O sonho do primeiro emprego, em qualquer profissão, traz consigo desafios e expõe medos. Além da ansiedade natural, existe o fator inexperiência, ainda que se tenha cumprido um período de estágio ou treinamento. Da mesma forma, trocar um posto de trabalho por outro implica em receio e dúvida, exigindo determinação e ousadia. Para quem almeja crescer na sua profissão, e a Medicina não difere das demais, o que importa é acreditar no caminho escolhido e estar em permanente atualização para lutar pela realização dos sonhos.
Veja, a seguir, algumas dicas importantes de como iniciar a carreira médica e viabilizar sua trajetória profissional.
Dicas de como iniciar a carreira médica com sucesso
1- Estabeleça contatos
É vital para seu engrandecimento científico participar de congressos, feiras e eventos diversos. Estabeleça contato com a mídia, envolva-se com a comunidade ao redor do seu local de trabalho. Coloque o seu nome à disposição para mesas-redondas e estabeleça parcerias. Isto contribuirá para criar e aumentar o seu networking.
Ter contato com outros profissionais é importante para conseguir uma colocação, mas para isso é preciso ver e ser visto. Esteja onde as outras pessoas estão: eventos, congressos, fóruns de discussão, mesas redondas e tudo o mais que o ajudar a criar e aumentar a sua rede de conhecimentos. Através dela várias oportunidades, com certeza, aparecerão.
Além disso, explore as redes sociais. O LinkedIn é o canal mais conhecido e utilizado para que as pessoas divulguem seu perfil, com suas conexões, experiências e demais informações, podendo ampliar seus contatos.
2- Pesquise antes de decidir
Procure saber antecipadamente como funciona o estabelecimento que surge como primeira oferta de trabalho. Cuidado para não se iludir, esperando uma coisa, podendo encontrar outra bem diferente. Todos os estabelecimentos têm seus pontos positivos e negativos. Aceitar de pronto uma oferta pode provocar uma profunda decepção. Assim, é importante saber a opinião de pessoas que trabalham ou trabalharam no local, como são as condições para desempenhar bem suas funções, o relacionamento humano e as características das pessoas mais próximas da sua especialidade.
3- Busque pelo tipo de trabalho que você gosta de exercer
Sem querer arriscar, os médicos em início de carreira tendem a optar por uma procura mais segura, em locais de trabalho já conhecidos. Isto pode conduzi-los a situações de frustração e consequente arrependimento. O mais importante é que o profissional procure o tipo de trabalho que realmente pretende desenvolver, já escolhendo com quem deseja exercer sua função. Estar diariamente em um ambiente onde não se sinta confortável não trará nenhum prazer e realização, mas insatisfação e estresse ao longo do tempo.
4- Explore a Residência
Para os recém-formados, o período de Residência é fundamental não apenas para sedimentar o conhecimento científico e a experiência prática, mas também expandir seus contatos. Desde cedo, é importante procurar o local ideal em que deseja trabalhar, valendo-se dos contatos com outros médicos, a fim de se aconselhar e, quem sabe, ser indicado ao final do período de especialização. Um ano e meio é tempo suficiente para que encontre o trabalho na sua área específica.
5- Procure por lugares de menor concorrência
Sondar cidades do interior, próximas aos grandes centros, onde a concorrência é menor, pode ser uma boa alternativa para quem vai iniciar a carreira, com alternativas viabilizadas por concursos públicos ou que possam surgir na procura em estabelecimentos particulares. Esta pode ser uma estratégia inicial para adquirir experiência, proporcionando maior segurança quando o médico encontrar a oportunidade de se transferir para um grande centro, onde a concorrência é maior.
Além da chance de iniciar o trabalho em sua especialidade, o interior pode proporcionar satisfação com o desempenho profissional e grande reconhecimento.
6- Esteja consciente das responsabilidades
Geralmente, jovens médicos preferem iniciar a carreira em grandes redes de hospitais. Ao agirem assim, vislumbram a oportunidade de estar ao lado e poder trabalhar com equipes de outros médicos, principalmente aqueles com maior notoriedade. Entretanto, é importante que estejam conscientes da altura das responsabilidades e cobranças que terão pela frente. A competitividade é alta e é preciso demonstrar segurança e capacidade permanentemente.
7- Saiba o valor do seu trabalho
Todo profissional passa por dúvidas quando o assunto é a remuneração, seja no primeiro emprego ou quando está de mudança para outro. É preciso ir além dos bancos da faculdade e saber se posicionar no mercado. É importante saber o valor do seu trabalho e não aceitar de cara uma proposta, principalmente se for o seu primeiro emprego. Olhe com atenção, também, o que a empresa oferece em termos de ganhos indiretos e quais as possibilidades de ascensão em sua vida profissional. Verifique quais são seus direitos e deveres e, para ter maior segurança, consulte profissionais mais experientes, amigos e até, caso sinta necessidade, um advogado de confiança.