Dia do Cirurgião Plástico | Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Datas Comemorativas da Saúde

Dia do Cirurgião Plástico: ProDoctor homenageia esses profissionais

dia do cirurgião plástico

O Dia do Cirurgião Plástico está ligado diretamente à criação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A data de 7 de dezembro de 1948 registra oficialmente sua fundação. Portanto, a entidade completa hoje 75 anos de existência.

A instituição da data teve como objetivo enfatizar a importância do trabalho do Cirurgião Plástico. Além disso, é um referencial para se fazer campanhas e alertas acerca dos riscos da realização de cirurgias plásticas por médicos não especializados.

A ProDoctor Software, consciente da importância do trabalho diário desses médicos especializados, faz neste post sua homenagem a todos os cirurgiões plásticos.

Dessa maneira, acompanhe nosso roteiro, pois falaremos de sua formação, o que é e objetiva a Cirurgia Plástica. Também elaboramos um material com o intuito de ser uma fonte permanente de consulta em seu trabalho diário nos estabelecimentos de Saúde.

A seguir, confira:

  • A realidade da Cirurgia Plástica no mundo 
  • O Cirurgião Plástico no Brasil: Demografia Médica 2023
  • A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
  • Como é a trajetória para ser um Cirurgião Plástico
  • Um pouco da História na Cirurgia Plástica
  • Evolução da Cirurgia Plástica no Brasil
  • Objeto de trabalho do Cirurgião Plástico

A realidade da Cirurgia Plástica no mundo

Antes de mais nada, é importante destacar que já em 2018 o Brasil liderava o ranking dos países com maior número de procedimentos cirúrgicos. Conforme levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (International Society of Aesthetic Plastic Surgery – ISAPS), foram mais de 1,4 milhões de cirurgias estéticas.

Além disso, o País ultrapassou os Estados Unidos com a realização de quase 1 milhão de procedimentos estéticos não cirúrgicos.

Com toda a certeza, isso revela não apenas o crescimento em busca da auto estima e qualidade de vida, como também a alta qualificação do cirurgião plástico no Brasil.

No início de setembro deste ano, a ISAPS divulgou os resultados da Pesquisa Global anual sobre Procedimentos Estéticos. Conforme o relatório, houve um aumento global de 11,2% nos procedimentos feitos por cirurgiões plásticos em 2022.

Os números constataram mais de 14,9 milhões de cirurgias e outros 18,8 milhões de procedimentos não cirúrgicos realizados em todo o planeta. Coube à lipoaspiração a liderança nos procedimentos cirúrgicos em 2022 (da mesma forma que no ano anterior), ultrapassando 2,3 milhões e com um aumento equivalente a 21,1%.

Quer saber mais sobre aumento de mama, cirurgia de pálpebras, abdominoplastia, lifting de mama e rinoplastia? Confira os principais resultados.

O próximo Congresso Mundial de Cirurgia Plástica já está definido: ISAPS World Congress 2024, em Cartagena, na Colômbia.

O Cirurgião Plástico no Brasil: Demografia Médica 2023

Segundo a Demografia Médica no Brasil (DMB) 2023, existem hoje 7.833 especialistas em Cirurgia Plástica no Brasil, com 3,67% especialistas por 100 mil habitantes. O percentual em relação ao total de especialistas em todas as especialidades médicas no Brasil é de 1,6%.

Os 7.833 especialistas incluem 1.293 médicos (16,5%) registrados em mais de uma Unidade da Federação/Conselho Regional de Medicina. Desse total, 6.540 têm título em Cirurgia Plástica.

Por Gênero, a distribuição é a seguinte: 25,2% Feminino e 74,8% Masculino, com uma Razão de 2,98 Masculino/Feminino.

Por outro lado, a distribuição por Região brasileira apresentou os seguintes dados: Centro-Oeste (10,2%), Norte (2,8%), Sul (16,8), Sudeste (58,1%) e Nordeste (12,1%).

Com relação aos Municípios, os cirurgiões plásticos estão mais concentrados nas Capitais (64,7%), com 5,9% nas Regiões Metropolitanas. Já no Interior totalizam 29,4% dos profissionais especializados.

No levantamento abrangendo Idade, os cirurgiões plásticos com 55 anos ou mais são 33%, enquanto os que têm 35 anos ou menos são 11,7%. A média de idade desses profissionais é de 49,7.

