Marketing olfativo: aromatização de clínicas e consultórios médicos
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Marketing olfativo: aromatização de clínicas e consultórios médicos

Marketing olfativo: aromatização de clínicas e consultórios

A aromatização de clínicas e consultórios é a nova ferramenta para ajudar a fidelizar seus pacientes. A guerra para se estabelecer no mercado é um desafio permanente para os profissionais responsáveis pela imagem de uma empresa.

Diariamente surgem ações inovadoras e uma das mais representativas é o marketing olfativo, conceito que começa a ganhar maior vulto no Brasil e que vem sendo difundido através da aromatização de inúmeras empresas, chegando às clínicas, consultórios e hospitais. A fidelização dos pacientes vai muito além do atendimento no consultório.

  Leia também: O que servir na sala de espera do seu consultório médico?

Aromatização de clínicas e consultórios médicos: O que é Marketing olfativo?

Aromatização de clínicas e consultórios médicos: O que é Marketing olfativo?

Você deve estar estranhando e achando esquisito o termo… Afinal de contas, o que é o tal marketing olfativo?

Até então, a tentativa de atrair e conquistar potenciais clientes vem sendo feita através de estímulos visuais, auditivos, táteis e gustativos. O marketing olfativo é uma estratégia que tem como objetivo trabalhar com os sentidos, a fim de que sejam envolvidos e fidelizados pelo conforto, bem-estar e prazer proporcionados pela ambientação de um estabelecimento.

Um dos sentidos mais marcantes do ser humano, o olfato passou a ser explorado para envolver o cliente de várias formas. O aroma de um perfume, por exemplo, tem o poder de remeter uma pessoa a uma cena marcante do seu passado.

  Leia também: Música ambiente para consultórios e clínicas

Marketing olfativo chega às clínicas e consultórios médicos

Marketing olfativo chega às clínicas e consultórios médicos

A aromatização de ambientes não é utilizada apenas com o objetivo de neutralizar odores ruins e deixar um cheiro agradável, mas também para melhorar o bem-estar, o relaxamento e o humor de todos os envolvidos nos serviços e também dos pacientes e acompanhantes.

Além de trabalhar positivamente com a percepção olfativa do paciente, estimula a concentração e aumenta a produtividade do funcionário, criando um ambiente de bem-estar e de acolhimento.

Assim, a intenção principal da aromatização de clínicas e consultórios médicos é fazer com que o paciente possa associar o ambiente encontrado com sensações agradáveis e esta experiência é uma forma de criar uma diferenciação, como uma identidade olfativa, que promete conquistar e fidelizar o paciente através de um vínculo emocional.

Esta capacidade de influência sensorial agrega valores e proporciona um diferencial ao serviço, em um ambiente de sofisticação que valoriza tanto o estabelecimento quanto os profissionais.

Como fazer aromatização de clínicas e consultórios médicos?

Como fazer aromatização de clínicas e consultórios médicos?

É preciso cuidado na hora de escolher o aroma ideal para sua clínica. Uma escolha errada pode tornar o ambiente desagradável, causando mal-estar e desconforto nos pacientes e funcionários.

O mercado oferece várias opções interessantes, como difusores à vela ou elétrico, varetas, esferas ou anéis de cerâmica, sachês, entre outros.

Alfazema, camomila, erva doce, flor de laranjeira, lavanda e tangerina são algumas essências com efeitos relaxantes e calmantes, que podem ser úteis em salas de espera e consultórios médicos. Faça uma pesquisa para saber os aromas mais indicados para o seu negócio, sinta-os, e, se possível, converse com especialistas no assunto ou procure alguma empresa especializada.

Este diferencial tem proporcionado sua rápida aceitação e disseminação, com o número de adeptos crescendo em escala geométrica e com a procura de grandes empresas. 

O desafio é desenvolver um aroma que mais se identifique com a marca, utilizando para isso informações do público-alvo, como sexo, idade e estilo, e a sensação que o cliente espera passar. Então é feito um projeto de recomendação, com a sugestão de algumas essências que atendam ao objetivo traçado.

Conclusão

A aromatização de clínicas e consultórios médicos é algo fácil de ser implementado e que pode render bons resultados com seus pacientes. O marketing olfativo é tendência e você não deve ficar de fora dessa.

Você pode se interessar por