A Anvisa recebeu relatórios técnico-científicos e tirou de circulação o produto Sistema Essure registrado pela empresa Comercial Commed Produtos Hospitalares Ltda. O sistema contraceptivo é classificado com risco máximo. Pode provocar alterações no sangramento menstrual, gravidez indesejada, dor crônica, perfuração e migração do dispositivo, alergia e sensibilidade ou reações do tipo imune e por isso, foi classificado como de risco máximo. Foi determinada a suspensão da importação, da distribuição e comercialização, do uso e da divulgação, do produto em todo o território nacional. A Resolução RE nº 457, de 17 de fevereiro de 2017. Fonte: Anvisa
O método contraceptivo Essure
Alguns métodos são reversíveis, como as pílulas anticoncepcionais, mas o método contraceptivo Essure é para quem decide por não engravidar mais, um método contraceptivo irreversível.
O procedimento esteriliza a mulher, como a laqueadura, e não necessita de nenhum procedimento cirúrgico. Sem cortes ou anestesia, a paciente pode retomar imediatamente suas atividades.
A técnica dura em torno de 15 minutos e consiste na introdução de uma mini-mola com a ajuda de um aparelho chamado histeroscópio pela vagina até o útero, chegando às trompas.