Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Datas Comemorativas da Saúde

Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Hoje (04/10) é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. O trabalho deste profissional tem importância fundamental no processo de Atenção Primária à Saúde, uma vez que seu trabalho abrange todos os aspectos da família.

É ele quem sente de uma maneira mais próxima e direta os problemas que afligem as comunidades. Exerce uma liderança natural e tem poder de comunicação que, aliado à sua sensibilidade, contribui para trabalhar em prol das mudanças necessárias, objetivando melhorar a qualidade de vida das pessoas e do seu entorno. É ele quem, após identificar os problemas, fará o relato para que a unidade de saúde detalhe a situação para buscar as soluções adequadas. Além dos domicílios, sua atuação engloba os espaços comunitários.

Seu campo de atuação envolve questões de saúde, exclusão social, violência no seio familiar, drogas, saneamento básico, condições das moradias, destinação do lixo e várias outras. Cabe ao Agente Comunitário de Saúde realizar as visitas domiciliares, identificar as necessidades, detectar os fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde e desenvolver ações para melhorar a qualidade de vida.

Aplicativos para Agente Comunitário de Saúde

Alguns aplicativos estão disponibilizados para que os agentes comunitários de saúde e de endemias possam, por exemplo, recadastrar as famílias que utilizam a rede de saúde das prefeituras. São ferramentas que possibilitam a criação de um banco de dados digital, cuja principal função é nortear os trabalhos das secretarias municipais de Saúde.

1 – ACS LITE (Agente Conectado de Saúde)

O aplicativo ACS LITE (Agente Conectado de Saúde) tem como função gerenciar as informações coletadas pelos Agentes Comunitários de Saúde do Brasil, que trabalham junto à população para identificar problemas e propor soluções. A proposta do software é ser uma ferramenta fácil de usar, permitindo aos ACS registrar todas as informações coletadas em campo no aparelho, com segurança e rapidez. Ele é utilizado em mais de 120 municípios,  Com filtros inteligentes, o programa registra cadastros e visitas domiciliares, permitindo a impressão de fichas e a realização de backups.

2 – ePHealth

Em sua versão “Prefeituras”, o aplicativo ePHealth, permite acesso ao Gestor completo. Com este programa é possível ter o controle das atividades dos Agentes Comunitários de Saúde, além de proporcionar o conhecimento da população, com ampla facilidade de acesso à informação. Seu mecanismo de gestão é simplificado, integrado com o Ministério da Saúde. Pode ser integrado a outros sistemas de informação e apresenta uma vantagem com redução de custos. O software já é utilizado em mais de 820 municípios e está disponível gratuitamente na Google Play.

Você pode se interessar por