Já o Tempo de Formado revelou uma média de 25,5 anos de exercício profissional desde a data de formatura na graduação de Medicina.

A Demografia Médica no Brasil é um trabalho em parceria realizado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A coordenação é do pesquisador Mário Scheffer, professor livre-docente do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Entidade com cerca de 6.500 profissionais, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é responsável pela autorização dos procedimentos da área. Compete à entidade homologar a titulação do cirurgião plástico, após verificar o cumprimento de várias exigências.

Como, por exemplo, os 2 (dois) anos de Especialização em Cirurgia Geral e 3 (três) anos de Cirurgia Plástica. Uma das maiores preocupações da SBCP é o exercício legal da profissão. Afinal, existem hoje mais de 12 mil profissionais trabalhando de maneira irregular ao realizar algum tipo de procedimento que é de responsabilidade exclusiva do cirurgião plástico.

No Dia do Cirurgião Plástico, a SBCP reafirma a importância de seus profissionais, realizando campanhas e alertando a população acerca dos riscos a que os pacientes podem ficar sujeitos. Afinal, qualquer resultado insatisfatório pode provocar danos irreparáveis não só em termos estéticos, bem como para a saúde física e mental do paciente.

Dessa maneira, enfatiza que, a primeira forma do paciente evitar acidentes e sequelas é realizar o procedimento cirúrgico com um profissional especializado e experiente, preparado e devidamente qualificado.

Dessa maneira, o paciente tem maior confiança e segurança ao procurar um médico e cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Assim, não coloca sua vida em risco.

Como é a trajetória para ser um Cirurgião Plástico

A formação do Cirurgião Plástico demanda um longo tempo de estudos e aprendizado. Com toda a certeza, que continuarão ao longo de seu trabalho diário, uma vez que exige atualização permanente e acompanhamento do desenvolvimento científico e tecnológico.

Sua trajetória inclui, no mínimo, 11 anos de estudos, incluindo a graduação nos seis anos de Medicina, os dois anos de Residência em Cirurgia Geral, para aprender e aprimorar as técnicas, e os três anos de Cirurgia Plástica em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela SBCP, quando realizará provas oral e escrita.

É importante destacar que os programas de Residência Médica em Cirurgia Plástica são muito variados, uma vez que o campo de atuação é extenso. Portanto, é preciso pesquisar bem antes de fazer a escolha, conforme os objetivos profissionais.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) são duas excelentes referências.

Saiba mais sobre a Residência Médica em Cirurgia Plástica.

Durante a Especialização, é determinação legal que pelo menos 85% do programa esteja centralizado no estudo das cirurgias reparadoras, com os outros 15% destinados à estética. Concluída sua formação, o médico realizará o Exame de Suficiência da SBCP, com três etapas: Análise Curricular; Prova Escrita com 100 questões e Prova Oral e Prática.

Um pouco da História na Cirurgia Plástica

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a Cirurgia Plástica tem suas raízes históricas quando a Medicina  apresentava suas primeiras descobertas. Ou seja, com origem milenar. Só para ilustrar: nos tempos antes de Cristo, a Rinoplastia (cirurgia plástica reconstrutora do nariz) era praticada na Índia, ficando marcada como a “Mãe” da Cirurgia Plástica.

Os relatos passados pela História explicam que a amputação do nariz era uma das penalidades impostas aos condenados no Século VI. Assim, uma das técnicas utilizadas era a remoção da pele da testa para reconstruir o nariz.

Contudo, as primeiras referências científicas acerca da técnica aplicada só vieram à tona na literatura médica em 1579. Coube ao italiano Tagliacozzi publicar em detalhes, conforme antigos papiros, a técnica utilizada pelo cirurgião Susruta Samhita.

Todavia, somente muitos anos depois, no período entre e pós-guerras (1914-1945), é que a técnica se consolidou. A especialidade se desenvolveu com a instituição da anestesia e a descoberta dos antibióticos.

As operações reparadoras são a pedra fundamental da Cirurgia Plástica. Foram a base para o desenvolvimento e o aprimoramento da especialidade, até chegar às cada vez mais frequentes e comuns cirurgias estéticas de hoje.

Evolução da Cirurgia Plástica no Brasil

No Brasil, o estudo da Cirurgia Plástica ganhou impulso com duas grandes escolas: a Anatômica, em 1808, e a Cirúrgica, nos primórdios do Século XIX. Com toda a certeza, sedimentaram e pavimentaram o caminho  para expandir os estudos e disseminar o conhecimento.

