à frente, analisando as chances de ascensão profissional que poderá ter na instituição de saúde em questão. Por fim, saibam quais são os seus direitos e seus deveres e, para se resguardar e ter maior segurança, consultem profissionais mais experientes, familiares e amigos. Se acaso sentirem necessidade, ouçam os conselhos de um advogado de confiança.

Resumo

Com estas dicas, acreditamos que você tem em mãos, agora, um bom referencial sobre o início de carreira na Medicina. Aliadas ao seu conhecimento científico e à determinação, serão importantes para construir a sua trajetória profissional. A ProDoctor Software deseja que você tenha sucesso, prazer e se realize como Médico.

Você pode se interessar por