Fiocruz promove maratona de soluções tecnológicas em Saúde
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Entretenimento Tecnologia na Medicina

Fiocruz promove maratona de soluções tecnológicas em Saúde

Fiocruz promove maratona de soluções tecnológicas em Saúde

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) realizará no próximo dia 7, (quinta-feira) o Pré-Hackathon em Saúde, no Pavilhão Haity Moussatché, localizado na Avenida Brasil, 4365, Manguinhos (Rio de Janeiro).

O evento reunirá programadores, designers e diversos profissionais em um esforço concentrado (maratona) para o desenvolvimento de aplicativos e inovações tecnológicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). A abertura está marcada para 9h30 e as atividades se estenderão até às 17h, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos.

A palavra “hackathon” deriva da combinação dos termos ingleses “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona) e as 42 horas de duração do evento referem-se aos 42 km da maratona. A primeira edição do “Hackathon em saúde: maratona de desenvolvimento de aplicativos e inovação tecnológica para o SUS” está prevista para junho. Segundo os organizadores, esta é uma oportunidade para os participantes concorrerem a prêmios e bolsas de estudos, conhecerem outros profissionais da área, realizarem networking e participarem de um projeto colaborativo para proposição de soluções práticas relacionadas à saúde e ao bem-estar da população.

Comemorações

Esta primeira edição do Hackathon em Saúde integra as festividades do 30º aniversário do Instituto, cuja história é marcada pelo pensamento e pesquisa voltados para a promoção da saúde através da comunicação e da informação. Coordenador do Centro de Estudos do Icict/Fiocruz, pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde e organizador do evento, Marcel Pedroso afirma que “a inovação tecnológica em saúde é uma das missões do nosso Instituto, e identificamos na proposta do Hackathon um formato apropriado para sua concretização”.

Regras do desafio

A programação do Pré-Hackathon em Saúde inclui a divulgação das regras do desafio e as modalidades de competição (aplicativos móveis e games), além dos critérios de avaliação e as premiações. Também serão revelados os temas prioritários para os desafios da saúde pública que nortearão o desenvolvimento de soluções. Dentre estes destacam-se:

  • Rede Global de Bancos de Leite Humano – importante iniciativa de apoio ao aleitamento e distribuição de leite materno.
  • Circuito Saudável Fiocruz – engloba ações para os trabalhadores da saúde.
  • Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância – objetivando assegurar o uso apropriado desses produtos, de forma que não haja interferência na prática do aleitamento materno.
  • Acesso Aberto ao Conhecimento – considerado fundamental para o desenvolvimento científico.
  • Monitoramento do vetor Aedes aegypti – cuja estratégia é prioritária para a prevenção de epidemias e promoção da saúde.

Casos de sucesso

Os participantes terão a oportunidade de conhecerem experiências realizadas com sucesso em outros Hackathons, como, por exemplo, o aplicativo do Sistema de Informação em Saúde SilvestreSISS-Geo, apresentado por Paulo Werdt, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), e o aplicativo vencedor do Hackathon Globo 2015, apresentado por Danielle Cohen, Giovanni Marques, Fábio Antônio e Guilherme Berger.

Palestras

Para completar o Pré-Hackathon, serão oferecidas palestras e oficinas sobre aplicativos e inovação tecnológica, em diversas áreas, com a participação de projetos como o MobileTime, a Carteirada do Bem, da Casa Digital, e, a Mobile Application Fabric, da IBM. Métodos e técnicas também serão compartilhados em oficinas, como o uso da programação em Python, a metodologia Scrum para desenvolvimento ágil de softwares, o Design Centrado no Usuário, e o uso de Jogos em Saúde.

A expectativa dos eventos do Hackathon em Saúde é mobilizar e disseminar questões de saúde pública associadas aos desafios da área tecnológica que vem impactando toda a sociedade nas últimas décadas. “Ao mesmo tempo em que fomentamos a construção de aplicativos de interesse para o SUS, podemos construir uma rede de programadores e aprender sobre áreas em que temos deficiência, por exemplo, desenvolvimento de aplicativos mobile”, avalia o organizador Marcel Pedroso.

Missão da Fiocruz

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz tem a missão de participar da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, desenvolver estratégias e executar ações de informação e comunicação no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde, objetivando atender às demandas sociais do Sistema Único de Saúde e de outros órgãos governamentais. Assim, tem investido na interface entre ensino, pesquisa e serviços, a fim de gerar conhecimentos, produtos e inovações para a saúde pública brasileira.

O Centro de Estudos do Icict é uma instância colegiada ligada à direção do Instituto, tendo como objetivo organizar, promover, coordenar e divulgar eventos técnico-científicos que contribuam para a missão da unidade.

Saiba mais sobre o Pré-Hackathon em Saúde.

Você pode se interessar por