Dessa maneira, possibilitaram o acesso às pesquisas científicas, às técnicas utilizadas e a prática clínica utilizada pelos médicos. Outra referência fundamental nesse processo de desenvolvimento foi a fundação da SBCP, que fortaleceu a Cirurgia Plástica como especialidade médica, estimulando a ampliação de sua atuação em todo o Brasil.

Atualmente, o País está na linha de frente do ranking mundial de cirurgias plásticas. Certamente, um efeito do alto nível de qualidade técnica atingido pelos profissionais. Além disso, fruto do trabalho de base realizado pela entidade que reafirma permanentemente a importância dos pacientes procurarem um cirurgião plástico devidamente capacitado e membro da SBCP no momento em que precisar realizar um procedimento reparador e/ou estético.

Objeto de trabalho do Cirurgião Plástico

O Cirurgião Plástico trabalha na reparação de órgãos e tecidos com o intuito de alcançar os melhores resultados estéticos e funcionais. Nesse sentido, é imprescindível conhecer a fundo Anatomia, Fisiologia e Técnica Cirúrgica. Além disso, precisa ter conhecimento da arte e técnica apurada para realizar intervenções em todas as partes do corpo humano.

Ao mesmo tempo, em seu trabalho diário, poderá a qualquer momento trabalhar com outros colegas em equipes multidisciplinares, envolvendo especialidades como a Oftalmologia, a Urologia e a Cirurgia Bucomaxilofacial.

As 10 subespecialidades da Cirurgia Plástica são:

  • Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial – Abrange as enfermidades de partes moles e esqueléticas do rosto e do crânio. Só para ilustrar: deformidades congênitas e fraturas do rosto depois de algum trauma.
  • Cirurgia da Mão – Tem como objetivo corrigir traumas e fraturas, reimplantes, deformidades congênitas, além de recuperar tendões, nervos e músculos. 
  • Queimaduras – No tratamento, oferece suporte clínico e cirúrgico na urgência, no tratamento de lesões e sequelas. Também no trabalho de reabilitação.
  • Feridas Complexas – No tratamento de feridas crônicas provocadas por pressão, diabetes, insuficiência vascular e vasculite, além de ferimentos agudos causados por trauma e infecção. Por ser de difícil tratamento e resolução, podem exigir cirurgia de alta complexidade e com um tempo longo para recuperar.
  • Reconstrução em Oncologia – Atua na reconstrução de órgãos depois da ressecção de neoplasias.
  • Face – Alguns procedimentos: rinoplastia, blefaroplastia, lifting facial, cirurgia do queixo, lipoaspiração do pescoço.
  • Pediatria – Atende crianças com malformações congênitas ou adquiridas.
  • Contorno Corporal – Realizada com o propósito de proporcionar melhor qualidade de vida e autoestima das pessoas com problemas congênitos, envelhecimento ou ganho/perda de massa corporal. 
  • Cirurgia Estética – Os procedimentos destinam-se aos pacientes que reclamam da forma corporal. É importante destacar que está bastante relacionada com o aspecto psicológico das pessoas. Dessa maneira, pode ter importante resposta positiva.
  • Cosmiatria – Área interligada com a Dermatologia. Tem como intuito melhorar a qualidade e prevenir o envelhecimento da pele e seus anexos.

Resumo

No Dia do Cirurgião Plástico, reafirmam-se os propósitos, seja na cirurgia reparadora ou na cirurgia estética. O profissional cada vez mais se aperfeiçoa para proporcionar a cada paciente um trabalho de qualidade, tanto na questão estética quanto na funcionalidade.

Mulheres e homens, de maneira crescente, recorrem ao cirurgião plástico para alcançar o bem-estar e a autoestima, tendo como resultado uma qualidade de vida melhor.

Seja pela necessidade reparadora ou pela busca de maior satisfação psicológica, o paciente tem no cirurgião plástico um profissional capaz de apresentar resultados através de seu conhecimento, técnica e experiência.

Sempre atento aos riscos inerentes a qualquer procedimento cirúrgicos. E, da mesma forma, com o mesmo cuidado, seriedade e ética antes, durante e após o procedimento cirúrgico.

A ProDoctor Software reconhece a importância de seu trabalho e, por isso, saúda e parabeniza cada profissional em sua data especial: Feliz Dia do Cirurgião Plástico!

Você pode se interessar por