Decoração de natal para consultórios - Blog ProDoctor Software S/A
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Entretenimento

Decoração de Natal para consultórios

Decoração de Natal para consultórios

Se o seu consultório ainda não ganhou ares natalinos é hora de se organizar e providenciar uma decoração, mesmo que seja simples, ela deve conter bom gosto e senso estético, para trazer ao ambiente a lembrança da importante data. Por isso, separamos várias dicas de decoração de Natal para consultórios.

Além disso, em um clima menos informal, poderá fazer com que os pacientes tenham uma sensação maior de acolhimento e se descontraiam de suas angústias e temores antes de uma consulta.

O Natal celebra a harmonia, união e amor. Com a data, invista em utensílios, enfeites e em uma decoração que deixe seu espaço mais interessante, bonito, agradável e faça com que os pacientes se sintam familiarizados com a proposta do clima festivo. Por isso, abuse da criatividade e não economize nos objetos. 

Decoração de Natal para consultórios: dicas

A recepção de seu consultório/clínica será o local onde todos os pacientes irão passar. Portanto, a primeira impressão é a que fica!

Invista na decoração natalina logo na entrada ou no hall do espaço. Conceitue o espaço com cores clean ou de seu agrado e que harmonizem com a ideia de seu consultório médico. Aos adeptos de traços minimalistas, menos é mais. As miniárvores podem cumprir um ótimo papel de decoração e dá um charme e delicadeza ao lugar. 

Ocupe os outros espaços com o tema natalino. Decore as portas dos banheiros, a sala de espera, as mesas e balcões de atendimento das secretárias e até mesmo os espaços superiores. O pecado aqui é não entrar no clima e deixar seu consultório longe de uma das datas comemorativas mais lindas do ano. 

Mas atenção: tome cuidado para que você não peque pelo exagero. É importante que todos os ambientes estejam decorados, porém colocar enfeites demais pode acabar atrapalhando ou então passar uma má impressão do seu local de trabalho.

Inspire-se na sua especialidade médica

É bom ter em mente a opção clássica mundial desta época: o verde e o vermelho, uma aposta certeira e garantia de sucesso em qualquer ambiente. Para quem preferir algo mais sofisticado, é recomendável investir no dourado, com traços mais finos, a fim de repassar para o ambiente um ar de glamour.

Mas, você pode se inspirar na Medicina e em sua especialidade médica para fazer a decoração!

Pediatria

Neste sentido, para uma clínica ou consultório de Pediatria, por exemplo, pode-se utilizar objetos e decorações bem coloridos, com bonequinho de neve, renas e ursinhos, que transmitem diversão, alegria e inocência. Ou quem sabe uma árvore interativa, onde as crianças podem brincar de montá-la? Só tome cuidado para não conter partes pequenas ou cortantes.

Ginecologia

Consultórios de ginecologia e clínicas da saúde da mulher podem apostar no rosa ou tons de lilás, por exemplo. Algo bem sutil e delicado.

Urologia

Consultórios de urologia e clínicas da saúde do homem podem apostar no azul, que fica muito elegante quando usado em conjunto com o prata.

Medicina em geral

Decoração de Natal para consultórios

Porta de Entrada

A porta de entrada deve merecer atenção especial, afinal esta será a primeira impressão dos pacientes. Pode ser a imagem do Papai Noel desejando Feliz Natal ou então a tradicional guirlanda. Hoje, existem vários modelos e estilos e este é um bom momento para valorizar objetos feitos à mão ou até com materiais reciclados.

Decoração de Natal para consultórios

Árvore

Quando pensamos em decoração de Natal para consultórios, logo pensamos em uma árvore!

Se deseja montar uma árvore natalina, atente primeiro para o espaço disponível. Ela não deve atrapalhar a movimentação dos pacientes e dos funcionários e também não deve sobrecarregar o ambiente.

Outro ponto importante está relacionado a segurança, certifique-se que ela não tenha objetos cortantes ou que podem ser engolidos e também que não esteja ao alcance de crianças, mesmo que sua clínica não tenha a frequência constante delas.

Caso você tenha pouco espaço, uma alternativa são as árvores suspensas. Além de serem minimalistas, elas podem ser colocadas em qualquer lugar e em diferentes tamanhos. Por isso, vale a pena considerar esta opção.

Decoração de Natal para consultórios

A youtuber do Canal Tu Organizas, Nina Braz,  a cada ano separa dicas e truques de como se adequar as tendências do natal e se inspirar em suas produções. Neste vídeo, por exemplo, ela decorou duas árvores para ocasiões diferentes e especiais. Pensando nos aspectos financeiros, ela ainda aborda quanto custa em média montar o objeto natalino:

 Adesivos de parede

Se seu consultório for pequeno e não tiver espaço para montar uma árvore, outra opção rápida, moderna e que não ocupa espaço são os adesivos de paredes. Assim como as árvores suspensas, existem várias opções divertidas e customizadas. Por isso, podem ser usados para deixar o seu consultório no clima natalino. Na internet você pode encontrá-los no site Grudado, ou então no Bemcolar.

Decoração de Natal para consultórios

Detalhes

Atente para que os enfeites sejam colocados de forma equilibrada. Miniárvores, Papai Noel, bonecos de neve, anjinhos, renas e vasos de vidro com bolas vermelhas ou coloridas são opções que podem ser adotadas, mas sempre com atenção para não exagerar.

Os gorros do Papai Noel, por exemplo, podem ser pendurados no canto de cada tela de computador e também colocados na porta de cada consultório. Bolinhas coloridas de Natal asseguram um tom discreto ao serem colocadas próximas às janelas.

Os espaços mais recônditos, onde geralmente ficam extintores de incêndio e objetos de manutenção, também poderão ser decorados, até mesmo com um presépio. Para a copa, uma toalha de mesa seguindo a temática. Painéis com mensagens, figuras e motivos natalinos também são alternativas para enriquecer o clima.

Decorações de natal para consultórios médicos

Presenteie seus pacientes

E por que não aproveitar esse clima de solidariedade e fraternidade e fazer um pequeno mimo ao seu paciente? Uma lembrancinha natalina com uma mensagem de felicitação é uma boa opção, ou quem sabe servir no seu consultório biscoitos temáticos? Temos certeza que seus pacientes se sentirão acolhidos e felizes.

Presentes de natal para pacientes

O Natal e a Medicina

É perceptível que a época natalina desperta esperança, solidariedade, compaixão e amor  sentimentos muito bem-vindos em ambientes hospitalares. Já que esses são espaços onde as pessoas podem estar passando por dor e sofrimento. E para levar esse espírito até estas pessoas não pode faltar criatividade!

Decorações de natal para clínicas

+ Dicas

Além das opções e indicações mostradas aqui neste post, existe espaços em que você encontra ideias para experimentar. No Pinterest, um artíficio de imagem, onde se é possível colecionar e buscar inspirações de fotografias dos mais variados assuntos. Além disso, funciona como um grande mural de interesses e que pode ser fonte de procura para seu local. Visite e explore as coleções de itens natalinos na rede social. 

Dicas dadas: hora de colocar em prática! Decore seu consultório/clínica para o natal, faça imagens e marque a ProDoctor nas redes sociais para acompanharmos suas escolhas.  Nos marque no instagram, no facebook e utilize a hastag #DicasDeNatalProDoctor. 

Aproveite nossas dicas de decoração de Natal para consultórios e Feliz Natal! 

Você pode se interessar por