Confira os melhores cursos de Medicina do Brasil - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Entretenimento ProDoctor Cursos

Confira os melhores cursos de Medicina do Brasil

Confirmação de Consulta

Para aqueles que querem seguir carreira na medicina, é preciso levar alguns pontos em consideração. Primeiramente, é necessário ter conhecimento sobre as faculdades de Medicina Brasil afora. Confira, então, alguns métodos de avaliação para classificar as instituições de ensino superior no Brasil. E saiba, além disso, quais são os melhores cursos de Medicina do Brasil.

  Veja também: 16 aplicativos que facilitam a vida dos estudantes de Medicina

Padrão Ministério da Educação (MEC)

O MEC utiliza as ferramentas CPC (Conceito Preliminar de Curso) e IGC (Índice Geral de Cursos) para sua avaliação. No primeiro caso, analisa a qualidade dos cursos e toma como referencial as notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Dessa forma, é analisada a estrutura da faculdade e a titulação do corpo de professores. Na Medicina, por exemplo, as instituições de ensino são investigadas sob diversos prismas, como estruturas física e pedagógica do curso, material didático, laboratórios e metodologia de ensino adotada pelos docentes.

Com relação ao IGC, as faculdades são analisadas em seu conjunto, levando-se em conta a média dos últimos CPCs disponíveis dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados. Entretanto, é importante destacar que, em uma escala de 1 a 5, o CPC é considerado insatisfatório quando não atinge o nível 3, no mínimo. No final de 2014, o MEC divulgou os dados referentes a 154 cursos de Medicina. Confira aqui os resultados.

Melhores cursos de Medicina do Brasil: Ranking da Folha

No ano passado, a “Folha de São Paulo” publicou o Ranking Universitário Folha (RUF), tendo como base de referência para sua avaliação anual cinco tópicos: mercado, pesquisa, ensino, inovação e internacionalização. Sendo assim, o título de Melhor Curso de Medicina do Brasil ficou com a Universidade de São Paulo (USP), que apresentou a maior procura no vestibular da Fuvest, com 71 candidatos por vaga. Em segundo lugar ficou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também altamente concorrido.

Confira os 10 mais:

  • 1º lugar: Universidade de São Paulo (USP)
  • 2º lugar: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • 3º lugar: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • 4º lugar: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • 5º lugar: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • 6º lugar: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • 7 º lugar: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • 8º lugar: Universidade de Brasília (UNB)
  • 9º lugar: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • 10º lugar: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP)

E os Mais 50 do MEC:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do MEC que avalia a qualidade das faculdades, divulga anualmente o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Trata-se, basicamente, de um ranking oficial das melhores faculdades do Brasil, incluindo aí as melhores faculdades de Medicina.

E aí, o seu curso está entre os melhores cursos de Medicina do Brasil?

Você pode se interessar por