Engenharia Clínica: Porque ela é tão importante?
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Eventos Gestão de Clínicas e Consultórios

Engenharia Clínica: Porque ela é tão importante? – Hospitalar 2016

Engenharia Clínica: Porque ela é tão importante? - Hospitalar 2016

O trabalho de Engenharia Clínica proporciona maior segurança aos pacientes, redução dos custos com equipamentos médico hospitalares, treinamento contínuo sobre a utilização destes e controle e gerenciamento de riscos dos equipamentos. A Engenharia Clínica, ou Engenharia Hospitalar, é uma subárea derivada da Engenharia Biomédica, que tem sua ênfase na gestão de tecnologias para o setor de Saúde.

A ALB Engenharia Hospitalar

ALB Engenharia Hospitalar é destaque nesse setor e seu presidente, André Luis Barreto Becil, considera de suma importância participar de eventos como a Feira Hospitalar. É quando se tem a oportunidade de se fazer a manutenção pós-venda, com o estreitamento de relações com as pessoas, prestando um serviço com presteza, honestidade e transparência. Sob o slogan “A segurança que seu hospital precisa”, a empresa realiza “a gestão de todos os equipamentos hospitalares, através de um serviço especializado, definido como Engenharia Clínica, cuidamos dos equipamentos desde a conservação do hospital, auxiliando os diretores e proprietários na escolha dos equipamentos, até o recebimento, montagem e treinamento da equipe de profissionais da saúde para uso”.

– Abrangência total

E não para aí. Segundo André Becil, o trabalho da ALB inclui manutenções preventivas e corretivas de baixa e média complexidade, calibrações e validações técnicas, processos de certificações ONA e Join Commision, inventário de todos os equipamentos e gerenciamento de contratos de alta complexidade. “Tudo isso é colocado em um software de gerenciamento, onde os engenheiros e tecnólogos farão uso das informações para uso dos serviços”.

Ao mesmo tempo, a diretoria do hospital pode acompanhar o trabalho em tempo real, uma vez que cada um possui uma senha. E exemplifica: “Se quiser consertar um tomógrafo, a empresa abre um chamado técnico, de onde acompanhará detalhes do serviço até sua conclusão, registrando o passo a passo no sistema de gerenciamento. Sempre com um técnico acompanhando todo o trabalho”.

André Becil enfatiza que “o objetivo da Engenharia Clínica é manter o parque dos equipamentos hospitalares funcionando em perfeito estado, trazendo benefício do restabelecimento do paciente o mais rápido possível”. Segundo ele, “com perfeito estado e precisão”. A ALB trabalha com maquinário nacional e importado e o propósito da calibração é aferir se as máquinas estão realizando o que se propõem a fazer.

– A empresa

A ALB tem mais de 17 anos de história e é pioneira na área de Engenharia Hospitalar no Norte do Brasil, com sede no Polo Industrial de Manaus-AM, além de possuir escritório em São Paulo. Seu setor de Engenharia Clínica atende a todos os preceitos da Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Nº 2, de 25 de janeiro de 2010, que dispõe sobre o gerenciamento de tecnologias em saúde em estabelecimentos de saúde.

 

Você pode se interessar por